Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), evento organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa, e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento visa melhorar a educação básica nacional, estimulando o aprendizado da biotecnologia.
Podem se inscrever estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico. As inscrições gratuitas devem ser feitas pela escola em que o aluno está matriculado, seja ela pública ou privada, até o dia 28/08/2022. As informações para o cadastro das escolas e inscrições dos alunos estão no site da OBBiotec.
A OBBiotec será realizada em duas etapas. Em cada etapa o aluno realizará uma prova (por meio digital: computadores, notebooks, tablets ou smartphones), contendo 20 questões objetivas em um período de até 2 horas. Os temas abordados nas provas serão: Biotecnologia e desenvolvimento humano; Código genético; Biotecnologia molecular; Bioinformática; Alimentos transgênicos, entre outros.
O resultado das provas será divulgado no site da OBBiotec, com a classificação dos vencedores da etapa nacional e das regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Todos os estudantes que realizarem a prova receberão certificado de participação na OBBiotec. Também serão distribuídos certificados de Menção Honrosa (para aqueles que acertarem, pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado) e o Prêmio Menina Biotec (concedido a estudante que obtiver a maior nota da edição da OBBiotec).
Se você é estudante do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, e gosta de biotecnologia, não perca tempo e inscreva-se nessa competição! Mais informações no regulamento da OBBiotec.
Fonte: OBBiotec