No último dia 04 foram divulgadas as vencedoras do Prêmio L’Oréal – ABC- UNESCO 2023, que premia anualmente sete brasileiras com pesquisas científicas em diferentes áreas, a fim de incentivar a participação feminina na ciência.
O prêmio, oferecido pelo Grupo L’Oréal, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Unesco no Brasil, faz parte da 18a edição do programa Para Mulheres na Ciência. Neste ano mais de 400 projetos, de universidades de todo o Brasil, foram inscritos.
Neste ano, as pesquisadoras premiadas foram:
– Flávia Figueira Aburjaile (UFMG), categoria Ciências da Vida: investiga a resistência das bactérias aos antibióticos.
– Jade de Oliveira (UFRGS), categoria Ciências da Vida: estuda como a alimentação interfere em nosso cérebro e saúde mental.
– Jaqueline Góes de Jesus (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública), categoria Ciências da Vida: investiga a possibilidade de microrganismos causadores de doenças serem transportados de um país para outro.
– Raquel de Almeida Ferrando Neves (UniRio), categoria Ciências da Vida: autora do projeto PlastiTox, que investiga os níveis de poluentes plásticos em ecossistemas aquáticos.
– Tayana Tsubone (UFU), categoria Ciências Químicas: investiga como terapias alternativas podem auxiliar no combate à resistência microbiana.
– Verônica de Carvalho Teixeira (CNPEM), categoria Ciências Físicas: estuda como melhorar e aperfeiçoar os cintiladores, importantes para o diagnóstico de doenças como câncer.
– Carla Lintzmayer (UFABC), categoria Ciências Matemáticas: dedica-se ao estudo de algoritmos e de questões estruturais e teóricas sobre esses algoritmos.
Todas as vencedoras ganham uma bolsa de R$50 mil, para o desenvolvimento de seus projetos em instituições nacionais, no período de 1 ano
Fonte da imagem: L’Oréal Brasil