Nos últimos dias foram divulgados os vencedores do Prêmio Nobel 2022 nas áreas de Física, Química e Medicina. Confira quem são os vencedores e a relevância de suas pesquisas para a sociedade.
Prêmio Nobel de Física
Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger (da França, Estados Unidos e Áustria, respectivamente) foram contemplados este ano. Eles estudam a mecânica quântica e o comportamento de partículas minúsculas, como os átomos. Esses estudos abrem caminhos para desenvolvimento de computadores mais potentes e sistemas que não poderão ser hackeados. Isso possibilitará, por exemplo, a substituição dos sistemas criptográficos, usados atualmente, por uma maneira mais segura de transmitir informações. Tudo isso baseado na física!
Prêmio Nobel de Química
Os cientistas norte-americanos Carolyn R. Bertozzi e K. Barry Sharpless, e o dinamarquês Morten Meldal receberam o prêmio este ano. Eles desenvolveram uma ferramenta para construção de moléculas, que cria reações químicas de forma mais simples. Isso possibilita a geração de diferentes moléculas, facilitando o desenvolvimento de novos materiais e fármacos, por exemplo. Os estudos mostram que essas reações ocorrem de forma satisfatória em ambientes celulares mas que também podem ser usadas para outras finalidades (como a produção de polímeros, por exemplo). Atualmente, os estudos buscam aplicar essa técnica ao desenvolvimento de fármacos para diferentes tipos de tumores.
Prêmio Nobel de Medicina
O cientista sueco Svante Pääbo foi contemplado nessa edição do prêmio. Em seus estudos Pääbo sequenciou, pela primeira vez, uma região do DNA do Homem de Neandertal, um ancestral humano. Isso ampliou os conhecimentos sobre genomas de hominídeos extintos e a evolução humana, além de originar uma nova área científica, chamada de paleogenética. Com isso foi possível identificar que ocorreu a transferência de genes do Homem de Neandertal para o Homo sapiens, ajudando também a entender como pode ter acontecido a migração humana pelos territórios da África e Europa.
Fonte: Nobel de Física, Nobel de Química, Nobel de Medicina, Nobel Prize