Pela primeira vez, a fotossíntese ocorreu em células animais! Em um estudo publicado na revista Proceedings of the Japan Academy, cientistas japoneses conseguiram promover a fotossíntese (processo que originalmente ocorre em células vegetais, onde substâncias inorgânicas, como água e gás carbônico, são convertidas em substâncias orgânicas, como glicose) em células animais.
No estudo, cloroplastos fotossinteticamente ativos da alga Cyanidioschyzon merolae foram isolados e incorporados em células CHO (derivada de ovário de hamster). Esses cloroplastos mantiveram sua estrutura e seu sistema de transporte de elétrons por pelo menos 2 dias após a incorporação. Além disso, foi observado um aumento da taxa de crescimento celular durante o período de cocultura sugerindo que os cloroplastos podem ter sido usados como uma fonte de carbono para células animais.
De acordo com um dos autores do estudo, os cientistas buscam a criação de células “planimal” que poderão fornecer as características benéficas das plantas aos animais, promovendo uma ‘transformação verde’ para neutralização do carbono.
É a biotecnologia auxiliando no desenvolvimento de estratégias inovadoras para reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover uma sociedade mais sustentável.