O Dia Nacional da Imunização é celebrado no dia 9 de junho com o principal objetivo de alertar sobre a importância da vacina para os indivíduos e para a saúde coletiva.
Mas afinal, você sabe o que é Imunização e qual sua importância? Nesse texto, vamos entender os conceitos importantes acerca da Imunização.
O que é?
A Imunização é, em termos práticos, um processo para tornar uma pessoa ou animal resistente a uma certa doença. Essa resistência não necessariamente impede a infecção, mas torna os sintomas mais leves.
Para entendermos esse conceito, devemos levar em conta a relação entre doenças infecciosas e resposta imunológica, termos de grande importância no contexto tratado.
As doenças infecciosas são patologias causadas por microorganismos (bactérias, vírus, fungos ou protozoários). Para a maioria dos estudiosos, doenças infecciosas e doenças transmissíveis são sinônimos, visto que há uma alta possibilidade de transmissão dessas patologias. Alguns exemplos de doenças infecciosas bastante conhecidas são: gripe, AIDS, tuberculose, hepatites virais, infecções de pele, infecções hospitalares, entre outros.
Em contrapartida aos patógenos, a resposta imunológica ou resposta imune é a reação do sistema imunológico a um agente infeccioso, ou seja, um mecanismo de defesa do organismo. Existem dois tipos de resposta imune: a inata, que, como o próprio nome já diz, nasce com a pessoa; e a adquirida ou adaptativa, que é ativada após o contato com o antígeno.
E é a partir da relação entre esses dois termos que podemos entender mais sobre a imunização.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirma que:
A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, quer através do contato com certas doenças, quer através da administração de uma vacina. As vacinas estimulam o sistema imunológico do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças. A imunização através das vacinas previne a doença, a incapacidade e a morte por doenças tais como o cancro do colo do útero, a poliomielite, o sarampo, a rubéola, a parotidite, a difteria, o tétano, a tosse convulsa, a hepatite A e B, as pneumonias bacterianas, as doenças diarreicas por rotavírus e a meningite bacteriana.
Imunização – Vacinação
Dois termos também relacionados e de extrema importância nessa temática são ‘vacinar’ e ‘imunizar’.
E sim, existe uma diferença!
Apesar de bastante conectados, os termos possuem uma diferença notória e que explica sua relação. Vacinação é o ato de vacinar, de introduzir a vacina. Imunização é o processo de desenvolvimento de anticorpos específicos daquela vacina contra uma determinada doença.
Vale lembrar que a vacinação é a principal forma de imunização e prevenção de doenças.
Programa Nacional de Imunizações
No Brasil, existe um programa do governo criado com o objetivo de garantir o acesso às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É o PNI, ou Programa Nacional de Imunizações.
Esse programa, instituído em 1975, é responsável também pelo Calendário Nacional de Vacinação, que é um acervo das vacinas de grande importância para a saúde pública do país. O Calendário alerta sobre a importância de se vacinar e busca manter os cartões de vacina atualizados, ou seja, colocar “em dia” as vacinas da população.
É importante mencionar que o Calendário Nacional de Vacinação abrange um público de todas as idades, e não só crianças. As categorias são divididas em: Calendário Vacinal – Crianças; Calendário Vacinal – Adolescentes; Calendário Vacinal – Adulto e Idoso; Calendário Vacinal – Gestante.
5 vantagens da vacinação
Com intuito de seguir o principal objetivo dessa data, que é alertar a grande importância da vacinação, elencamos cinco vantagens do ato de se vacinar:
- Diminui as chances de adoecer
- Evita que a doença se agrave
- Evita internações ou até mesmo a morte pela doença
- Contribui para a extinção das doenças
- Fortalece o sistema imunológico
E por último, mas não menos importante: Salva vidas!
Falar sobre a importância das vacinas nunca é demais. E, por isso, essa data é extremamente especial para a ciência e para a saúde. O ato de vacinar e, consequentemente, de se imunizar, é fundamental para evitar problemas de saúde mais graves. A vacina é um meio de prevenção que ajuda não só a pessoa que está se vacinando, mas toda a comunidade.
Cite este artigo:
MOUSINHO, L. Dia Nacional da Imunização: o que é e qual a sua importância. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 10, 2023. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/dia-nacional-da-imunizacao-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências:
GOMES, Manuel Carmo. Epidemiologia das Doenças Infecciosas. Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, 2021.
LOPES, Camila; AMARAL, F. Explorando o Sistema Imunológico. 2019.
MARTINS, Karla Moreira; DOS SANTOS, Walquiria Lene; ÁLVARES, Alice da Cunha Morales. A importância da imunização: revisão integrativa. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 2, p. 96-101, 2019.
IMUNIZAÇÃO. Organização Pan-Americana de Saúde. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/topicos/imunizacao>.
Fonte da imagem destacada: