A Copa do Mundo 2018 está chegando nos seus últimos jogos, com muita emoção, paixão, gols e biotecnologia! Como assim PB? A estrela do futebol, conhecida como bola, tem uma marca muito biotecnológica, que vai além do desenho gerador de memes nerds.
Na Holanda, o ARLANXEO marcou um grande gol com sua nova bola de futebol Keltan Eco, foi usada como bola oficial para a Copa do Mundo de 2018, a Telstar 18. A camada de borracha da bola de futebol adidas é feita de borracha EPDM (monômero de etileno-propileno-dieno) de base biológica. A borracha é feita com etileno biologicamente extraído da cana-de-açúcar – a primeira borracha de EPDM do mundo – e reduz a utilização de carbono da bola de futebol em comparação com a borracha convencional.
“Com o portfólio completo da Keltan Eco, desenvolvemos produtos EPDM que economizam recursos, reduzem o uso de produtos baseados em fósseis e também têm uma quantidade de carbono significativamente inferior aos polímeros fabricados convencionalmente”, dizChretien Rooijakkers, chefe de marketing global da empresa.
“Para nós, a sustentabilidade ecológica foi um critério fundamental na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo”, afirma Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol da adidas AG. “Queríamos criar a nova bola de futebol usando materiais de alta tecnologia que possuem características de desempenho impressionantes e também são sustentáveis”. Uma bola de futebol de base biológica também ajuda a trazer produtos de base biológica e conversas de sustentabilidade para a linha de frente dos fãs de futebol que, de outra forma, poderiam não estar pensando em sustentabilidade. E quanto mais essas conversas e consciências acontecem, melhor para os negócios, as pessoas e o planeta.
Confira mais detalhes nessa reportagem.