O primeiro radiofármaco brasileiro para diagnóstico precoce de câncer de próstata foi lançado no mercado nacional pela Holding R2IBF. O radiofármaco PSMA 1007 (18 F) é um produto inovador e possui a tecnologia mais avançada para o diagnóstico e estadiamento do câncer de próstata. O radiofármaco pode ser utilizado em exames como PET-CT (Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons – tipo de diagnóstico por imagem), permitindo a identificação de lesões muito pequenas e tumores metastáticos.
Atualmente, o câncer de próstata atinge um em cada nove homens, aproximadamente 66 mil brasileiros por ano. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, e exames que utilizam esse novo radiofármaco são considerados uma forma moderna e segura para a avaliação adequada do câncer de próstata.
Este novo radiofármaco foi desenvolvido com o apoio financeiro da Finep/MCTI, por meio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O financiamento da Finep/MCTI a projetos inovadores como este tem sido fundamental para transformar os avanços científicos em inovação e benefícios para a sociedade. A fábrica da R2IBF, que produz o radiofármaco, fica no Rio de Janeiro mas atenderá as demandas de outros estados das regiões sudeste e nordeste do Brasil.
Mais informações em Finep/MCTI.