A farmacêutica japonesa Takeda, em parceria com a startup de biotecnologia AC Immune, está desenvolvendo a primeira vacina para o Alzheimer, que já está em fase de testes clínicos. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que induz a deterioração cognitiva e de memória. Apesar de não ter causa definida, ocorre principalmente na população idosa, e o tratamento se limita a inibir a evolução dos sintomas.
A vacina chamada de ACI-24.060, atua retardando o avanço da doença, e é baseada na imunoterapia. A vacina possui anticorpos monoclonais, que eliminam a proteína beta-amiloide, responsável pela progressão do Alzheimer. Os testes clínicos estão em andamento para avaliar a segurança, tolerância e imunogenicidade da vacina em indivíduos com Alzheimer e em adultos com síndrome de Down.
A startup AC Immune é uma das pioneiras na área de imunoterapia ativa e vai coordenar as pesquisas, que receberão investimentos iniciais em torno de US$ 100 milhões. No acordo entre a startup e a farmacêutica, caso os resultados da vacina sejam positivos, a AC Immune poderá receber até US$ 2,2 bilhões, enquanto a Takeda terá exclusividade na licença do produto.
Mais informações em Exame