4 documentários aos quais todo biotecnologista deveria assistir

Assistir a um documentário é uma ótima forma de estudar sobre Biotecnologia e de ter uma nova perspectiva sobre algum assunto na área. Os documentários listados abaixo evidenciam o quanto os avanços da ciência impactam no nosso dia a dia, e de como a biotecnologia pode trabalhar para encontrar soluções para muitos dos problemas que afligem a nossa sociedade moderna. Ficou curioso? Que tal fazer uma maratona e conferir a nossa lista de sugestões?

 

  • Resistance

 Resistance: um documentário sobre a epidemia das bactérias resistentes. Fonte: Co-add

Documentário disponível na Netflix, dirigido por Michael Graziano, que aborda um tema de relevância pública: as bactérias super resistentes. Um estudo aponta que, em média, um quinto das infecções pós cirúrgicas são causadas por bactérias com esta característica. Em meio a esse cenário, o documentário mostra como surgiram os antibióticos e como o seu uso descontrolado levou ao aparecimento de organismos resistentes a qualquer medicamento presente no mercado. A produção é composta por relatos de cientistas, pacientes e familiares que evidenciam o quão grave é o problema. Como biotecnologistas, cabe a nós refletirmos sobre possíveis  alternativas para a atual situação.

 

  • Cooked

Cooked: uma perspectiva científica, histórica e cultural sobre o preparo dos alimentos. Fonte: Pipocando

Também disponível na Netflix e protagonizado pelo jornalista americano Michael Pollan, o documentário se propõe a explicar as transformações que ocorrem durante o preparo dos alimentos, sob uma perspectiva científica, histórica e cultural. Cada um dos quatro episódios leva o nome de um dos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. No episódio “terra”, Pollan fala sobre a fermentação e da sua importância para o desenvolvimento da humanidade, explicando como tal processo está relacionado com o desenvolvimento de monoculturas e a possibilidade de conservação de alimentos em condições adversas. Também mostra como os alimentos fermentados estão presentes na nossa dieta.

 

  • Oceanos de Plástico

Oceanos de Plástico: uma análise das consequências do consumo excessivo de plásticos e os efeitos na saúde marinha e humana.  Fonte: Veolia

Estrelado pela mergulhadora e ativista Tanya Streeter e pelo jornalista Craig Leeson, esse documentário disponível na Netflix,  mostra os impactos causados no oceano devido ao consumo excessivo de plástico. É composto por uma série de entrevistas com cientistas que explicam o quão insustentável é o consumo desse material para a qualidade de vida no planeta Terra, enfatizando os impactos negativos da poluição na vida de diversos animais marinhos e de como esses impactos influenciam na saúde humana. São abordados conceitos como biorremediação e fitorremediação, duas áreas da biotecnologia ambiental.

 

  • Células Tronco: a chave da regeneração

Células Tronco: a chave da regeneração: avanços da ciência brasileira na área da medicina regenerativa. Fonte: Documentários vários 

Esse é um documentário produzido pelo Discovery Channel, que está disponível no YouTube. Para os interessados em medicina regenerativa, este material explica o que são células-tronco e como elas podem ser isoladas. Apresenta também entrevistas com cientistas brasileiros que estudam as aplicações dessas células como forma de tratamento para algumas doenças. Além de mostrar alguns estudos desenvolvidos aqui no Brasil e seus resultados, o documentário aponta para um futuro na área da saúde em que a biotecnologia é a protagonista.

 

Se você já assistiu a algum desses documentários ou se tem alguma outra sugestão, deixe o seu comentário! Gostou das sugestões? Que tal dar uma olhada em: 8 Séries e Filmes de ficção que abordam Biotecnologia, As 10 melhores palestras TED sobre biotecnologia e 7 livros relacionados à Biotecnologia?

 

Revisado por Thais SempreBom e Mariana Pereira

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.