Pesquisadores do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), em São Paulo, sequenciaram o genoma do vírus da varíola de macacos em apenas 18 horas.
O vírus monkeypox (MPXV) foi isolado do primeiro paciente diagnosticado com varíola dos macacos no Brasil. A amostra do paciente, internado no Hospital Emílio Ribas (SP) foi enviado ao CADDE às 16 horas do dia 07/06 e às 10 horas do dia 08/06, o genoma estava sequenciado e analisado.
A rapidez na análise foi possível devido a adaptação de uma técnica metagenômica, comumente usada para identificar vírus emergentes e desconhecidos. Essa adaptação da técnica, desenvolvida pela equipe da pesquisadora Ester Sabino (Universidade de São Paulo), é 45% mais rápida (comparado as técnicas convencionais) e possui custo reduzido (em torno de US$ 30 por amostra).
Os resultados obtidos foram publicados na plataforma Virological, site onde as informações sobre vírus são postadas em tempo real. O sucesso desse sequenciamento demonstra a qualidade da ciência brasileira e a importância da colaboração com laboratórios internacionais, visto que o CADDE é composto por um grupo de pesquisadores, de instituições brasileiras e britânicas, que estudam aspectos críticos em epidemiologia genômica.