…e ela marcou presença no Campus Party Bahia!
A Biotecnologia e temas relacionados estavam presentes em algumas das palestras que foram apresentadas durante a Campus Party Bahia, e o Profissão Biotec estava lá fazendo toda a cobertura para trazer para você os pontos principais que foram apresentados.
No primeiro dia do evento, 09/08/2017, a palestrante convidada para a abertura do evento foi Ada Yonath, a primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel de Química (2009). Em sua palestra, apresentou seus estudos no desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não estimulem aquisição de resistência, evitando as atuais dificuldades enfrentadas com as superbactérias. Além disso, contou um pouco sobre sua história de vida e trajetória na ciência, abordou parte da sua pesquisa estudando os ribossomos, sua estrutura e função.
Ela compartilhou que, desde criança, já fazia experimentos em sua casa, que resultaram em cicatrizes, braço quebrado e muitas histórias para contar. Contou que sempre foi muito esforçada para conseguir tudo que queria. Por vir de família pobre, tentou ser a melhor em tudo o que fazia e nunca deixou que a sua origem a diminuísse. Ela também fez questão de deixar claro que a questão de gênero – ser homem ou mulher – nunca vai te impedir de conseguir o que queres, se é o que você realmente deseja, vá em busca. E frisou: se você quer constituir uma família, a ciência nunca vai te impedir, se permita.
Outra palestra interessante que falou majoritariamente sobre Biotecnologia foi a Biotecnologia: uma carreira do presente e do futuro, apresentada pelo coordenador do curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Portela.
Ele deu uma palestra sobre a carreira de biotecnologia e sua relevância no presente, e para o futuro, na manhã da quinta-feira, 10/08. Esta foi a descrição que ele utilizou para a sua apresentação:
Diversos cursos de Biotecnologia vêm sendo abertos no país acompanhando a necessidade de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. A Biotecnologia pode ser definida como a Ciência que lança mão da manipulação de microrganismos e de células com o objetivo de desenvolver produtos e processos, os quais poderão ser produzidos e empregados em escala industrial. O biotecnologista é um profissional que pode atuar em diversas áreas, tais como Saúde Humana, Saúde Animal, Ambiental, Tecnologia de Alimentos, Ciências Forenses, principalmente em setores de pesquisa e desenvolvimento de empresas de base biotecnológica. Fora isso, o profissional formado em Biotecnologia também pode atuar na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas básicas e aplicadas, que terão como função produzir conhecimento para ser aplicado em futuras pesquisas, bem como desenvolver diretamente produtos e processos biotecnológicos. A palestra teve como tema principal apresentar o que é a Biotecnologia, o que um estudante da área irá ver em seu curso, e os potenciais mercados de trabalho.
A terceira e última palestra relacionada a Biotecnologia foi apresentada pela brasileira Priscila Monteiro Kosaka pesquisadora ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha).
Na sua apresentação abordou a fusão de sistemas nanomecânicos com outras nanotecnologias promissoras que auxiliarão na produção de ferramentas de diagnóstico ultrassensíveis e altamente confiáveis para ensaios clínicos.
O Profissão Biotec conseguiu uma entrevista com ela e você, em breve, poderá conferir nas nossas redes, fique atento!
Assim foram encerradas as atividades relacionadas à Biotecnologia na Campus Party Bahia. Esperamos que nas próximas edições tenhamos mais conteúdos relacionados a essa área! E o evento continua até o dia 13/08, domingo, repleto de conteúdos e atividades superinteressantes.
Oi Carolina!!!
Adorei ser entrevistada por você! Continue buscando seus sonhos!
Um bjo
Priscila