Paciente recebe xenotransplante hepático de porco geneticamente modificado

Mais um xenotransplante realizado com sucesso! Na China, um homem de 71 anos foi a primeira pessoa viva a receber um transplante de fígado de um porco geneticamente modificado.

Segundo o médico responsável pelo transplante, Sun Beicheng, do First Affiliated Hospital of Anhui Medical University  (China), o paciente não era elegível para receber um transplante de fígado convencional pois apresentava alto grau de comprometimento das funções hepáticas.

O xenotransplante foi realizado no dia 17 de maio, e o paciente recebeu o lobo direito do fígado de um porco de 11 meses de idade. O animal havia sido submetido a modificações genéticas para evitar que os seus órgãos fossem rejeitados pelo corpo do paciente após o transplante.

Foram removidos do animal três genes responsáveis pela produção de moléculas de superfície celular que são comumente atacados pelo sistema imune. E foram introduzidos sete genes expressos em humanos.

De acordo com a equipe médica o paciente encontra-se bem, sem rejeição até o momento, e as funções hepáticas como produção da bile foram restabelecidas. Embora a rejeicao hepatica normalmente aconteca tardiamente, comparado a outros órgãos como rim e pulmão, esta é uma notícia animadora pois permite que os cientistas identifiquem quais as proteínas suínas sao necessarias ou nao em futuros transplantes.

Fonte: Nature

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X