A Amazônia, importante para a produção e descoberta de diversos produtos e serviços, é hoje um grande foco para investimentos e inovações.
arara

A Amazônia é a região de maior biodiversidade do planeta, e considerada fundamental para a produção e descoberta de diversos produtos e serviços. Mas ela também é importante para o desenvolvimento da bioeconomia, de inovações e novas tecnologias! Você sabia disso? Vem descobrir mais sobre isso neste texto!

A Amazônia: riqueza e desafios

O Brasil é um país rico em biodiversidade animal e vegetal. A partir da Amazônia, obtemos diversos produtos naturais e matéria prima para o desenvolvimento de diversos itens de consumo, como medicamentos, alimentos, borracha e até artigos de moda! Boa parte desta diversidade ainda não foi completamente desvendada e muito do conhecimento local tem sido perdido. Logo, a exploração destes recursos precisa ser regulada e, ao mesmo tempo, estimulada de forma consciente, com menor impacto negativo possível.

Em 2022, houve na Amazônia, o maior o desmatamento já visto em 15 anos, o assassinato de indígenas (que subiu para 61%) e as invasões e explorações de suas terras (que subiram para 137% em 2020). Logo, é fundamental a regulamentação e fiscalização da exploração destas riquezas e o desenvolvimento de atividades com menor impacto socioambiental, sendo um dos principais tópicos abordados na Cúpula da Amazônia de 2023 e da COP-26 de 2021. Há, ainda, a necessidade de dar mais oportunidades para a população local, para que possam se beneficiar das atividades econômicas regionais.

Inovações, empreendimentos e pesquisas amazônicas

Dito isto, a Fundação CERTI mapeou a região amazônica e identificou uma lacuna na educação e construção do empreendedor, desde a academia até o estímulo para empreendimentos locais. Além do incentivo para a produção de alimentos orgânicos comuns, como o açaí, inovações vêm sendo feitas principalmente na forma de produção das empresas. Dentre elas, a integração lavoura-pecuária-floresta, a piscicultura (criação de peixes em locais controlados), sistemas agroflorestais (para a produção de madeira e alimentos) e o uso de sistemas de energia solar e sistemas digitais (para acessos a telemedicina, por exemplo)

Algumas iniciativas públicas e privadas vêm sendo implementadas na região. Dentre elas, o Edital Inovação na Amazônia, lançado em 2022, focado na biodiversidade, vigilância, doenças tropicais, negligenciadas ou emergentes, com promoção do desenvolvimento de políticas públicas. O PB mostrou que a Universidade do Estado do Amazonas está investindo na criação de um pólo tecnológico industrial, para atuação em bioeconomia (aquela que estuda os seres vivos e os recursos naturais para uma melhor utilização destes). A Jornada Amazônia já formou mais de 200 empreendimentos e 3000 formações, com diversos produtos, startups e uso de tecnologias para monitoramento ambiental. O Empreende Mais Amazônia visa incentivar o empreendimento em diversos ecossistemas amazônicos.

O Inova Amazônia é uma iniciativa do Sebrae para acelerar empreendimentos na região, possibilitando novos negócios, a produção de produtos nacionais, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento de ideias inovadoras. O programa de Inovação Social para a Amazônia é um projeto que ensina gestão e inovação para a manutenção da floresta e seu povo. O projeto Amazônia em Casa pretende facilitar o acesso aos produtos da sociobiodiversidade amazônica, enquanto o AMAZ é outra aceleradora de negócios da Amazônia, para projetos que gerem impactos positivos para a floresta. O Centro de Empreendedorismo da Amazônia faz algo similar, também. 

Alguns projetos em desenvolvimento são: a implantação de energia limpa emregiões de difícil acesso na região Norte do Brasil;  desenvolvimento de tecnologias para prever secas ou enchentes, por inteligência artificial, a partir do volume de rios; o desenvolvimento de estações de tratamento a partir de coagulantes a base de tanino vegetais; e o cálculo do ajuste nutricional para o cultivo de tomates, entre outras pesquisas.

E o que há de se fazer agora?

É muito necessário incentivar iniciativas na Amazônia, que atualmente são poucas, principalmente através do aumento de políticas públicas, que visam impactar e regulamentar a atuação das empresas. Dentre essas políticas, em algumas regiões, parte do PIB derivado das produções amazônicas locais já são reinvestidas em pesquisa e tecnologia. O incentivo para as empresas adotarem formas de negócio que não precisem de desmatamento, gerindo os processos com menor impacto negativo possível, demonstra ser o único modo de aumentar a produtividade. Ainda, a promoção de Sistemas de Redução de Emissão e Degradação Florestal para cada região também é relevante. 

E aí, já tem uma ideia? Uma inovação para o sistema amazônico? Coloque-a em prática com essas dicas!

Perfil de Bianca Frade
Texto revisado por Arthur Enrici e Fabiano Abreu

Cite este artigo:
FRADE, B. B. Amazônia: a floresta mais tech do mundo. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 11, 2024. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/amazonia-floresta-mais-tech-mundo/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências:

AMAZÔNICA, Jornada. Crescer com a floresta em pé. Jornada Amazônica. Disponível em: <https://jornadaamazonia.org.br/>. Acesso em 02/09/23.
AMAZÔNIA, Portal. Estudante amazonense prevê cota dos rios da Amazônia com ajuda de Inteligência Artificial. Portal Amazônia. Disponível em: <https://portalamazonia.com/noticias/inovacao-e-tecnologia/estudante-amazonense-preve-cota-dos-rios-da-amazonia-com-ajuda-de-inteligencia-artificial>. Acesso em 02/09/23.
AMAZÔNIA, Portal. Pesquisadores desenvolvem projeto capaz de levar energia renovável para domicílios em locais isolados do paísl. Portal Amazônia. Disponível em: <https://portalamazonia.com/noticias/inovacao-e-tecnologia/estudante-amazonense-preve-cota-dos-rios-da-amazonia-com-ajuda-de-inteligencia-artificial>. Acesso em 02/09/23.
AMAZÔNIA, Portal. Pesquisa ajuda na construção de estação de tratamento de água no interior do Amazonas. Portal Amazônia. Disponível em: <https://portalamazonia.com/noticias/inovacao-e-tecnologia/pesquisa-ajuda-na-construcao-de-estacao-de-tratamento-de-agua-no-interior-do-amazonas>. Acesso em 02/09/23.
AMAZÔNIA, Portal. Pesquisa na Amazônia aplica sistema tecnológico no cultivo de hortaliças e tomates. Portal Amazônia. Disponível em: <https://portalamazonia.com/noticias/inovacao-e-tecnologia/pesquisa-na-amazonia-aplica-sistema-tecnologico-no-cultivo-de-hortalicas-e-tomates>. Acesso em 02/09/23.
AMAZÔNIA, Centro de Empreendedorismo. Centro de Empreendedorismo da Amazônia. Disponível em: <https://centroamazonia.org.br/>. Acesso em 02/09/23.
BIOTECH, Profissão. Projeto da Universidade do Estado do Amazonas incentiva a bioeconomia na região norte. Profissão Biotec. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/universidade-do-amazonas-bioeconomia/>. Acesso em 02/09/23.
FIOCRUZ. Edital Inovação na Amazônia. Portal FIOCRUZ. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/edital-inovacao-na-amazonia>. Acesso em 02/09/23.
IMPACTO, Portal. Inovação Social Amazônica. Portal Impacto. Disponível em: <https://www.portaldoimpacto.com/inovacao-social-amazonia>. Acesso em 02/09/23.
LEAL, G. C. Bioeconomia e sustentabilidade: como crescer economicamente de forma sustentável? Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em:<https://profissaobiotec.com.br/bioeconomia-sustentabilidade-crescer-economicamente-susteantavel/>. Acesso em 02/09/23.
MAIS, Empreende. Semear Empreendedorismo é a Nossa Missão. Empreende Mais. Disponível em: <https://empreendemais.softexamazonia.com.br/>. Acesso em 02/09/23.
PONTES, Felipe. Em 2022, Amazônia teve maior desmatamento em 15 anos, diz Imazon. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/em-2022-amazonia-teve-maior-desmatamento-em-15-anos-diz-imazon>. Acesso em 02/09/23.
SEBRAE. Inova Amazônia. SEBRAE. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia>. Acesso em 02/09/23.
VIALLI, Andre. Como as inovações da Amazônia vão resolver as questões do nosso tempo? Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2022/02/como-inovacoes-da-amazonia-vao-resolver-questoes-do-nosso-tempo.html>. Acesso em 02/09/23.
KAMKE, Rafael. Inovação na Amazônia: como o empreendedorismo contribui para proteger a floresta. Certi. Disponível em: <https://certi.org.br/blog/inovacao-na-amazonia/>. Acesso em 02/09/23.
Fonte da imagem destacada: Pexels.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.