Nos últimos dias, um surto do vírus Nipah foi identificado na Índia, com cinco casos e duas mortes. Alguns estabelecimentos foram fechados para evitar risco de contaminação, e o ministro local pediu que as pessoas usem máscaras e evitem aglomerações. Mas, que vírus é esse? Podemos ter uma nova pandemia? Como se proteger?
O vírus Nipah pertence a mesma família dos vírus causadores da caxumba e sarampo, e foi identificado pela primeira vez na Malásia, em 1999. O nome Nipah refere-se a vila onde o vírus foi detectado pela primeira vez. Esse vírus é encontrado principalmente em morcegos e sua propagação ocorre por meio de contato com esses morcegos ou com suas secreções (saliva, urina, fezes). A transmissão entre pessoas também já foi notificada. Após a contaminação os sintomas podem surgir dentro de 4 a 14 dias e são principalmente relacionados a febre, dor de cabeça, dor muscular, vômitos, dor de garganta, tontura e sonolência. Em casos mais graves, o indivíduo pode apresentar problemas respiratórios e até mesmo coma. A doença apresenta alta letalidade e até o momento não há vacina ou medicamento para tratá-la.
Depois do primeiro surto em 1999, um segundo surto foi identificado em Bangladesh, e desde então alguns surtos vem sendo notificados esporadicamente. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), países do Sudeste Asiático e da África, como Camboja, Gana, Indonésia, Madagascar, Filipinas e Tailândia apresentam maiores riscos para surtos, uma vez que morcegos infectados foram encontrados nessas regiões. Segundo especialistas, o desmatamento e desequilíbrio ambiental podem ser alguns dos fatores que favorecem a proximidade dos morcegos infectados com humanos.
As autoridades afirmam que o risco de uma nova pandemia, agora com o vírus Nipah é baixo mas ressaltam que prevenir a disseminação do vírus é importante e que as pessoas não devem frequentar as regiões que apresentam surtos da doença nesse momento.
Fonte: BBC Brasil