Nesta terça (17/11) o Ministério da Saúde anunciou que todos os maiores de 18 anos receberão a terceira dose da vacina contra COVID-19. Quem recebeu a segunda dose da CoronaVac, da Pfizer ou AstraZeneca receberá a terceira dose cinco meses depois da segunda. Quem recebeu a dose única da Janssen receberá uma segunda dose dois meses depois da primeira, e posteriormente também receberá um reforço, cinco meses após a segunda dose.
A princípio somente idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde receberiam a terceira dose mas seguindo os estudos realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Oxford (que indicam a importância da dose de reforço) o Ministério da Saúde optou por ampliar a vacinação a fim de aumentar sua efetividade. Para os menores de 18 anos ainda não foi definida a necessidade da terceira dose.
O Ministério da Saúde também informou que a dose de reforço deve ser administrada de forma heteróloga, ou seja, a princípio a terceira dose deve ser de um fabricante diferente das doses anteriores. Segundo o ministro da Saúde, o país terá doses suficientes e fará campanhas para divulgar o cronograma, mas cada secretaria de saúde dos Estados e municípios devem elaborar seus próprios calendários de vacinação.
Fique atento ao calendário de vacinação da sua cidade! Não se esqueça de tomar a segunda dose e de retornar cinco meses depois para a dose de reforço. A vacinação é gratuita e fundamental para controlarmos a pandemia!