O que um biotec estuda? Conheça as principais disciplinas na graduação em Biotecnologia

Você quer seguir carreira na área da Biotecnologia? Descubra quais são as disciplinas que farão parte da sua rotina na graduação!

A escolha de uma profissão, além de considerar o dia a dia do profissional já formado, também deve envolver o conhecimento da rotina do curso de graduação. Para isso, um dos fatores mais importantes é conhecer a matriz curricular do curso, isto é, quais disciplinas são obrigatórias para a obtenção do diploma.

A carreira de Bacharel em Biotecnologia envolve uma grade curricular diversa e interdisciplinar, com disciplinas nas áreas de Biologia, Química, Matemática, Física e Computação, com duração média de 4 a 5 anos.

No entanto, é importante destacar que, embora existam matérias em comum ofertadas em diversos cursos de Biotecnologia, cada um deles apresenta suas particularidades, podendo contar com abordagens e conteúdos diferentes.

Além disso, cursos relacionados à Biotecnologia que não sejam de bacharelado – como Engenharia de Bioprocessos e/ou Biotecnologia ou ainda Técnico em Biotecnologia, também possuem grades curriculares distintas.

Conheça as principais disciplinas da graduação em Biotecnologia no Brasil!

1- Bioquímica

Essa matéria foca nos processos químicos que ocorrem em sistemas biológicos, abordando temas como a estrutura e função de biomoléculas como proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos. Além disso,  explora os principais processos metabólicos celulares, como a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. 

Apesar de ser majoritariamente teórica, ela pode conter algumas sessões práticas em laboratório! Além disso, os alunos também aprendem sobre técnicas analíticas utilizadas em bioquímica, como cromatografia e espectroscopia, e sua aplicação na pesquisa e na indústria biotecnológica.

2 – Engenharia Genética / Biologia Molecular

Essa disciplina é parte essencial do currículo de Biotecnologia, pois explora técnicas e princípios que permitem a manipulação dos organismos vivos em nível genético, isto é, a edição do DNA!

Durante o curso, os alunos aprendem de modo teórico e prático os fundamentos da genética molecular, incluindo a estrutura do DNA, a replicação e expressão gênica, bem como os mecanismos de regulação genética. Em seguida, eles são introduzidos às ferramentas e técnicas, como a tecnologia de DNA recombinante, a edição de genes com CRISPR-Cas9, a PCR (Polymerase Chain Reaction) e a eletroforese. Portanto, prepare-se para muitas aulas práticas!

Além disso, a disciplina pode abordar as aplicações práticas da engenharia genética em diversas áreas, como agricultura (culturas transgênicas), medicina (como na terapia gênica e produção de proteínas recombinantes) e indústria (bioprocessos e produção de biofármacos, por exemplo).

bancada de laboratório
O instrumento mais comum de um laboratório de engenharia genética: a micropipeta. #ParaTodosVerem: fotografia de uma bancada de laboratório branca, com frascos de vidro contendo líquidos coloridos, e uma micropipeta em evidência. Fonte: Pexels.

3 – Microbiologia

A disciplina de Microbiologia fornece uma compreensão detalhada dos microrganismos e seu papel em contextos biológicos e industriais diferentes. Os alunos exploram a diversidade microbiana e seu impacto em processos biotecnológicos, como a produção de alimentos, a síntese de produtos bioquímicos e a degradação de poluentes ambientais por bactérias e fungos, por exemplo. Por outro lado, também costumam ser abordados aspectos importantes da patogênese microbiana, isto é, quais microrganismos são nocivos e como combatê-los. As aulas podem ser tanto teóricas quanto práticas, englobando algumas técnicas básicas de microbiologia, como plaqueamento, preparo de meios de cultura e antibiogramas.

Placa de Petri
Exemplo de Placa de Petri com microrganismos. #ParaTodosVerem: fotografia de uma placa de vidro redonda, preenchida com meio rosa-avermelhado e com pequenos pontos pretos. Fonte: Pexels.

4 – Cálculo

Achou que a biotecnologia envolvia apenas a “bio”? Aqui entra a parte da tecnologia!

Podendo ser dividido em Cálculo I e II (e até mesmo III e IV, para cursos de Engenharia de Bioprocessos e/ou Biotecnologia e correlatos), essa matéria cria uma base em matemática aplicada, empregada para analisar fenômenos quantitativos em diversas áreas da ciência. O conteúdo costuma apresentar os conceitos fundamentais de cálculo diferencial e integral, como limites e continuidade, derivadas, integrais, matrizes…

Tais princípios são aplicados para resolver problemas relacionados a taxas de variação, otimização e modelagem de fenômenos biológicos para, por exemplo, desenvolver um modelo de cinética enzimática, analisar dados experimentais e simular processos bioquímicos. 

5 – Introdução à computação e Bioinformática

Também da parte de exatas, a introdução à computação ensina conceitos e comandos básicos em linguagens de programação mais simples, como Python. Ela costuma ser ministrada em laboratórios de programação, com computadores à disposição dos alunos.

Já a bioinformática consiste, sobretudo, no uso de programas para analisar e interpretar dados biológicos, como genomas, sequências proteicas e expressão gênica diferencial. Os alunos aprendem a utilizar ferramentas populares, como bancos de dados genômicos e programas para alinhamento de sequências, predição de estrutura de proteínas e análises filogenéticas. 

notebook
Na bioinformática, é comum o desenvolvimento de programas para armazenar e analisar dados biológicos. #ParaTodosVerem: fotografia de um notebook sobre uma mesa, com tela preta e linhas com palavras coloridas. Fonte: Pexels.

6 – Estágio curricular e TCC

Embora não sejam disciplinas que efetivamente tenham aulas, tanto o estágio curricular quanto o trabalho de conclusão de curso (TCC) são frequentes nas grades de biotec, sendo geralmente cursadas no último ano da graduação.

O estágio consiste na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de estudo e costuma ser feito em empresas, laboratórios de pesquisa e startups, permitindo vivenciar o mercado de trabalho pela primeira vez. A atuação pode ser em áreas diversas relacionadas à Biotecnologia, como marketing, vendas, controle de qualidade, assuntos regulatórios e pesquisa e desenvolvimento. Aliás, o Profissão Biotec faz uma curadoria semanal de vagas para biotecnologistas, incluindo estágios!

Já o TCC consiste num projeto de pesquisa ou trabalho prático desenvolvido pelo estudante sob orientação de um professor. Ele pode ser uma revisão bibliográfica, um experimento laboratorial, uma análise de dados ou ainda um projeto de inovação. Seu objetivo é permitir que o aluno estude com profundidade um subtema específico dentro da biotecnologia. No fim, ele costuma ser apresentado para uma banca examinadora, que avalia o trabalho.

E aí, já tem sua disciplina favorita?

E aí, já tem sua disciplina favorita?

Texto revisado por Natália Lopes e Elaine Latocheski

Cite este artigo:
ROCHA, V. S. O que um biotec estuda? Conheça as principais disciplinas na graduação em Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v. 11, 2024. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/o-que-um-biotec-estuda-conheca-as-principais-disciplinas-na-graduacao-em-biotecnologia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências:

Biotecnologia: faculdade, grade curricular, o que é. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/biotecnologia>. Acesso em: 29 fev. 2024.
Grade curricular. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/gbiotec/estrutura-curricular/grade-curricular/>. Acesso em: 29 fev. 2024.
Grade Curricular | BIOTECNOLOGIA. Disponível em: <http://www.biotecnologia.ufba.br/pt-br/grade-curricular>. Acesso em: 29 fev. 2024.
Jupiterweb. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=86&codcur=86551&codhab=200&tipo=N>. Acesso em: 29 fev. 2024.
Matriz Curricular. Disponível em: <https://www.biotec.ufscar.br/o-curso/matriz-curricular>. Acesso em: 29 fev. 2024.
Matriz Curricular. Disponível em: <https://biotecnologia.iptsp.ufg.br/p/2546-matriz-curricular>. Acesso em: 29 fev. 2024.
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