Uma parceria de open innovation entre a startup brasileira Regenera Moléculas do Mar e a farmacêutica Eurofarma promete desenvolver medicamentos a partir da biodiversidade marinha brasileira.
Desde 2015, a startup de biotecnologia Regenera vem gerando conhecimentos sobre os microrganismos marinhos que podem ser úteis em diferentes áreas, incluindo a área da saúde. Nos últimos três anos, a Regenera foi a primeira colocada no Ranking 100 Open Startups, na categoria BioTech. Enquanto que a farmacêutica Eurofarma vem investindo em inovação para o desenvolvimento de novas moléculas e fármacos. A união desses objetivos resultou na parceria de open innovation, que se iniciou em 2019, e investe em pesquisa científica de qualidade, na biodiversidade marinha brasileira e no desenvolvimento de medicamentos inovadores.
Nos últimos cinco anos, a Eurofarma aumentou o investimento em pesquisa e desenvolvimento em 160%, e ainda pretende reverter 15% do seu lucro de vendas para o setor. Enquanto isso, a Regenera expande a sua estrutura para atender o aumento da demanda da Eurofarma.
A parceria entre as empresas visa apoiar a pesquisa de moléculas da biodiversidade marinha que possam ser usadas no desenvolvimento de antibióticos e antifúngicos. Um mercado promissor, e que merece investimentos principalmente devido a existência de fungos e bactérias resistentes.
Fonte: Open Innovation