Entenda as diferenças entre uma incubadora orbital e um biorreator e quais as vantagens e dificuldades para realizar a transferência de um bioprocesso.

Os bioprocessos utilizam microrganismos, células, enzimas e organismos autotróficos para obtenção de produtos de interesse humano, e podem ser realizados em equipamentos como a incubadora orbital tipo shaker ou o biorreator. Em textos anteriores, destacamos como escolher o tipo de incubadora orbital, quais as boas práticas para utilizá-la e como melhorar a produtividade de um bioprocesso.

Mas, e o biorreator? Você sabe como ele funciona e quais são as diferenças entre ele e uma incubadora orbital? Você conhece boas práticas para transferir seu bioprocesso de uma incubadora orbital para um biorreator? Vamos entender mais sobre isso!

Diferença entre incubadora orbital e biorreator

A incubadora orbital é um dos equipamentos mais utilizados para os bioprocessos em laboratórios. Embora perca na capacidade de controle dos parâmetros e coleta de dados, permite a realização de uma maior quantidade de experimentos simultâneos sob uma mesma condição. Normalmente é usada nas fases iniciais do desenvolvimento do projeto, em triagens, e para fazer a reativação e o cultivo inicial do inóculo em processos industriais.

O biorreator é o equipamento considerado mais especializado para aplicações industriais e acadêmicas em média e larga escala, possibilitando maior rendimento e produtividade aos experimentos. As versões mais modernas possuem estrutura cada vez mais compacta e com diferentes possibilidades de uso, tanto em escala laboratorial quanto industrial.

Incubadora Shaker e Biorreator
Figura: Exemplo de incubadora orbital e biorreator. #Paratodosverem: À esquerda, uma imagem de uma incubadora orbital Multitron (equipamento com 3 unidades empilhadas, com frascos de cultivo variados, e painel de controle na parte lateral para monitoramento de parâmetros como temperatura, CO2, agitação e umidade relativa) e à direita, um biorreator Minifors 2 (equipamento com vasos de cultura de 6 litros de volume total, com bases planas e arredondadas, 4 bombas peristálticas e tela touchscreen integrada). Fonte: INFORS HT.

Uma das principais diferenças entre incubadora orbital e biorreator é a capacidade de volume de trabalho. A incubadora orbital permite o cultivo em recipientes de pequenos volumes (como por exemplo placas de poços profundos, com volumes entre 1 mililitro a volumes maiores de até 2 litros de volume de trabalho por frasco). Os biorreatores, no entanto, tem capacidades de volumes maiores de trabalho: o biorreator de “bancada” trabalha normalmente com poucos litros (entre 120 mililitros até 10 litros); o biorreator de planta piloto (um nível intermediário entre laboratório e indústria) possui volumes de trabalho que podem chegar até cerca de 300 litros; e biorreatores industriais tem capacidade de trabalho para centenas a milhares de litros. 

Incubadora orbital e biorreator de bancada
Figura: Diferença na capacidade de volume de trabalho de incubadora orbital e biorreator de bancada – Um biorreator de bancada com volume de trabalho de 3 litros que equivale a mesma produtividade de biomassa de 18 frascos com 1 litro de volume de meio em uma incubadora orbital. #Paratodosverem: À esquerda, um esquema de um biorreator (equipamento com vasos de cultura), e à direita um esquema de 18 frascos cheios de líquido laranja representando o meio de cultivo, e entre as duas imagens o símbolo de similar. Fonte: INFORS HT.

Por que transferir seu bioprocesso de uma incubadora orbital para um biorreator?

Muitos pesquisadores ainda acham que os biorreatores são equipamentos complexos e de alto custo, mas o uso do biorreator em um bioprocesso traz vantagens que aprimoram os seus resultados e permitem a ampliação da escala, ou seja, o trabalho com volumes maiores, em condições mais próximas de um bioprocesso industrial. As principais vantagens são listadas a seguir:

  • Alta produtividade e rendimento: O uso do biorreator permite obtenção de densidades celulares mais altas (maior rendimento) em menos tempo e maior conversão do substrato em produto, devido a melhores condições de mistura e aeração.
  • Informações em tempo real: A coleta de informações em tempo real possibilita maior medição e controle dos parâmetros individuais como temperatura e oxigênio dissolvido. A tabela abaixo destaca uma comparação dos parâmetros de cultivo que podem ser monitorados em incubadora orbital e biorreatores.
 Tabela - Comparação dos parâmetros de cultivo monitorados em incubadora orbital e biorreator.
Tabela – Comparação dos parâmetros de cultivo monitorados em incubadora orbital e biorreator. Em verde, os parâmetros já inclusos no equipamento, e em azul os parâmetros que precisam de equipamento adicional para serem monitorados. Adaptado de INFORS HT.
  • Adaptabilidade: É possível ajustar parâmetros (como pH), corrigir desvios na transferência de oxigênio, automatizar o bioprocesso para tomar decisões, ou realizar a integração de vários biorreatores com uma plataforma de bioprocessamento.
  • Maior controle do bioprocesso: Uma das principais vantagens do biorreator é a possibilidade de controlar, inclusive de maneira remota, um único parâmetro ou o processo como um todo a partir do software integrado ao equipamento.
  • Possibilidades de ampliação do bioprocesso: Enquanto a incubadora orbital é mais utilizada para produção em pequena escala, o biorreator possibilita aumento da produção para níveis comerciais. Até mesmo o biorreator de bancada pode alcançar altos rendimentos.

Fatores críticos para a transferência do bioprocesso 

Ao transferir seu bioprocesso de uma incubadora orbital para um biorreator, o ambiente de cultivo das células/microrganismos sofrerá uma grande mudança, o que pode ocasionar prejuízos às células mais sensíveis ou alteração de parâmetros vitais como a aeração.

Dentre os fatores que merecem atenção durante essa transferência estão:

  • Transferência de oxigênio: É um fator muito crítico, principalmente em bioprocessos utilizando células de mamíferos. Por isso, para garantir a disponibilidade adequada de oxigênio, a velocidade de agitação, a taxa de fluxo do gás e a composição do gás devem ser controladas para que uma mistura homogênea possa ser alcançada.
  • Homogeneização do meio de cultura: Durante o processo de transferência, uma mistura insuficiente do meio de cultura pode alterar os níveis de pH e nutrientes, prejudicando o crescimento celular.
  • Acumulação de CO2: O aumento da concentração de CO2 (dióxido de carbono), que pode ocorrer devido às baixas taxas de aeração, também prejudica o crescimento celular e a qualidade do produto final.

É importante estar atento aos parâmetros de engenharia do biorreator que podem influenciar o processo de aumento de escala do bioprocesso, e ter uma equipe qualificada para manusear o biorreator. Além disso, também é necessário optar por equipamentos de qualidade que possuam maior durabilidade, que não favoreçam a contaminação e que tenham um design otimizado para permitir altos rendimentos e produtividade, evitando desperdício de recursos financeiros e interrupções desnecessárias do experimento.

Confira aqui um webinar com mais informações sobre transferência de bioprocessos, atividade realizada por organizações como o Laboratório Nacional de Biorrenováveis do CNPEM e o Instituto SENAI de Inovação Biomassa.

Ao longo da série você conheceu a importância da incubadora orbital para o desenvolvimento de um bioprocesso e como o biorreator também pode ser uma alternativa vantajosa para os seus experimentos. A escolha entre incubadora orbital e biorreator depende de uma série de fatores (rendimento desejado, tempo para execução do experimento, produtividade, recursos financeiros disponíveis, entre outros) e deve considerar a qualidade do equipamento e os recursos oferecidos por ele. Lembre-se sempre de que a produtividade e qualidade dos seus resultados dependem diretamente da escolha adequada desses equipamentos! 

Perfil Bruna Lopes
Texto reviso por Caroline Salvati e Natália Videira

Cite este artigo:
LOPES, B. P. Transferência de bioprocessos: da incubadora orbital para o biorreator. Revista Blog do Profissão Biotec, v.8, 2021. Disponível: <https://profissaobiotec.com.br/transferencia-bioprocessos-incubadora-orbital-para-biorreator/. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências:

5 Reasons to Move from Shake Flasks to a Bioreactor. Disponível em: https://www.infors-ht.com/en/blog/5-reasons-to-move-from-shake-flasks-to-a-bioreactor/ Acesso em 09 de julho de 2021.
Borzani, W. et al. Biotecnologia Industrial – Engenharia Bioquímica. Vol 2, 1ª edição. Editora Edgard Blucher, 1983.
Biorreatores de bancada. Disponível em: https://www.infors-ht.com/en/bioreactors/bench-top-bioreactors/ Acesso em 09 de julho de 2021.
Everything You Ever Wanted to Know About Cell Culture Process Transfer. Disponível em: https://www.infors-ht.com/en/blog/everything-you-ever-wanted-to-know-about-cell-culture-process-transfer/ Acesso em 09 de julho de 2021.
O que é um biorreator e como ele funciona? Disponível em: https://www.infors-ht.com/en/blog/what-is-a-bioreactor-and-how-does-it-work/ Acesso em 09 de julho de 2021.
Fonte da imagem destacada: INFORSHT.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor situs gacor