Todos os dias recebemos novas informações de diversas áreas e em grande quantidade, seja por meio da televisão, do rádio e, principalmente, dos dispositivos móveis e redes sociais. Entretanto, como qualquer pessoa, não dominamos completamente todos os assuntos que nos são apresentados. Sendo assim, muitas vezes, algumas notícias e informações não são completamente compreendidas.
E isso não é diferente na Biotecnologia! Muitas vezes, os biotecnologistas utilizam termos muito específicos e que a maioria da população desconhece. Pensando nisso, o PB preparou um Glossário de Biotecnologia para você conhecer alguns dos termos mais comuns na biotecnologia!
1. Biotecnologia
Vamos começar pelo começo, então! Um dos termos que mais causa dúvida é a própria palavra Biotecnologia. O que significa? De onde vem?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, o conceito de Biotecnologia em seu sentido amplo abrange a manipulação de micro-organismos, plantas e animais objetivando à obtenção de processos e produtos de interesse para a sociedade. Esse conceito é intimamente relacionado com a etimologia da palavra, que remete ao estudo prático da vida. Aqui no Profissão Biotec temos um texto muito bom com a forma simples de explicar o que é Biotecnologia.
É importante destacar que apesar do termo ser relativamente novo, a biotecnologia em sua forma clássica já era utilizada pelos povos há mais de 5 mil anos, principalmente na fermentação de alimentos e bebidas, como o pão e o vinho!
2. Enzimas
Enzimas são moléculas orgânicas do grupo das proteínas. Sua função é de catálise de reações químicas intra ou extracelulares, ou seja, aumentam a velocidade com que essas reações ocorrem. Na ausência das enzimas, as reações químicas dos organismos dificilmente aconteceriam, estabelecendo assim a importância das mesmas no metabolismo dos seres vivos. Devido à essa característica de capacidade catalítica, essas enzimas possuem muitas aplicações na pesquisa e indústria, como a farmacêutica e alimentar.
3. Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)
Uma das principais aplicações enzimáticas na pesquisa é na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), o mesmo ensaio que está sendo amplamente utilizado para o diagnóstico de Covid-19! Na PCR, uma região específica do DNA é amplificada diversas vezes, ou seja, são feitas milhões de cópias dessa região in vitro. Para tanto, é necessário o uso de uma enzima com atividade de DNA polimerase que seja resistente à altas temperaturas.
Atualmente, a enzima mais utilizada é a Taq polimerase, que foi primeiramente isolada da bactéria Thermus aquaticus e agora é produzida em grande escala na bactéria Escherichia coli por meio da técnica de DNA recombinante.
4. Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) x Transgênicos
Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são aqueles que passaram por alguma forma de manipulação genética a fim de melhorar alguma característica desejada. Aqui é importante ressaltar que OGMs e transgênicos não são sinônimos! Isso porque os OGMs possuem apenas o seu próprio material genético manipulado, intensificando ou reduzindo a expressão de uma proteína específica, por exemplo. Enquanto que um organismo transgênico recebe material genético de organismos de diferente espécies. Logo, todo transgênico é um OGM uma vez que passou por manipulação do seu material genético, mas nem todo OGM é transgênico.
Um exemplo de aplicação biotecnológica de OGMs é a produção de bioplásticos. Algumas bactérias possuem a capacidade de produzir polímeros que podem dar origem à bioplásticos, como o PLA. Então, para obter uma grande quantidade deste polímero, essas bactérias são manipuladas a fim de aumentar o metabolismo responsável por essa produção. Você pode ler um pouco mais aqui!
Para os transgênicos, além da aplicação mais comumente conhecida na agricultura e produção de alimentos, também é possível citar a produção de animais transgênicos para a pesquisa em doenças. Esse animais possuem alterações genéticas que reproduzem doenças como a Doença de Alzheimer e o Transtorno do Espectro Autista. O Charles River Laboratories é uma empresa que fornece esse animais.
5. Recombinante (DNA recombinante)
A tecnologia do DNA recombinante é uma das técnicas que permitem a obtenção de OGMs e transgênicos. Ela também é conhecida como clonagem molecular ou clonagem/manipulação gênica e é uma das técnicas usadas na engenharia genética. É importante ressaltar que apesar de existir a associação comum entre o termo clone com um organismo inteiro, como a ovelha Dolly; na Biotecnologia, o procedimento de clonagem inclui fazer cópias geneticamente iguais seja de um organismo completo ou de um pequeno fragmento de DNA.
Essa tecnologia é amplamente utilizada para a obtenção de produtos de interesse para todos. Um dos exemplos é a produção da insulina recombinante, amplamente distribuída e utilizada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I, aqui no nosso texto você pode ler mais sobre! Outro exemplo é a produção de plantas transgênicas resistentes à pragas, como o milho Bt, que a partir da técnica de clonagem molecular, passou a produzir uma proteína tóxica para algumas espécies de lagartas.
Apesar dos termos bem próprios das ciências biológicas, a Biotecnologia não é uma ciência fechada e é acessível para todos que desejam aprender um pouco mais! A nossa tarefa aqui é sempre compartilhar com vocês informações e novidades sobre Biotecnologia, então continue nos acompanhando!