Está procurando um curso ou especialização em divulgação científica? Vem conhecer nossa lista com mais de 10 cursos nessa área ofertados no Brasil. [página atualizada em 17/04/2024]

Nos últimos anos, muitos pesquisadores e profissionais de áreas científicas têm se interessado em divulgar ciência e suas aplicações em uma linguagem mais acessível para o público não especializado.

Nós do Profissão Biotec falamos neste texto que você não precisa fazer parte de nenhum grupo oficial para fazer divulgação científica, você pode falar sobre ciência com seus amigos e familiares e em suas redes sociais!

Mas pensando em quem gostaria de se especializar e se profissionalizar no assunto, separamos uma lista de cursos curtos online e cursos de especialização para quem quer falar sobre ciência.

Cursos online

Os cursos online que listamos aqui são todos de acesso gratuito e são recomendados por alguns membros de nossa equipe. De modo geral, são cursos de curta duração para introdução no assunto e podem ser feitos por profissionais de áreas de ciência, estudantes, pós graduandos, jornalistas ou por qualquer um que tenha interesse em aprender sobre o assunto.

1. Introdução a divulgação científica da FioCruz

O curso é de curta duração, livre  e autoinstrucional. Em seu material didático, encontram-se informações para divulgação de materiais tanto em forma de texto quanto de vídeo e também dicas de como abordar diversos tipos de públicos.

  • Investimento: gratuito com emissão de certificado
  • Duração: 30h
  • Último Oferecimento: inscrições abertas [última verificação em abril 2024]
  • Onde fazer: Campus Virtual da FioCruz

2. Jornalismo Científico

Curso online de jornalismo científico desenvolvido pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) e pela Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net, na sigla em inglês). Não é necessário realizar inscrição, o curso pode ser acessado diretamente pelo site. 

  • Investimento: gratuito sem emissão de certificado
  • Público: jornalistas profissionais, estudantes de jornalismo e professores
  • Oferecimento: contínuo
  • Onde fazer: Página do curso da WFSJ 

3. Writing in the Sciences

Além do público de divulgadores científicos, esse curso é interessante também para quem deseja fazer redação científica mais técnica, pois apresenta lições e técnicas práticas que podem ser aplicadas em vários tipos de texto. O curso é em inglês. 

  • Investimento: gratuito.
  • Duração:  aproximadamente 30h
  • Oferecimento: contínuo
  • Onde fazer:  Coursera 

4. Programa de Formação Modular sobre Ciência Aberta da FioCruz

Este programa está organizado em quatro micro cursos gratuitos, na modalidade ensino à distância, e abertos a qualquer pessoa interessada em Ciência Aberta. O primeiro módulo, “O que é Ciência Aberta?”, é o que mais aborda o tema de divulgação científica ao tratar sobre acesso aberto, inovação aberta, educação aberta e ciência cidadã. Os outros módulos do programa são: ‘”Panorama histórico da Ciência Aberta”, “Propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta”, “Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais”, “Acesso aberto”, “Dados abertos”. “Panorama da Educação Aberta”, “Recursos Educacionais Abertos”.

  • Investimento: gratuito. Certificados de conclusão são expedidos para alunos que obtiverem nota igual ou superior que 70 na avaliação on-line.
  • Oferecimento: Contínuo
  • Onde fazer: Campus Virtual da FioCruz

5. Guia Completo para Produção de Conteúdo para Web 2.0 (Rock Content)

Este curso é voltado mais para capacitação em marketing de conteúdo, mas alguns conceitos também podem ser aplicados na redação de textos para divulgação científica. No curso é possível aprender como tornar o texto mais fluido e agradável ao leitor, além de conceitos  como conhecimento da persona (público alvo), escaneabilidade (facilidade de leitura do texto pelo celular), uso de palavras-chave e SEO (para facilitar o ranqueamento do conteúdo em ferramentas de buscas), entre outros. 

 6. Curso de especialização em escrita criativa 

Este curso não é exclusivo para interessados em divulgação científica, mas com ele você pode aprender como fazer uma história que cative a atenção do seu leitor do começo ao fim.Uma habilidade interessante também para divulgadores científicos, não acham? O curso é em inglês.

  • Investimento: gratuito. Para emissão de certificado é necessário o pagamento de uma taxa
  • Duração: cerca de 6 meses
  • Oferecimento: Contínuo
  • Onde fazer: Coursera

Cursos de especialização e pós graduação

Os cursos de especialização e mestrado na área de divulgação e comunicação científica são de longa duração (3 a 4 semestres), presenciais e com seleção mediante processo seletivo. Alguns cursos são pagos.

7. Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz

O mestrado é resultado de uma parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Fundação Cecierj. O curso possui três linhas de pesquisa: “Cultura científica e sociedade”, abrangendo reflexões sobre a dimensão cultural e social da ciência, da tecnologia e da saúde; “Educação, comunicação e mediação”, dedicando-se à interface entre as áreas da educação e da comunicação na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade; e a terceira linha “Estudo de público/audiência” para análise dos distintos públicos das diferentes atividades educativas e de divulgação científica. Acesse o site para verificar a abertura dos editais de processo seletivo.

8. Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz

Assim como o mestrado citado acima, a Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência é promovida pelo Museu da Vida, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

O curso lato sensu surgiu em 2009 com a proposta de  reflexão crítica sobre a interface entre ciência e sociedade, levando em consideração a multidimensionalidade e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na relação entre essas duas instâncias. É destinado a profissionais que atuem seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência. Acesse o site para verificar a abertura dos editais de processo seletivo.

9. Especialização lato sensu em Jornalismo Científico do Labjor Unicamp

A especialização em Jornalismo Científico é um curso lato sensu oferecido pelo Labjor desde 1999 e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa. O processo seletivo é composto por análise de texto e de currículo, numa primeira fase, e de prova escrita, prova de proficiência em inglês e entrevista, na segunda fase.

Além das disciplinas, os alunos participam de seminários e palestras com destacados jornalistas e cientistas que se dedicam à divulgação científica, participam de oficinas de jornalismo científico e de multimeios com exercícios práticos de divulgação nas diversas mídias. Esta especialização permite que o aluno receba uma bolsa Mídia Ciência da FAPESP. Acesse o site para verificar a abertura dos editais de processo seletivo.

  • Investimento: Gratuito
  • Duração: 3 semestres
  • Público:  estudantes, pesquisadores, professores, comunicadores da ciência, jornalistas
  • Aulas: às segundas-feiras
  • Inscrições: Meio do ano
  • Último oferecimento: 2023
  • Onde fazer: Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor) da Unicamp, Campinas – SP

10. Mestrado Divulgação Científica e Cultural do LabJor Unicamp

O Mestrado foi criado em 2008 e busca capacitar pesquisadores para o estudo mais aprofundado dos debates sobre cultura, ciência e tecnologia.O curso permite que o profissional tenha uma formação cultural, a fim de, produzir análises críticas e reflexivas dos objetos, sejam eles os avanços da C&T, a forma como é feita a própria própria divulgação científica e tecnológica em nossa sociedade, ou as produções tecnológicas, eventos artísticos e culturais da atualidade. Acesse o site para verificar a abertura dos editais de processo seletivo.

  • Investimento: Gratuito
  • Duração: 2 anos
  • Público: estudantes, pesquisadores, professores, comunicadores da ciência, jornalistas
  • Inscrições: Geralmente no começo do ano. 
  • Inscrições processo seletivo 2023/2024:  até 04/09/2023
  • Último oferecimento: 2023/2024
  • Onde fazer: Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor) da Unicamp, Campinas – SP

11. Especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica

O curso de especialização foi criado em 2019 e visa a formação de profissionais  para o planejamento, realização e avaliação de projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.

12. Especialização Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica da IFRJ

A especialização busca aproximar profissionais de diferentes áreas (cientistas, artistas, músicos, jornalistas) para reduzir distâncias entre as diferentes áreas de atuação na sociedade. Promove uma discussão de conceitos práticos e realidade para formar profissionais com atuação no âmbito da educação e divulgação científica – com ênfase nos museus e centros de ciências. Acesse o site para verificar a abertura dos editais de processo seletivo.

  • Duração: 360h
  • Público: jornalistas, professores, produtores culturais, cientistas e demais profissionais envolvidos com a educação e a divulgação científica
  • Inscrições: Verifique a publicação de editais no site do IFRJ.
  • Última atualização do site: 2024
  • Onde fazer: IFRJ, Rio de Janeiro – RJ

13. Amerek – curso de especialização em comunicação da ciência – UFMG

O curso, lançado em 2019 e com a primeira turma em 2020, é ofertado pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais com parceria  da Diretoria de Divulgação Científica, vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, e o Instituto Serrapilheira, que subsidia a iniciativa. A especialização tem o objetivo de formar comunicadores comprometidos com a democratização e popularização da ciência.

  • Investimento: 18 parcelas de R$ 350; o valor à vista é de R$ 5.355
  • Duração: 18 meses
  • Público: cientistas, comunicadores, jornalistas, educadores, gestores, estudantes e quaisquer interessados
  • Aulas: às segundas-feiras
  • Últimas inscrições: até 05 de fevereiro de 2024
  • Último oferecimento: 2024
  • Onde fazer: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha, Belo Horizonte – MG

Qual dos principais cursos online e especialização em divulgação científica existentes no Brasil você vai fazer primeiro? Deixamos algum curso de fora da lista? Fale para a gente nos comentários! 

Texto revisado por Bianca Chaves e Bruna Lopes

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X