Nesta semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou o Programa Mais Inovação que inclui 11 chamadas públicas no valor de R$ 2,18 bilhões para empresas e projetos inovadores. O Programa atuará em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é fortalecer a nova política industrial brasileira, apoiando a ciência e as empresas brasileiras. Os investimentos serão feitos em projetos nas áreas de semicondutores, tecnologias digitais, agro, defesa, mobilidade sustentável, mobilidade aérea, resíduos urbanos e industriais, saúde, energias renováveis e bioeconomia.
Das 11 chamadas previstas, 10 chamadas são de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis para empresas. Nesse modelo, o governo compartilha com as empresas os custos e os riscos referentes aos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos produtos que geram benefícios para a sociedade. Estão previstos cerca de R$60 bilhões em investimentos até 2026, recursos que deverão ser usados para apoiar empresas com projetos inovadores que sejam desenvolvidos em parceria com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Conheça os editais de cada chamada aqui.
Com estes investimentos a expectativa é estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, além de ampliar a competitividade da indústria brasileira, tornando-a mais inovadora.
Fonte: MCTI