Biotecnologia é ciência, e tudo que é interessante e relacionado a ela é divulgado no PB. Hoje trazemos a notícia que é orgulho nacional e ganhou prêmio internacional.
A pernambucana Natália Oliveira foi uma das vencedoras de um concurso da revista Science, que pediu a cientistas que explicassem suas teses de doutorado em videoclipes dançantes.
A brasileira ganhou na categoria Química e foi eleita a “escolha do público”. Seu vídeo foi de longe o mais visto dentre os 12 finalistas da competição, com 78% de todas as visualizações.
E no trabalho dela tem Biotecnologia!
A cientista brasileira produziu o vídeo misturando referências à série CSI a bailes de drag queens em Nova York na década de 1980, usando as ruas de Recife e seu laboratório como cenário para, ao longo de pouco mais de cinco minutos, explicar seu trabalho sobre o uso de biossensores para identificar fluidos corporais em cenas de crimes, mesmo que o autor tenha tentado apagar seus rastros com materiais de limpeza. Desta forma, tornou-se a única brasileira entre os finalistas deste ano.
Ciência é séria e deve ser levada a sério, mas quem disse que não existem formas lúdicas e animadas para divulgar e valorizá-la? Este prêmio foi prova disso e a Natália merece nossos parabéns!
Saiba mais através da notícia da BBC.