A Biotecnologia é uma área com diversos termos muito específicos! Conheça em nosso texto os significados de alguns deles!

Todos os dias recebemos novas informações de diversas áreas e em grande quantidade, seja por meio da televisão, do rádio e, principalmente, dos dispositivos móveis e redes sociais. Entretanto, como qualquer pessoa, não dominamos completamente todos os assuntos que nos são apresentados. Sendo assim, muitas vezes, algumas notícias e informações não são completamente compreendidas.

E isso não é diferente na Biotecnologia! Muitas vezes, os biotecnologistas utilizam termos muito específicos e que a maioria da população desconhece. Pensando nisso, o PB preparou um Glossário de Biotecnologia para você conhecer alguns dos termos mais comuns na biotecnologia!

1. Biotecnologia

Vamos começar pelo começo, então! Um dos termos que mais causa dúvida é a própria palavra Biotecnologia. O que significa? De onde vem?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, o conceito de Biotecnologia em seu sentido amplo abrange a manipulação de micro-organismos, plantas e animais objetivando à obtenção de processos e produtos de interesse para a sociedade. Esse conceito é intimamente relacionado com a etimologia da palavra, que remete ao estudo prático da vida. Aqui no Profissão Biotec temos um texto muito bom com a forma simples de explicar o que é Biotecnologia.

É importante destacar que apesar do termo ser relativamente novo, a biotecnologia em sua forma clássica já era utilizada pelos povos há mais de 5 mil anos, principalmente na fermentação de alimentos e bebidas, como o pão e o vinho!

Representação gráfica da multidisciplinaridade da Biotecnologia. Fonte: Por KCMOKS (Wikimedia Commons).


2. Enzimas

Enzimas são moléculas orgânicas do grupo das proteínas. Sua função é de catálise de reações químicas intra ou extracelulares, ou seja, aumentam a velocidade com que essas reações ocorrem. Na ausência das enzimas, as reações químicas dos organismos dificilmente aconteceriam, estabelecendo assim a importância das mesmas no metabolismo dos seres vivos. Devido à essa característica de capacidade catalítica, essas enzimas possuem muitas aplicações na pesquisa e indústria, como a farmacêutica e alimentar. 

3. Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

Uma das principais aplicações enzimáticas na pesquisa é na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), o mesmo ensaio que está sendo amplamente utilizado para o diagnóstico de Covid-19! Na PCR, uma região específica do DNA é amplificada diversas vezes, ou seja, são feitas milhões de cópias dessa região in vitro. Para tanto, é necessário o uso de uma enzima com atividade de DNA polimerase que seja resistente à altas temperaturas.

Atualmente, a enzima mais utilizada é a Taq polimerase, que foi primeiramente isolada da bactéria Thermus aquaticus e agora é produzida em grande escala na bactéria Escherichia coli por meio da técnica de DNA recombinante.

Estrutura da enzima Taq polimerase, utilizada na reação de PCR para amplificação de fragmentos de DNA. Fonte: Laos, R.; Thomson, J.; Benner, S., 2014.


4. Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) x Transgênicos

Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são aqueles que passaram por alguma forma de manipulação genética a fim de melhorar alguma característica desejada. Aqui é importante ressaltar que OGMs e transgênicos não são sinônimos! Isso porque os OGMs possuem apenas o seu próprio material genético manipulado, intensificando ou reduzindo a expressão de uma proteína específica, por exemplo. Enquanto que um organismo transgênico recebe material genético de organismos de diferente espécies. Logo, todo transgênico é um OGM uma vez que passou por manipulação do seu material genético, mas nem todo OGM é transgênico.

Um exemplo de aplicação biotecnológica de OGMs é a produção de bioplásticos. Algumas bactérias possuem a capacidade de produzir polímeros que podem dar origem à bioplásticos, como o PLA. Então, para obter uma grande quantidade deste polímero, essas bactérias são manipuladas a fim de aumentar o metabolismo responsável por essa produção. Você pode ler um pouco mais aqui!

Para os transgênicos, além da aplicação mais comumente conhecida na agricultura e produção de alimentos, também é possível citar a produção de animais transgênicos para a pesquisa em doenças. Esse animais possuem alterações genéticas que reproduzem doenças como a Doença de Alzheimer e o Transtorno do Espectro Autista. O Charles River Laboratories é uma empresa que fornece esse animais.

5. Recombinante (DNA recombinante)

A tecnologia do DNA recombinante é uma das técnicas que permitem a obtenção de OGMs e transgênicos. Ela também é conhecida como clonagem molecular ou clonagem/manipulação gênica e é uma das técnicas usadas na engenharia genética. É importante ressaltar que apesar de existir a associação comum entre o termo clone com um organismo inteiro, como a ovelha Dolly; na Biotecnologia, o procedimento de clonagem inclui fazer cópias geneticamente iguais seja de um organismo completo ou de um pequeno fragmento de DNA. 

Essa tecnologia é amplamente utilizada para a obtenção de produtos de interesse para todos. Um dos exemplos é a produção da insulina recombinante, amplamente distribuída e utilizada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I, aqui no nosso texto você pode ler mais sobre! Outro exemplo é a produção de plantas transgênicas resistentes à pragas, como o milho Bt, que a partir da técnica de clonagem molecular, passou a produzir uma proteína tóxica para algumas espécies de lagartas.

Apesar dos termos bem próprios das ciências biológicas, a Biotecnologia não é uma ciência fechada e é acessível para todos que desejam aprender um pouco mais! A nossa tarefa aqui é sempre compartilhar com vocês informações e novidades sobre Biotecnologia, então continue nos acompanhando! 

Texto revisado por Bruna Lopes e Letícia Cruz
REFERÊNCIAS:
BIOTECNOLOGIA. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em <https://www.mma.gov.br/informma/item/7510-biotecnologia.html>. Acesso em 26 Mar 2020.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. Bioquímica Básica. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

Os princípios da clonagem molecular: DNA recombinante. KASVI. Disponível em <https://kasvi.com.br/clonagem-molecular-dna-recombinante/>. Acesso em 31 Mar 2020.

REAÇÃO em cadeia da polimerase (PCR). Khan Academy. Disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology/dna-sequencing-pcr-electrophoresis/a/polymerase-chain-reaction-pcr>. Acesso em 26 Mar 2020. 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.