Na série Perfil de Pesquisadores Brasileiros, o Profissão Biotec entrevista renomados cientistas brasileiros. Neste post, conheça o Dr Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda: Liderando pesquisas sobre doenças infecciosas e parasitárias que afetam a população brasileira.

Os brasileiros, de um modo geral, confiam na ciência e nos cientistas, de acordo com  pesquisas de 2015 e de 2019 sobre percepção da sociedade em relação à ciência. Mas são poucos os brasileiros que sabem dizer o nome de um cientista brasileiro e de um instituto de pesquisa tupiniquim. Pensando em ajudar a mudar essa situação, o Profissão Biotec criou o projeto “Perfil de Pesquisadores Brasileiros” para apresentar pesquisadores que fazem ciência de ponta (e em biotecnologia) em nosso país! 

Conheça no perfil de hoje o pesquisador Dr Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, médico e especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (FIOCRUZ- Amazonas). Ele lidera pesquisas sobre malária, arbovírus e doenças emergentes, e coordenou os primeiros estudos clínicos , no Brasil, sobre a segurança da cloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19.

Dr Marcus Vinícius  Guimarães de Lacerda. Fonte: Lattes

Dr Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda: Liderando pesquisas sobre doenças infecciosas e parasitárias que afetam a população brasileira

O Dr. Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda atua com destaque, há mais de 20 anos, em pesquisas sobre doenças infecciosas e parasitárias que atingem os brasileiros, especialmente a população amazônica. Recentemente, seu grupo foi o primeiro no Brasil a investigar a segurança e eficácia da cloroquina em pacientes com COVID-19. Com mais de 270 publicações em revistas científicas e homenagens em reconhecimento à sua relevante contribuição no controle da malária no Amazonas, o Dr. Marcus Vinícius destaca-se como um dos mais importantes pesquisadores brasileiros.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais da sua trajetória.

Profissão Biotec: Qual é a sua formação acadêmica e cargo atual? 

Marcus Vinícius  Guimarães de Lacerda: Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília; Especialização em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, Manaus, Amazonas; Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. 

Atualmente, o Dr Marcus  é professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da Kent State University (EUA).

PB: Em que profissional se inspirou para seguir essa carreira?

MVGL: Em Philip Marsden, professor de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, inglês de nascimento.

PB: Qual é seu livro de cabeceira, série preferida e filme favorito?

MVGL: Livro: Sonhos Tropicais (Moacyr Scliar),Série: Billions (Netflix), Filme: Torre de Babel (Iñárritu).

PB: Quais eventos aconteceram na sua vida que te levaram onde está agora? 

MVGL: Um contato com padres missionários canadenses na Amazônia, em 1998, me trouxe até Manaus, onde me especializei em Medicina Tropical, e de onde nunca mais saí.

PB: Qual é a sua principal área de pesquisa ? 

MVGL: Meu principal foco são os estudos sobre como eliminar a malária. Adicionalmente estudos sobre melhores formas de tratamento e prevenção de HIV/Aids, tuberculose, além de estudos sobre a dinâmica de transmissão de arboviroses, ou seja, viroses transmitidas por mosquitos.

PB: Por que você escolheu esse tema de pesquisa?

MVGL: São os problemas que mais acometem a população da Amazônia. O pesquisador precisa trabalhar com aquilo que incomoda a população, e não com o que quer ou se sente à vontade.

PB: Onde você vê sua pesquisa nos próximos 5 anos? 

MVGL: Nos próximos cinco anos, pretendemos propor medidas concretas para que a malária desapareça do Brasil. Precisamos gastar nossos esforços em doenças novas e mais complexas. Para as doenças contra as quais existe tratamento eficaz, é hora de pensar alto e mirar sua eliminação. O Brasil precisa pensar alto e eliminar doenças velhas que ainda comprometem sua população mais vulnerável.

Atualmente, o Dr Marcus Vinícius coordena projetos de pesquisa sobre arboviroses (chikungunya, dengue, zika), malária, HIV, tuberculose, e mais recentemente, sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

PB: Como você se sente em relação à ciência brasileira?

MVGL: Acho que ela ficou desacreditada com a pandemia de COVID-19. [Devido] a  política e o desespero da população, [as pessoas] se esqueceram de tudo aquilo em que investiram nas últimas décadas. Vários de nós [cientistas] fomos expostos ao julgamento de pessoas que não compreendem o método da pesquisa.

PB: Quais dicas você daria a biotecnologistas ainda na graduação?

MVGL: Que se concentrem em resolver problemas reais, e que não tenham medo de mudar de opinião e de ideias.

PB: Quais as dificuldades de fazer pesquisa no Brasil?

MVGL: Todo o sistema precisa estar preparado para a pesquisa, desde a importação de produtos, a legislação. No Brasil cada peça do quebra-cabeça está ainda separada.

PB: Você realiza atividades de extensão ou divulgação científica? Quais?

MVGL: Escrevo uma coluna semanal em jornal de ampla circulação em Manaus, sobre ciência e doenças infecciosas.

PB: Recentemente, o senhor publicou estudos sobre a COVID-19 e sobre o uso da cloroquina em pacientes hospitalizados. Existem outros estudos em andamento? Quais são suas expectativas para os próximos estudos/resultados?

MVGL: Verificamos que a cloroquina não era capaz de eliminar o vírus SARS-CoV-2 da secreção respiratória de pacientes internados com COVID-19, além disso, mostramos que doses mais altas, que poderiam ter maior atividade, não são seguras. Há novos resultados com o uso de corticoides nessa doença, mostrando que o uso em pacientes com pouca inflamação pode ser maléfico, por isso o cuidado no uso indiscriminado de corticoides. [O artigo contendo esses resultados foi publicado na revista científica JAMA Network Open].

O grupo de pesquisa do Dr Marcus Vinícius, o primeiro a investigar o uso de cloroquina em pacientes com COVID-19 no Brasil, foi vítima de ataques no início da pandemia. A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e outras entidades científicas se manifestaram em defesa dos pesquisadores. Leia a nota na íntegra.

PB: Na sua opinião, além de pesquisas sobre vacinas e medicamentos, como a ciência pode contribuir em um momento de pandemia como esse? 

MVGL Com estudos sociais, demonstrando como podemos aperfeiçoar nossa crença nas instituições e como podemos fortalecê-las.

Para conhecer mais sobre a nossa ciência, continue acompanhando o quadro “Perfil de Pesquisadores Brasileiros” do Profissão Biotec! Confira também os infográficos desse quadro e mande para seus amigos! Ah, acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma entrevista! Facebook / LinkedIn / Instagram.

Entrevista realizada por: Bruna Lopes

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor