Vacina Calixcoca, da UFMG, vence Prêmio Euro Inovação em Saúde

Na última semana, a vacina brasileira Calixcoca, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e financiado com verba pública (Governo Federal e do Estado de Minas Gerais) , venceu a segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde.

A vacina estimula o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Com isso, a molécula de cocaína torna-se maior e não passa pela barreira hematoencefálica. Estudos em animais já constataram a segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e seus efeitos durante o período de gestação. A vacina será um passo importante no tratamento da dependência química. O coordenador da pesquisa, professor Frederico Garcia, informou que a prescrição da vacina será feita individualmente e não será prescrita indiscriminadamente para todos os dependentes em cocaína.

O Prêmio Euro Inovação na Saúde é organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma. O projeto da vacina Calixcoca foi o mais votado por médicos de 17 países e levou o valor de 500 mil euros.

Fonte: UFMG

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X