Consórcio multissetorial usará sequenciamento do DNA para mapear a biodiversidade do Pantanal

Consórcio multissetorial vai mapear a biodiversidade do Pantanal para avaliar a fauna e flora da região após as queimadas.

As queimadas ocorridas no Pantanal no ano passado, que devastaram cerca de 28% do território, afetaram a fauna e flora da região tornando-se uma grande preocupação. Diante disso, um consórcio multissetorial foi formado por  acadêmicos, ONGs e empresas privadas para mapear a biodiversidade do Pantanal.

O idealizador do projeto, o pesquisador da Fiocruz Alberto Dávila, optou pelo sequenciamento do DNA, utilizando ferramentas como barcoding (código de barras de DNA), meta-barcoding e DNA ambiental (eDNA) para avaliar amostras de solo e água do Pantanal. O objetivo é identificar os animais e vegetações afetadas pelas queimadas. “Com os resultados desses modelos teremos uma excelente estimativa de quais espécies da biodiversidade local foram mais afetadas. Será possível, então, desenhar ações de conservação mais específicas e avaliar a possibilidade de repovoamento nessas áreas”, afirma o pesquisador Alberto.

A coleta das amostras começou no mês passado e deve se estender ao longo de  um ano. O sequenciamento será realizado em paralelo e os resultados divulgados à sociedade. O consórcio espera que o projeto se torne permanente a fim de criar um histórico sobre a biodiversidade e a recuperação da região.

Participam do consórcio 30 pesquisadores das áreas de ecologia, zoologia, botânica e genética de 11 universidades e institutos; startups de biotecnologia (como a Neoprospecta e BiomeHub); empresas como a Portunus Biotech Unlocked, Atlantis Biotecnologia e Sinapse Biotecnologia; além de entidades como a Sociedade Brasileira de Genética e o Centro de Pesquisa do Pantanal.

Mais informações em Forbes e GenomicLab

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.