A Meltech é uma startup de biotecnologia criada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que utiliza o mel como matéria-prima para produtos de maior valor agregado: o hidromel, por exemplo. Essa bebida alcoólica é semelhante ao vinho e é produzida a partir da fermentação do mel, em um processo que usualmente demora 6 meses, mas a empresa Meltech reduziu primeiramente para 15 dias (uma redução de 91,67%)! E agora o processo todo demora 7 dias! São três versões do hidromel: suave (8,5% álcool), semi seco (11%), melomel de caju seco (12%).
A startup também produz o chá fermentado probiótico Kombucha utilizando seu processo de fermentação rápida e com patente própria. A Kombuchá é uma bebida funcional feita pela fermentação por microorganismos. Saiba mais sobre os benefícios dessa bebida no nosso texto Kombucha: quando a união faz o sabor. O diferencial da Meltech é que o pH do chá é 4,2, com ácidos mais adocicados e não agredindo o estômago, durando 2 meses fora da geladeira e até 12 meses dentro da geladeira!
O projeto do hidromel foi iniciado em conjunto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFRSA). Depois, a Meltech foi pré-incubada na Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró e incubada na Iagram da UFERSA. A startup agora tem sede própria em Mossoró e está focada na exportação, e participa do Projeto Extensão Industrial Exportadora, para capacitação mercadológica com foco no exterior. A Meltech tem capacidade de 4 mil litros mensais de Kombuchá no momento, e até abril terá produção de mil litros/mês de hidroméis.
Para saber mais sobre a história da Meltech, acesse o site da StarSe.