A biotecnologia é uma ferramenta importante para conservação da nossa biodiversidade, preservando o conhecimento dos povos indígenas.
tucano

A preservação da biodiversidade é um fator fundamental para a manutenção da vida no planeta. E, sem dúvida, os povos indígenas são aqueles que possuem maior conhecimento e capacidade para proteger a nossa biodiversidade. Mas sabemos também que a ciência, aliada principalmente à biotecnologia, possui ferramentas que podem contribuir para essa conservação.

Então, por que não unir a tradição dos povos indígenas e a inovação da biotecnologia para preservar a vida? A seguir, vamos conhecer algumas iniciativas que exemplificam como a parceria entre povos indígenas e a biotecnologia é importante para  entendermos e preservarmos nosso maior patrimônio.

Modificação de sementes

Uma iniciativa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está devolvendo aos povos indígenas do Xingu as sementes tradicionais de milho, que haviam sido perdidas ao longo do tempo devido a mudanças culturais ou ao manejo das roças. A recuperação das variedades tradicionais de milho incluiu a coleta das sementes e a realização de ciclos de multiplicação em laboratório, que posteriormente foram devolvidos aos indígenas. 

Outra iniciativa, também desenvolvida pela Embrapa, devolveu aos indígenas do Amapá vários lotes de manivas-sementes com alto padrão de qualidade fitossanitária, garantindo a segurança alimentar dessa população. Essa estratégia foi importante, uma vez que as plantações de mandioca desses indígenas haviam sido atacadas por fungos e bactérias. Ao todo, 37 aldeias já foram beneficiadas pelo projeto, garantindo a conservação das sementes e a segurança alimentar dos indígenas.

O banco genético de sementes da Embrapa (Banco de Germoplasma) tem sido responsável por recuperar espécies desaparecidas. A partir de um convênio entre Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Embrapa, será possível aproveitar o material genético presente em terras indígenas, classificando e armazenando as espécies em risco de extinção, além de promover o melhoramento genético quando necessário. Essa iniciativa preserva a qualidade das sementes antigas que possuem as características necessárias para o cultivo em terras indígenas, e resgata os cultivos tradicionais em aldeias.

Recuperação de sementes
Recuperação de sementes: O milho foi uma das sementes recuperadas por meio da biotecnologia. #ParaTodosVerem: Sementes de milho, de coloração amarelada. Fonte: Pexels

Desvendando a genética das populações

A história demonstrou que após a chegada dos europeus na América do Sul, ocorreu um verdadeiro extermínio dos povos indígenas. Um estudo genético indica que a maior redução populacional aconteceu entre os povos Tupis (-98.99%), os Andinos (-95.6%) e os Jês (-83,1%).

A pesquisa permitiu identificar a herança genética deixada pelos povos indígenas para a população atual, por meio da análise de sequências idênticas presentes no genoma de indivíduos de uma mesma população. Os resultados deste estudo também permitem estimar o tamanho da população indígena no período em que os europeus chegaram à América do Sul. É a biotecnologia nos auxiliando a compreender o impacto de um processo histórico na genética das populações atuais.

Proteção do conhecimento e práticas tradicionais

Sabemos que os povos originários possuem diversos conhecimentos e práticas usadas para as mais diversas finalidades (rituais espirituais, tratamento de doenças, etc.), e que precisam ter sua utilização e exploração protegida. Um dos exemplos clássicos é a Ayahuasca, uma planta medicinal tradicionalmente usada em rituais espirituais indígenas. A Ayahuasca foi patenteada por um norte-americano, o que conferiu a ele o monopólio sobre a sua utilização, produção e comercialização. Posteriormente essa patente foi anulada, mas isso acendeu um sinal de alerta para a proteção dos diversos conhecimentos e práticas tradicionais indígenas que despertam interesses econômicos. 

Essa discussão é relevante, uma vez que as plantas medicinais usadas pelos indígenas podem ter seus princípios ativos sintetizados em laboratório e patenteados. Ou seja, o conhecimento tradicional não deve ser comercializado sem reconhecer os direitos indígenas.

Atualmente no Brasil temos a Lei da Biodiversidade, que regula o acesso à biodiversidade, aos conhecimentos tradicionais e aos benefícios associados a ela. De acordo com essa lei, os pesquisadores de outros países precisam de autorização do Estado Brasileiro para terem acesso ao nosso patrimônio genético ou material biológico. Mas o cumprimento dessa lei é um grande desafio, pois não envolve somente interesses ambientais, mas também interesses econômicos e políticos.

Proteger o conhecimento tradicional dos povos indígenas é um ponto decisivo para a preservação e manutenção da nossa biodiversidade, para garantir, a longo prazo, a utilização sustentável de nossos recursos naturais. Nesse contexto, a biotecnologia, por meio de suas técnicas e metodologias, pode contribuir para a proteção do conhecimento tradicional indígena ao identificar e caracterizar toda essa biodiversidade. Afinal, só é possível preservar aquilo que conhecemos!

A biotecnologia pode auxiliar na preservação da floresta e sua biodiversidade
A biotecnologia pode auxiliar na preservação da floresta e sua biodiversidade. #ParaTodosVerem: Floresta vista do alto, com árvores verdes, um rio entre as árvores  e ao fundo o horizonte alaranjado. Fonte: Pexels

Os exemplos citados ao longo deste artigo demonstram que a biotecnologia pode ser uma importante ferramenta para proteção da biodiversidade em diferentes aspectos. A conservação de sementes, a compreensão da genética de nossa população e a proteção legal de todo o conhecimento e práticas indígenas são ações fundamentais para preservarmos o passado de nossa biodiversidade e também para garantir um futuro desse nosso patrimônio.

Perfil de Bruna Lopes
Texto revisado por Sthefany Lacerda

Referências:

Castro e Silva,M.A et al. Population Histories and Genomic Diversity of South American Natives. Molecular Biology and Evolution, 2022. Disponível em <https://academic.oup.com/mbe/article/39/1/msab339/6448769?login=false> Acesso em 13 de abril de 2024.
Ferreira, I. Genética ajuda a demonstrar colapso populacional de povos indígenas no Brasil após chegada de europeus. Jornal da USP, 2021. Disponível em <https://jornal.usp.br/ciencias/genetica-ajuda-a-demonstrar-colapso-populacional-de-povos-indigenas-no-brasil-apos-chegada-de-europeus/> Acesso em 13 de abril de 2024. 
Teixeira, F.F. et al. Diversidade genética entre acessos do Banco de Germoplasma de Milho de origem indígena. Embrapa Milho e Sorgo, 2021. Disponível em <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/222833/1/Doc-259-1.pdf> Acesso em 13 de abril de 2024. 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor