A biotecnológica pílula da longevidade pode melhorar a saúde e aumentar o tempo de vida de cães e, futuramente, ser medicamento de uso humano.

A gente conhece bem aquela famosa frase: “O cão é o melhor amigo do homem”. Os nossos bichinhos se tornam parte da família, recebem muito amor e carinho e são nossos companheiros da vida. O problema é que eles vivem muito menos que nós, em média 10 a 13 anos, com raras exceções. A expectativa de vida de um cachorro varia com a raça e é proporcional ao seu tamanho. O Chihuahua pode viver até 20 anos, enquanto o Dogue Alemão vive em torno de 6 a 8 anos.  

Gráfico da relação entre: Expectativa de vida e Massa corporal média de um cão macho adulto
 O tamanho corporal é inversamente proporcional à expectativa de vida em 32 raças de cães. Fonte: traduzido de Selman et al (2013). #ParaTodosVerem: os pontos no gráfico mostram a relação entre a expectativa de vida em anos (eixo vertical) e o peso corporal em quilograma (eixo horizontal)

Pensando em aumentar nosso tempo com nossos amigos, a Loyal, uma startup de biotecnologia dos Estados Unidos (EUA), está criando pílulas que prometem dar mais saúde e aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos cães. A ideia é controlar os mecanismos de envelhecimento patológico, retardando o seu início e reduzindo a gravidade das doenças relacionadas à idade.

Sobre a Loyal

A Loyal faz parte da Cellular Longevity, empresa pioneira no desenvolvimento de medicamentos destinados a proporcionar vida prolongada e risco reduzido de patologias, primeiramente em cães e futuramente em humanos. A startup foi criada pela empreendedora Celine Halioua, inspirada no seu amor por animais: Celine já teve quinze gatos, quatro cães, um esquilo e um cavalo. 

Desde a sua criação em 2019, a empresa já arrecadou cerca de 58 milhões de dólares (mais de 300 milhões de reais). O primeiro investidor da pesquisa foi um entusiasta do mercado de clonagem animal, que colaborou com 5,1 milhões de dólares. O objetivo do investidor era clonar cães falecidos, mas percebeu que prolongar a vida de um bichinho vivo poderia ser uma possibilidade mais lucrativa. 

Em menos de um ano, a empresa recebeu ajuda de outros investidores e passou de 3 para 30 colaboradores. Atualmente conta com cientistas, veterinários e especialistas na resolução de burocracias ligadas às aprovações regulatórias de medicamentos.

Como funciona a pílula da longevidade

Os estudos são baseados em epigenética, estudo de como os estímulos ambientais podem modificar nossos genes. Esse mecanismo faz com que o mesmo DNA possa ser expresso de formas diferentes em células e tecidos distintos como pele, ossos e músculos. 

Um tipo de modificação epigenética é a metilação do DNA (adição de um carbono unido a três átomos de hidrogênio). Os padrões de metilação do DNA mudam à medida que o tempo passa. Alguns estudos sugerem que a modificação desses padrões está relacionada ao envelhecimento do organismo. O envelhecimento está relacionado a características físicas como fragilidade e força, doenças cardíacas, mortalidade e câncer. Nessas características que as pílulas desenvolvidas pela Loyal prometem atuar. 

A epigenética já mostrou que o DNA tem papel crucial no envelhecimento em estudos com baleias-da-Groenlândia, que vivem mais de 200 anos a partir de um mecanismo de reparo do DNA, sem doenças relacionadas à velhice. Mutações nos genes ERCC1 e o PCNA, relacionados à reparação celular e ao envelhecimento, as diferem de outros mamíferos e podem explicar o aumento da longevidade e menor incidência de câncer na espécie. 

Um dos medicamentos criados pela Loyal para os cães, pode retardar o aparecimento de doenças relacionadas à idade, como demência e insuficiência renal. Essas doenças estão entre as principais razões para os proprietários sacrificarem um animal. Essa pílula, chamada Loy-002, que pode prolongar a vida dos cães em dois ou quatro anos, está na fase de testes em animais desde setembro de 2022.

O outro medicamento estudado é capaz de reduzir processos celulares associados especificamente a algumas raças caninas, principalmente as de maior porte. Essas são conhecidas por terem menor expectativa de vida quando comparadas às raças de pequeno porte. Existem doenças  específicas para cada uma das raças. Essa medicação, chamada Loy-001, tem previsão para iniciar os testes ainda em 2023.

A medicação deverá ser administrada a cada três ou seis meses ao longo da vida dos cães. Os fármacos funcionarão em um nível celular, ativando genes de reparação celular que alteram o padrão de metilação do DNA, para ajudar os animais de estimação a viverem mais saudáveis e por mais tempo. 

Cachorro branco
As pílulas da longevidade podem ajudar cachorros de diferentes raças a viverem mais tempo com boa saúde. Fonte: Freepik #ParaTodosVerem: ao fundo cachorro de pelo branco segurado por uma pessoa de uniforme azul cheirando uma das pílulas brancas que aparecem em primeiro plano. 

Próximos passos do estudo

Em março de 2023, a empresa obteve aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para liberação do tratamento em cães até 2025. O FDA é a agência responsável por controlar a fabricação e comercialização de alimentos e medicamentos dos EUA. No Brasil, o órgão equivalente é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa é a primeira vez que o FDA aceita um estudo clínico com a intenção de mostrar que um medicamento pode ser utilizado como prolongador da vida útil e da saúde de cães. 

O próximo passo é mostrar que os resultados promissores e eficazes em laboratório também ocorrem no “mundo real”. Este é o objetivo dos ensaios clínicos. Após obter a autorização do FDA para comercialização de seus medicamentos, a Loyal pretende criar uma marca para venda direta ao consumidor e aos veterinários

No site da Loyal os pais de pet podem se cadastrar para receber em primeira mão as notícias sobre a pesquisa dos novos produtos e os veterinários podem contribuir com os ensaios clínicos. Segundo a fundadora Celine, os medicamentos serão financeiramente acessíveis para os tutores de cães.

Pílula pode chegar para os humanos

A intenção da empresa é, no futuro, disponibilizar esse tipo de medicamento para qualquer espécie animal, incluindo os humanos, e comercializá-los em escala mundial. Os cães são um bom modelo para a saúde humana, e, os estudos clínicos envolvendo-os são mais baratos e simples de viabilizar. Por isso, esses medicamentos poderiam ser extrapolados para se obter maior expectativa de vida também para as pessoas

No entanto, ainda é necessário entender como o medicamento vai atuar e se ele trará de fato maior longevidade aos cães. Além disso, a validação do medicamento para uso humano ainda deve passar por muitos testes e aprovações dos órgãos regulatórios. De qualquer forma, a proposta de maior qualidade de vida já agrada muito tanto aos  donos de pets quanto àqueles que esperam que os resultados das pesquisas possam futuramente incluir testes em humanos. 

Perfil de Bruna Cardias
Texto revisado por Natália Lopes e Ísis V. Biembengut

Cite este artigo:
CARDIAS, B. B. Vida longa ao melhor amigo do homem: pílulas da longevidade para cães. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 10, 2023. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/vida-longa-melhor-homem-pilulas-da-longevidade-para-caes/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências

AMIGOS para sempre! Empresa cria pílula que faz cachorros viverem mais. Edital Concursos Brasil, 2023. Disponível em: <https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2023/02/amigos-para-sempre-empresa-cria-pilula-que-faz-cachorros-viverem-mais>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023. 
DIAS, Maria Clara. Startup está criando pílula que pode fazer cachorros viverem mais; entenda. Exame, 2023. Disponível em: <https://exame.com/negocios/startup-esta-criando-pilula-que-pode-fazer-cachorros-viverem-mais-entenda/>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023.
DOG longevity startup Loyal raises $27 million. GlobalPets, 2023. Disponível em: <https://globalpetindustry.com/article/dog-longevity-startup-loyal-raises-27-million>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023.
JOHNS, Tim. More time with your pets? SF biotech company trying to create fountain of youth for dogs. ABC News, 2023. Disponível em: <https://abc7news.com/dogs-making-pets-live-longer-longevity-sf-startup-loyal/12764742/>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023.
PÍLULA promete aumentar a vida de cachorros. Revista Oeste, 2023. Disponível em: <https://revistaoeste.com/tecnologia/pilula-promete-aumentar-a-vida-de-cachorros/>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023.
Fonte da imagem destacada: Freepik.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.