Venha descobrir como a microbiota natural desempenha um papel importante na proteção da pele e como ela pode ser utilizada na formulação de diversos cosméticos.

Em pleno 2020, já estamos mais do que acostumados a ouvir sobre o benefício que os probióticos podem trazer à nossa saúde, ajudando a equilibrar a microbiota intestinal. Alimentos como iogurte natural, leites fermentados, kefir e kombucha – todos produtos de fermentações feitas com esses seres microscópicos, como fungos e bactérias – fazem parte da dieta de diversos brasileiros. Mas você sabia que esses micro-organismos podem ser aliados também na hora do cuidado com a pele?

As principais classes de micro-organismos probióticos. Fonte: Adobe Stock.

Em um primeiro momento, a relação entre os benefícios de um intestino regulado e a qualidade da pele pode parecer fácil de perceber para quem está mais familiarizado com os efeitos da microbiota intestinal na saúde: além de alterar a absorção de nutrientes, um microbioma intestinal desregulado pode acarretar na liberação de fatores inflamatórios e prostaglandinas, o que termina por ocasionar acne, dermatites, rosácea e até o envelhecimento. A gente já sabe que o intestino é considerado o “segundo cérebro”, e isso  não é à toa.

Porém, sabe-se que existem micro-organismos vivendo também na superfície da nossa pele. O desenvolvimento de tecnologias rápidas de sequenciamento de DNA, como o sequenciamento ribossomal 16S, é um grande aliado de estudos que buscam traçar o perfil do amplo espectro de micro-organismos cutâneos e desvendar o papel que eles desempenham na saúde da pele.

Esquema da histologia da pele vista em corte transversal, com a representação dos micro-organismos (vírus, fungos, bactérias e ácaros) e camadas cutâneas (epiderme e derme). Fonte: Grice, E. A., & Segre, 2011.

A maioria desses micro-organismos é inofensiva – muitos deles na verdade ocupam funções de proteção da pele contra outros micro-organismos indesejáveis, seja ocupando o mesmo nicho ecológico e impedindo a sua colonização por patógenos, secretando substâncias antimicrobianas ou modulando o sistema imunológico para bloquear a ação de invasores. Fatores endógenos (como sexo, idade, sistema imunológico) e exógenos (como clima, geografia e higiene) influenciam no tipo de micro-organismo que se encontra na pele que recobre determinada parte do corpo.

Esse complexo de micro-organismos desempenha diversas funções que ajudam na proteção da pele quando estão em equilíbrio:

  • Fortalece a superfície da pele contra invasores ambientais;
  • Melhora a capacidade da pele de se tornar – e permanecer – adequadamente hidratada;
  • Diminui fatores que desencadeiam a sensibilização e o avermelhamento da pele; 
  • Restaura  o equilíbrio de pH saudável na superfície da pele.

Mas, se eles já estão na pele naturalmente, por que desenvolver cremes com probióticos na formulação?

Limpar a pele todos os dias é extremamente importante para remover a poluição com a qual entramos em contato diariamente, que é sem dúvidas, prejudicial para o organismo como um todo. Porém, o uso constante de sabonetes faciais e cosméticos antibacterianos acaba por remover também parte das bactérias benéficas, consequentemente, desequilibrando o ecossistema da pele.

Esse desequilíbrio também pode ser motivado pela exposição ao sol sem a devida proteção e por uma dieta inadequada, o que pode estressar a pele e causar problemas como acne, rosácea e eczema. O uso de cremes que contenham esses micro-organismos (probióticos) ou que estimulem seu crescimento (prebióticos) vem, então, para ajudar a restabelecer o equilíbrio desse ecossistema (claro, aliados com outras boas práticas de cuidados, como o uso de protetor solar).

As principais estrelas e suas diversas ações

Diversos micro-organismos têm sido estudados para a formulação de cremes com ação probiótica, sejam eles já naturalmente presentes na pele ou não. Algumas das principais espécies destes micro-organismos são:

  • Streptococcus thermophilus: esta bactéria tem sido estudada devido à sua capacidade de aumentar a produção de ceramidas na pele, composto lipídico que forma uma barreira na pele que impede a saída da água, ou seja, preserva a hidratação da pele;
  • Bifidobacterium longum: esta espécie tem sido pesquisada pela sua capacidade de aumentar a proteção da pele contra danos físicos, como o frio e o calor, e danos, como a exposição a algum agente;
  • Nitrosomonas eutropha: esta bactéria se alimenta da amônia presente em nosso suor para produzir moléculas que possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, diminuindo episódios de acne e irritação;
  • Lactobacillus paracasei: inibe a substância P, um neuromodulador neuropeptídeo que facilita processos inflamatórios;
  • Lactobacillus plantarum: produz substâncias antibióticas, que ajudam a combater as bactérias causadoras da acne, como a Propionibacterium acnis;
  • Vitreoscilla filiformis: vem sendo estudada para o tratamento de dermatite atópica.

Olhei no rótulo, mas vi escrito “prebióticos” ou “pós-bióticos”. São a mesma coisa?

Não, não são, apesar de todos estes termos estarem relacionados. Os probióticos são os micro-organismos, principalmente bactérias e fungos, que desempenham um papel benéfico em nosso organismo. Enquanto os prebióticos são as substâncias que estes micro-organismos utilizam como fonte de energia para crescerem, ou seja, são o seu alimento. Alguns representantes destas substâncias são os açúcares como o xilitol, a ramnose e os polímeros conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS). Estes ingredientes podem estar presentes nos seus cosméticos justamente para alimentar a sua microbiota cutânea natural.

Já os pós-bióticos são as substâncias liberadas pelos probióticos, ou seja, são os produtos do seu metabolismo – enzimas, ácidos orgânicos, peptídeos e polissacarídeos, os quais também atuam no reforço da barreira cutânea. Utilizar cremes com pós-bióticos apresentam um efeito similar a estimular o aumento da população de probióticos na pele, pois os  micro-organismos acabariam produzindo estas substâncias.

Os prebióticos são consumidos pelos probióticos, que os utilizam como fonte de energia para produção e liberação dos pós-bióticos. Perceba que é a sinergia entre esses três “bióticos” que contribui para uma pele saudável! Fonte: elaborado pela autora utilizando o software Biorender.

Os desafios adiante da indústria de cosméticos probióticos

Formular cremes que contenham probióticos ativos ainda é o grande entrave para que esses produtos finalmente entrem no mercado. Para que um produto seja considerado probiótico, ele deve conter um certo número de células viáveis destas bactérias e fungos benéficos, que sejam capazes de sobreviver aos processos de produção e estocagem do produto, até o uso pelo consumidor.

No entanto, é preciso garantir também que outras bactérias indesejáveis não se multipliquem na matriz cosmética, o que geralmente é feito adicionando-se conservantes como o BHT (di-terc-butil metil fenol ou hidroxitolueno butilado) nas formulações. Porém, esses conservantes não são seletivos: eles acabam por matar tanto as bactérias deteriorantes como os probióticos. 

Assim, o desenvolvimento de tecnologias que protejam os probióticos é um fator-chave para seu desenvolvimento – a microencapsulação pode ser uma boa possibilidade. Formulações contendo prebióticos ou pós-bióticos já são mais comuns, pela maior facilidade de estabilizar esses componentes na matriz dos cremes.

Dicas para você manter um microbioma da pele saudável:

  •  Faça o consumo de fontes ricas em probióticos;
  • Cuide bem da sua saúde intestinal;
  •  Evite esfoliações muito intensas;
  • Utilize sabonetes que não agridem a pele e possuem pH balanceado;
  • Converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de introduzir cosméticos que contenham pre-, pro- ou pós-bióticos em sua rotina de cuidados com a pele.

Já fez seu skincare hoje? Já tomou seu colágeno hoje? Aliás, será que tomar colágeno realmente traz algum benefício para a pele ou é mais uma jogada de marketing para você comprar produtos caros e ineficazes? Bom, essa polêmica a gente deixa para um outro texto! 😉

Texto revisado por Bianca Chaves e Bruna Lopes

Referências:
Forbes. Disponível em <https://www.forbes.com/sites/nomanazish/2019/03/30/why-probiotic-skin-care-is-worth-the-hype-according-to-experts/#894d2b11aa1c>. Acesso em 17/05/2020.
Grice, E. A., & Segre, J. A. (2011). The skin microbiome. Nature reviews. Microbiology, 9(4), 244–253. https://doi.org/10.1038/nrmicro2537. Disponível em < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3535073/#>
Paula’s Choice. Disponível em <https://www.paulaschoice.com/expert-advice/skincare-advice/anti-aging-wrinkles/everything-you-need-know-about-probiotics-skin.html>. Acesso em 17/05/2020.
Revista Glamour. Disponível em <https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Pele/noticia/2018/04/atenta-os-probioticos-vao-invadir-sua-rotina-de-skincare.html>. Acesso em 17/05/2020.
Yu, Y. et al. Changing our microbiome: probiotics in dermatology. Br J Dermatol. 2020 Jan;182(1):39-46. doi: 10.1111/bjd.18088. Epub 2019 Jul 28. Disponível em < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31049923>.

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor situs gacor https://www.rescue.gov.pk/jobs/ https://www.texcocoedomex.gob.mx/Documentos/ monperatoto toto slot slot mahjong situs togel data hk rtp slot prediksi hk data macau slot gacor situs togel situs toto slot mahjong toto slot situs toto slot gacor slot gacor syair hk