O estudante piauiense Manoel José Nunes Neto, de apenas 16 anos, foi o vencedor do Stockholm Junior Water Prize, considerado o Prêmio Nobel da Ciência Jovem!
O Stockholm Junior Water Prize é uma competição, voltada para jovens entre 15 e 20 anos que desenvolvem pesquisas sobre como resolver os principais desafios da água. Os vencedores das etapas nacionais concorreram na grande final, realizada em Estocolmo (Suécia), onde os projetos foram avaliados por especialistas internacionais. O estudante brasileiro Manoel venceu na categoria voto popular.
Ao observar relatos de populações ribeirinhas sobre a contaminação das água de rios e lagos com metais pesados, Manoel resolveu desenvolver um equipamento capaz de monitorar continuamente a qualidade da água, ao longo de 24 horas. O estudante, orientado pelo professor Eduardo Alves da Silva Carvalho, desenvolveu um veículo aquático, de baixo custo, capaz de navegar de forma autônoma em rios e lagos e que coleta dados (como os níveis de fosfatos, nitratos, materiais orgânicos, pH, temperatura) que são essenciais para definir a qualidade da água, informando se ela está própria ou não para o consumo. Confira o projeto completo aqui.
A premiação do estudante Manoel José Nunes Neto, o primeiro nordestino a vencer essa competição, ressalta a importância do incentivo a ciência entre os jovens brasileiros!
Fonte: Stockholm Junior Water Prize