Na última semana, em um artigo publicado na revista Science, cientistas divulgaram o sequenciamento completo do genoma humano. O feito foi alcançado, pela primeira vez, por uma equipe de cientistas do Consórcio Tlomere-to-Telomere (T2T). Em 2003, 92% do genoma já havia sido sequenciado pelo Projeto Genoma Humano, e desde então, os cientistas buscavam o sequenciamento dos 8% que faltavam.
Para completar esse sequenciamento os cientistas usaram duas tecnologias: o sequenciamento de DNA Oxford Nanopore e o sequenciamento de DNA PacBio HiF, métodos com boa precisão e capacidade de ler um grande número de bases (entre 20 mil e 1 milhão de bases).
Segundo os cientistas, o sequenciamento completo do genoma será fundamental para compreender as variações genéticas existentes entre os indivíduos, e avaliar o impacto disso no desenvolvimento de doenças, por exemplo. Além disso, a descoberta também permitirá a ampliação dos tratamentos personalizados que, no futuro próximo, devem se tornar mais acessíveis para a população.
Fonte: CNN