Este texto faz parte da série Yeast Lovers (amantes das leveduras), e a intenção é mostrar um lado pouco conhecido da utilização dessas adoráveis criaturas, geralmente conhecidas na produção de bebidas e alimentos.
Como estamos no verão, os cuidados com o corpo aumentam, por isso trazemos para vocês uma aplicação do uso das leveduras para estética, como já visto neste texto (confira aqui), mas hoje focaremos em como usá-las para dar um upgrade no corpo.
Vamos as dicas!
Dica 1: Cabelos mais sedosos
A levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) é rica em proteínas muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selênio, cromo, alumínio).
Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos (estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4 e zimosterol), e enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases, etc).
Depois de apresentarmos as diversas substâncias presentes na levedura, trazemos para vocês algumas máscaras para o cabelo que utilizam como base o levedo de cerveja (leveduras em pó).
Máscara 1- Levedura + Mel
– Ingredientes
- 3 colheres de levedura de cerveja em pó;
- 5 colheres de mel.
– Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa. Aplique-a por todo o cabelo e couro cabeludo. Deixe-a atuar durante 10 minutos e, finalmente, enxágue com água morna.
– Benefícios:
- prevenir e combater a queda;
- estimular o crescimento dos fios;
- reparar os danos causados pelo Sol, por excesso de calor, e por produtos químicos.
Máscara 2: Levedura + Azeite de Oliva
– Ingredientes
- ½ xícara de azeite de oliva;
- 4 colheres de levedura de cerveja.
– Modo de preparo:
Misture os ingredientes em um recipiente até obter uma textura cremosa, aplique-a sobre o cabelo úmido, deixando-a atuar durante 10 minutos, e enxague.
– Benefícios:
- fortalecer o cabelo e prevenir queda;
- proporcionar brilho, suavidade e uma hidratação profunda que o proporcionará uma aparência mais saudável. (Fonte: Melhor com saúde)
Não testamos as máscaras, mas convidamos os leitores que testarem a deixar suas opiniões nos comentários!
Aquele olhar de quem gostou do efeito proporcionado pelas mágicas leveduras.
Dica 2: Suplemento alimentar
Além das delícias culinárias que a levedura nos proporciona, você pode consumir ela de modo mais direto, como um suplemento alimentar. Os suplementos alimentares são compostos que têm como objetivo complementar a dieta fornecendo diversos nutrientes, vitaminas, etc.
A levedura pode ser consumida através do levedo de cerveja, um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas. Ele é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e outros ácidos graxos, característicos das proteínas de origem animal.
Pode ser consumido em forma de cápsulas ou pó, é particularmente indicado em casos de diabetes (devido ao alto teor de glutatião – um péptido sulfurado (composto de ácido glutâmico, cisteína e glicocola), que exerce ação preponderante em todos os fenômenos biológicos e, em particular, nas reações de oxido-redução, nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções), furunculose, acne e demais problemas de pele, gravidez, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento, afecções do sistema linfático (intoxicações e infecções), arteriosclerose, doenças artríticas e alcoolismo. Além de ser um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso.
Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais, e as gônadas. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (indicado nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado).
O levedo de cerveja é muito indicado a atletas, aumentando a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais. (Fonte: Ahau)
Levedo de cerveja em comprimidos.
Dica 3: Pele mais macia
O levedo melhora o aspecto da pele, especialmente nos casos de acne, eczemas e psoríase, e também auxilia a saúde das unhas e dos cabelos. Além disso, combate o envelhecimento precoce. (Fonte: ZH)
Algumas empresas demonstram que a levedura está se tornando cada vez mais popular devido a altas concentrações de nutrientes, os benefícios do fermento incluem propriedades antioxidantes e renovação celular, com a capacidade de melhorar a suavidade e textura da pele quando presente em cosméticos.
Existem produtos no mercado com extrato de levedura purificado, microfiltrado, suave, mas potente, que melhora a firmeza, a suavidade e o tamanho dos poros, potencializando a definição dos contornos faciais. (Fonte: Yahoo)
Com tantos benefícios para pele, não poderíamos deixar de trazer uma máscara facial para vocês experimentarem.
Máscara de levedura para peles oleosas
– Ingredientes:
- 2 colheres de chá de levedura de cerveja;
- 10 gotas de suco de limão;
- 1 copo de água.
– Modo de preparo:
Misture a levedura de cerveja com um copo de água fervida e adicione o suco de limão, previamente espremido. Quando esfriar, aplique a máscara sobre o rosto limpo com a ajuda de um disco de algodão, insistindo na zona T (testa, bochechas e queixo). (Fonte: UmComo)
Depois de ver tantos benefícios que essas belezinhas chamadas leveduras podem te trazer, que tal se juntar ao time dos amantes das leveduras?
Seja você também um YEAST LOVER!