Cheguei no Recife no dia 02 de março e, junto ao meu colega de viagem, percorri a capital pernambucana até chegar ao hostel, que fica próximo ao local do evento, o Shopping Paço Alfândega. A hospedagem foi disponibilizada pela comissão organizadora para os moradores de outras cidades do Norte e Nordeste brasileiros. Logo no primeiro momento, tivemos noção da pluralidade de culturas, sotaques e experiências das 60 pessoas que foram convocadas para participar do Perfumathon.
Cerimônia de abertura do evento. Fonte: Aldeia Coworking.
O evento foi uma iniciativa d’O Boticário e da Aldeia Coworking e teve inscrições exclusivas para os moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Diferente dos hackathons comuns que são voltados para a área de programação e robótica, a proposta do encontro era que, ao longo dos três dias de evento, nós pudéssemos criar perfumes e produtos inovadores que transformassem o modelo atual de negócios d’O Boticário e da perfumaria nacional.
A maratona de perfumaria reuniu estudantes universitários, recém-formados e profissionais de marketing, design e empreendedores das mais diversas áreas em busca de uma experiência de inovação em empreendimentos como a perfumaria. No primeiro dia, tivemos palestras e workshops com grandes perfumistas d’O Boticário, responsáveis por criar fragrâncias campeãs de vendas no mercado nacional, como o Lily e o Malbec. Esses mesmos profissionais também ficavam disponíveis para mentorear os participantes em busca do produto e do pitch perfeito. Ao final do dia, os grupos foram divididos pela comissão organizadora de acordo com o perfil e habilidades de cada um. Fiquei no grupo 10.
Para quem não sabe, o pitch, na linguagem dos negócios, significa um discurso rápido e objetivo, capaz de fazer as pessoas prestarem atenção na sua ideia e levá-las a querer saber mais. Imagine que você encontrou o seu orientador ou seu chefe no elevador do prédio e você tem pouco mais de 30 segundos para contar a ideia que você teve antes que a porta se abra e que você perca sua atenção. Tenso, né? Mas com a prática e com uma boa narrativa, é possível informar e convencer o seu público do que você quer. Quer saber como fazer uma boa apresentação? Assista a este TEDx sobre como fazer um pitch arrasador.
O mais fascinante de ter contato com os profissionais d’O Boticário foi perceber que todos os produtos passavam por diversos profissionais com olhares e expertises diferentes desde o marketing até os profissionais de P&D, até encontrar a receita perfeita para perfumar a vida de milhares de pessoas no mundo. Isso demonstra a importância da multidisciplinaridade, seja para o processo criativo ou para ter uma visão sistêmica do processo capaz de unir várias áreas diferentes, uma das características essenciais para os profissionais de biotecnologia. Os gestores com quem tive contato ainda não conheciam bem a nossa profissão, então pude apresentar a eles um pouco sobre as nossas habilidades e competências e eles ficaram maravilhados com as possibilidades de aplicação!
Falando em biotecnologia, nosso curso contou com a participação de 4 profissionais recém-formados no evento. Cada um ficou em um grupo diferente, já que as equipes eram formadas pela comissão do evento, da Aldeia Coworking. Bom para o networking, afinal, nada melhor para o crescimento pessoal do que conhecer e interagir com pessoas com diferentes habilidades e maneiras de trabalhar. Apesar de não participarmos da mesma equipe, fiquei contente por ver a biotecnologia cada vez mais representada em eventos de inovação como esse; isso é essencial para divulgar a nossa profissão em uma posição de destaque e acrescenta muito na bagagem de quem tem a oportunidade de vivenciar uma competição assim, seja para conseguir parcerias ou para o marketing pessoal, para promover sua marca, o seu profissional.
Biotecnologistas presentes no Perfumathon. Fonte: Geisel Alves (participante do evento).
No segundo e terceiro dias da competição, cada grupo deveria realizar as missões determinadas, como definir o problema que seria abordado, construir o conceito da nova marca e, enfim, construir um protótipo. Foi muito bom ver o empenho geral, não sei se todos estavam pensando em ganhar a premiação máxima, um tablet Samsung e um headphone da JBL, mas era evidente que todos queriam dar o melhor de si, mesmo que tivessem que ficar sem dormir.
Ao final do evento, o saldo foi muito positivo! Além de fazer networking com pessoas incríveis de vários estados, pude ter uma nova visão da indústria de cosméticos com profissionais renomados e aprender bastante sobre empreendedorismo, marketing e design. O resultado da competição? Fomos premiados em terceiro lugar. Mas o mais importante foi a experiência de aprendizagem, a certeza de que o movimento maker, o empreendedorismo e a biotecnologia estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de inovação.
Encerramento do evento. Fonte: Aldeia Coworking.
Quer saber uma pouco mais sobre como foi o evento? Assista a este vídeo e sinta-se dentro do que rolou no primeiro Perfumathon!