A maioria dos estudantes entra na graduação sem a maturidade necessária para serem protagonistas do seu próprio aprendizado. Fonte: Pixabay. #PraTodosVerem: foto de um livro, um caderno aberto, um relógio despertador, um porta lápis e uma mochila, todos desorganizados em cima de uma mesa.
Você pode ter tirado notas boas e não ter muitas faltas no boletim, mas até onde isso significa que você realmente aprendeu alguma coisa? Os métodos de avaliação escolar muitas vezes apresentam brechas que permitem que um aluno que não compreendeu o conteúdo como esperado seja aprovado e dê continuidade aos seus estudos. E isso se torna um problema visível aos professores das universidades.
Por vezes, os alunos que chegam às salas de aula das universidades possuem um conhecimento superficial a respeito de assuntos importantes, que não foram incentivados ou para os quais não houve oportunidade ou interesse em aprofundar durante a escola. Isso precisa ser diferente na graduação.
Esteja ciente que o conteúdo que será apresentado pelos professores em sala de aula não dará conta da profundidade do conhecimento que você precisa atingir. Será necessária a sua dedicação em horário extra-aula para realmente aprender a matéria, sedimentar o conhecimento e entrar em contato com detalhes e outras perspectivas do assunto. Para isso você precisa de organização do estudo.
Estudar deverá ser uma atividade a ser praticada mesmo quando você não estiver dentro da faculdade. E se antes você não possuía uma rotina de estudos, vai precisar desenvolvê-la. A organização será essencial para isso.
Organização do tempo
Comece por organizar o seu tempo e encontre um horário no seu dia que possa ser reservado para os estudos, independentemente de quanto tempo você disponha para isso, seja de 15 minutos ou 2 horas… É importante que você consiga realizar isso diariamente, afinal, 15 minutos todos os dias somarão 5 horas mensais, que são muito melhores do que nenhuma hora.
Não precisa iniciar com períodos muito longos de estudo. Estudar é uma atividade que exige esforço mental e deve ser treinada como uma atividade física qualquer. Se você não possui o hábito de realizar estudos extraclasse, você não vai conseguir estudar por 5 horas seguidas. Mas meia hora é um tempo possível de ser realizado por quase qualquer estudante.
É importante também que você estude sempre no mesmo horário, pois o seu cérebro vai se adaptar a esse novo hábito mais rapidamente e será mais difícil “furar” o estudo.
Inicie com um período curto e vá aumentando o tempo aos poucos, para que você se acostume com a nova atividade. E à medida que aumenta o tempo, acrescente também intervalos. Note que depois de uns 20 ou 30 minutos de concentração sua mente começa a se dispersar e você não dá mais a mesma atenção ao que está estudando. Se você insistir em continuar estudando depois disso, seu desempenho cairá e você não vai aproveitar tanto o aprendizado.
Para resolver esse problema existe uma técnica chamada Pomodoro, que estabelece períodos de concentração e descanso a fim de que você possa aproveitar ao máximo seu estudo. O tempo definido pela técnica é, geralmente, de 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso, que somados contam 1 pomodoro. Ao completar 4 pomodoros (2 horas,) você deve fazer uma pausa maior, de 15 ou 30 minutos antes de voltar a estudar. Você pode usar um cronômetro para te dizer quando começar e quando pausar o estudo. Existem até aplicativos para celular que vão te ajudar a controlar esse tempo.
Neste texto do Profissão Biotec apresentamos alguns outros aplicativos e sites que vão ser úteis durante sua jornada acadêmica.
Organização do material
Como já mencionado, o material fornecido pelo professor em aula não será suficiente para o aprendizado, mas será seu ponto de partida. Reúna suas anotações de sala, os slides do professor e as leituras recomendadas. Também preocupe-se em buscar novas fontes de leitura e estudo. Para isso, é bom procurar vídeo-aulas de outros professores e buscar livros, artigos e notícias relacionados ao assunto para criar uma visão mais panorâmica da disciplina. Ou seja, monte sua biblioteca pessoal de estudos.
Para ajudar nessa tarefa, apresentamos neste texto 9 ferramentas para organizar a sua pesquisa.
Organização do ambiente
O ambiente que você vai estudar também é essencial. Procure estudar sempre no mesmo local, de preferência um ambiente arejado, bem iluminado, silencioso e organizado. Essas características vão permitir que você desenvolva a concentração necessária para o estudo.
Alguns recursos podem ser usados para aumentar o seu desempenho. Por exemplo, se você gosta de ouvir música enquanto estuda, procure sempre ouvir o mesmo estilo musical para determinada matéria a ser estudada. Isso vai facilitar a aprendizagem por meio da associação.
Preparando-se para a aula
O momento da aula é um dos mais importantes e também exige preparo do estudante. Então, leia sobre o assunto da aula previamente. Uma leitura de 10 minutos antes da aula já vai te inteirar sobre o assunto, criar algumas dúvidas que podem ser tiradas durante a aula e te ajudar a aumentar a concentração e melhorar a qualidade das suas anotações.
Não anote tudo que ouvir, mas busque já fazer uma síntese do seu entendimento sobre a matéria ao longo da aula, pois isso vai facilitar as consultas posteriores. Essas anotações serão usadas para fazer a revisão da matéria, que pode ser realizada logo após a aula ou antes do próximo encontro. Isso contribuirá para solidificar o conteúdo e evitará que seja necessário virar noites em claro a fim de estudar para as provas.
Realizando uma boa leitura
É evidente que ser um bom leitor não se resume apenas a compreender o sentido das palavras escritas em uma folha. Leitura não deve ser uma atividade passiva na qual você apenas aceita as informações contidas no papel. Portanto, antes de ler, defina qual seu objetivo com a leitura: entender um assunto, repassar alguns detalhes, responder uma questão específica…
Ao longo da leitura, pergunte-se o tempo todo: qual sentido esse conteúdo tem para mim? O autor está qualificado para falar sobre o tema? O assunto está sendo tratado sobre apenas um ponto de vista? Qual a idéia principal desse trecho? Confronte o que você está lendo com os seus conhecimentos e experiências prévias. Julgue criticamente o escritor e o ponto de vista dele.
Após a primeira leitura, que irá te dar uma visão geral do texto, retome a atividade sublinhando as palavras-chave que te ajudarão a revisar o conteúdo rapidamente em uma próxima consulta, sem precisar lê-lo por completo novamente. Destaque os trechos que você não compreendeu ou achou duvidoso e, após a leitura, também busque o significado das palavras desconhecidas.
Por fim, discuta o que você leu com seus colegas que estão estudando o mesmo assunto. Isso vai ajudar a entender detalhes aos quais você não deu atenção, compreender outros pontos vista sobre a matéria e reforçar o seu aprendizado por meio da verbalização do que foi lido.
Muitas outras dicas poderiam ser dadas a novos estudantes de graduação. Você pode pesquisar na internet outros métodos de estudo e testá-los para ver com quais você se adapta melhor. Nossa intenção com esse texto foi provocar os estudantes a deixarem a mentalidade de que apenas as notas importam e preocuparem-se em realmente aprender durante a graduação. Além disso, aproveite esse período tão rico para desenvolver seu senso crítico e sempre questionar as “verdades” lhe são apresentadas.
Cite este artigo:
MEDRADES, J. P. Você sabe aprender? 3 dicas básicas para melhorar seu desempenho na graduação. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/voce-sabe-aprender-3-dicas-basicas-para-melhorar-desempenho-graduacao>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências:
BASTOS, C. L., KELLER, V. Aprendendo a aprender, introdução à metodologia científica. 21ª ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2008.
Fonte da imagem destacada: Pixabay.