Na série Perfil de Pesquisadores Brasileiros, o Profissão Biotec entrevista renomados cientistas brasileiras. Neste post, conheça a Dra Talita Marin, cuja pesquisa utiliza sistemas microfisiológicos humanos e organóides como substitutos aos animais de experimentação.

Os brasileiros, de um modo geral, confiam na ciência e nos cientistas, de acordo com  pesquisas de 2015 e de 2019 sobre percepção da sociedade em relação à ciência. Mas são poucos os brasileiros que sabem dizer o nome de um cientista brasileiro e de um instituto de pesquisa tupiniquim. Pensando em ajudar a mudar essa situação, o Profissão Biotec criou o projeto Perfil de Pesquisadores Brasileiros para apresentar pesquisadores que fazem ciência de ponta (e em biotecnologia) em nosso país! Conheça no perfil de hoje a pesquisadora Dra. Talita Miguel Marin.

https://lh5.googleusercontent.com/UCQWwp9Shs8uijqQV93XJz_cON4X1Q8-pY1S66iZ82sQMQJwIqFu5EqBF1mb0prRWDXCZ0ibit1vn29Cl7yrxvpsimfUfbNrekuVVDI6pW3jC7WFbbqYXepmfPdQCDbg72moF74V
Dra. Talita Miguel Marin. Imagem enviada pela pesquisadora.

Dra. Talita Miguel Marin – Human-on-a-chip e ensaios celulares como alternativa aos animais de experimentação

Dra Talita Marin é atualmente pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e coordenadora do Laboratório de Cultivo de Tecidos Humanos (LNBio/CNPEM). Iniciou sua carreira científica ao conhecer seu orientador em um congresso de cardiologia e posteriormente realizou parte de seu doutorado na Harvard Medical School. Dedica-se a pesquisas com organóides humanos (mini-órgãos humanos artificiais) e o sistema microfisiológico humano (os famosos Human-on-a-chip) e estabelecendo metodologias in vitro que substituam o uso de animais em laboratório com apoio da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA. Devido ao grande destaque do projeto Human-on-a-chip na mídia, a Dra. Talita já participou de entrevistas, reportagens e documentários divulgando sua pesquisa. Vamos conhecer um pouco mais do trabalho e da trajetória dessa pesquisadora brasileira?

Confira abaixo a entrevista completa com a Dra. Talita para conhecer a trajetória de sucesso dessa pesquisadora brasileira!

PROFISSÃO BIOTEC: QUAL É A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E PÓS-DOC) E CARGO ATUAL?

Talita Marin: Sou bacharel em Fisioterapia pela PUCCAMP e em Sociologia pela Unicamp. Tenho mestrado e doutorado pela FCM Unicamp e pós-doc pelo CNPEM. Realizei parte do doutorado na Harvard Medical School. Meu cargo atual é de pesquisadora no LNBio [Laboratório Nacional de Biociências que fica em Campinas -SP e é parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM] e coordenadora do Laboratório de cultivo de tecidos humanos – LNBio/CNPEM.

PB: EM QUE PROFISSIONAL SE INSPIROU PARA SEGUIR ESSA CARREIRA?

TM:Tive várias inspirações durante minha formação. Mas a mais marcante e importante e a que até hoje em dia vem à minha mente em situações diversas, de tomada de decisão, de posicionamento e postura, é a cientista Maria Irene Kontaridis, minha mentora nos EUA durante o doutorado. Ela é  o exemplo de pessoa e profissional que procuro perseguir

PB: QUAL É SEU LIVRO DE CABECEIRA OU FILME FAVORITO?

TM:Gosto muito do livro Raízes do Brasil, é uma leitura importante especialmente nesse período que o país vive atualmente. Com relação aos filmes são muitos, mas citando alguns: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “O Poderoso Chefão – trilogia”, “O Mágico do Oz”, “Perfume de Mulher”.

PB: QUAIS EVENTOS ACONTECERAM NA SUA VIDA (MAS NÃO APARECEM NO LATTES) QUE TE LEVARAM AONDE ESTÁ AGORA?

TM: Um fator crucial foi o fato de eu não ter me encontrado na profissão para a qual eu havia me formado – fisioterapia. Isso ficou claro para mim já durante a faculdade, tanto que iniciei concomitantemente outro curso de  graduação em ciências sociais, na tentativa de sanar minha insatisfação. Porém, desde muito pequena me interessei por ciências e assuntos afins. Frequentei colégio técnico e me formei técnica em Bioquímica antes de graduação. Durante o trabalho de conclusão de curso procurei me aproximar da área de pesquisa e fazer um trabalho aplicado, de campo, com dados experimentais e não as tradicionais revisões bibliográficas. Foi em um congresso de cardiologia no qual estava apresentando esse trabalho que conheci meu orientador de mestrado e dei início à carreira científica.

PB: QUAL É A SUA PRINCIPAL ÁREA DE PESQUISA ?

TM: Atualmente minhas atividades se concentram na pesquisa, desenvolvimento e estabelecimento de metodologias in vitro com maior valor científico e que possam refinar, reduzir e substituir o uso de animais de laboratório com apoio da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA- ligada ao Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações. O nosso laboratório confecciona organoides humanos, que podemos simplificar como miniórgãos humanos artificiais para uso em ensaios de laboratório. Atualmente, produzimos minicoração, minifígado, minirim e mini-intestino. Cultivamos esses miniórgãos dentro de uma placa com microcanais que levam um líquido chamado de meio de cultura ou sangue artificial até as tecidos,  através de um fluxo que imita a circulação sanguínea, garantindo a nutrição adequada e a conexão de um organoide com o outro à semelhança do que acontece no corpo humano.

Também reconstruímos em laboratório o epitélio corneano humano, para realização de testes que substituam o teste de Draize realizados em olhos de coelho vivos. Tentando aproximar-se ao máximo da fisiologia do corpo humano, nosso grupo espera obter resultados mais robustos e reduzir o número de animais usados em experimentos científicos. 

https://lh4.googleusercontent.com/iITp6guuq-hVl3uHdhrnBC3jgsBeKFQr4Wvr9RiVMYSlJa8ZLtul9xftV1EX3KE3G98DdDVeaz4obifBVPZqGYlFM6lsBfk3lAOXgI7VlsnWc7dG_DvClyRZc-a9LSmJmrjRpjvD
Esquema da pesquisa da Dra. Talita Marin, produzido por ela utilizando o site Biorender

PB: POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSE TEMA DE PESQUISA?

TM: Minha formação na pós-graduação se baseou em cultivo de células e experimentos de biologia molecular voltados para a área de cardiologia. Sempre gostei muito dessa área da pesquisa. Porém no pós-doc eu mudei de área, e trabalhei com expressão, purificação e cristalização de proteínas e ensaios biofísicos in vitro. Foi uma época enriquecedora no sentido de aprendizagem e ganho de experiência, mas frustrante pessoalmente, pois foi uma área com a qual eu não me identifiquei. Então, em dezembro de 2014 fui convidada a co-liderar o projeto chamado Human-on-a-Chip. Na ocasião, fiquei muito entusiasmada e feliz pela oportunidade de retornar a trabalhar com o que realmente gostava e era especialista, além do projeto em si, que era super novo, tecnológico, desafiador e com uma missão muito nobre. No ano seguinte fui introduzida à RENAMA e em 2017 iniciei um projeto fomentado pelo CNPq de estabelecimento e disseminação no Brasil de metodologias in vitro de avaliação de toxicidade ocular que pudessem reduzir os testes em olhos de coelhos vivos.

PB: ONDE VOCÊ VÊ SUA PESQUISA NOS PRÓXIMOS 5 ANOS?

TM:Vejo a pesquisa do nosso laboratório mais madura e desenvolvida. Vejo o desenvolvimento e produção de diferentes modelos de organoides, a realização de testes farmacológicos em sistemas microfisiológicos mais estabelecida , resultando em publicações e dados  robustos e úteis para a comunidade científica e para a sociedade.

PB: COMO VOCÊ SE SENTE EM RELAÇÃO À CIÊNCIA BRASILEIRA?

TM: Atualmente, bastante preocupada. A ciência e tecnologia são as bases óbvias de qualquer sociedade desenvolvida e, portanto, uma de suas prioridades. Espero que a situação do país melhore para que possamos ter recursos para investimentos abundantes em ciência e tecnologia. 

PB: QUAIS DICAS VOCÊ DARIA A BIOTECNOLOGISTAS AINDA NA GRADUAÇÃO?

TM:Que procurem se informar e se familiarizar o máximo possível sobre o leque de atividades que a formação oferece e vivenciar já durante a graduação as atividades profissionais que mais os atraírem. E mais importante, invistam na sua formação: a biotecnologia é uma das profissões do futuro!

PB: QUAIS AS DIFICULDADES DE FAZER PESQUISA NO BRASIL?

TM: São muitas. Desde dificuldades de importação e obtenção de equipamentos e insumos em bom estado de conservação e utilização, até a qualidade de formação dos recursos humanos especificamente para a carreira científica. Os aspirantes à cientista são formados basicamente durante o mestrado e o doutorado, a despeito de alguns já iniciarem sua formação durante a iniciação científica. Porém, essa lacuna de formação na graduação retarda o alcance do pleno desenvolvimento e do pleno potencial desse recurso humano e por consequência do grupo de pesquisa no qual está inserido.  Um maior foco, maior valorização e/ou direcionamento do aluno para a área científica durante a graduação ou mesmo a criação de cursos específicos voltados à carreira científica em várias áreas do conhecimento seria de grande valia para a ciência brasileira. A boa notícia é que, na minha opinião,  a criação do curso de biotecnologia atende parte dessa necessidade de direcionamento de formação. Outro fator importante é a baixa remuneração do cientista. Mas dada a natureza da atividade não lucrativa no setor público a remuneração do profissional é baixa no Brasil e no exterior.

PB: VOCÊ REALIZA ATIVIDADES DE EXTENSÃO OU DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA? QUAIS?

TM:Sim, eu coordeno e dou aula em dois cursos anuais que abordam diferentes métodos alternativos ao uso de animais. Sempre que tenho oportunidade e tempo ministro palestras para diferentes públicos. Porém, gostaria de ser mais ativa em ações de divulgação científica. A divulgação científica é de extrema importância e valor.


Para conhecer mais sobre a nossa ciência, continue acompanhando o quadro “Perfil de Pesquisadores Brasileiros” do Profissão Biotec! Confira também os infográficos desse quadro e mande para seus amigos! Ah, acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma entrevista! Facebook / LinkedIn / Instagram.

Entrevista realizada por:

Projeto “Perfil de Pesquisadores Brasileiros” realizado por Bruna Lopes e Priscila Esteves de Faria e coordenado por Natália Bernardi Videira

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor situs gacor https://www.rescue.gov.pk/jobs/ https://www.texcocoedomex.gob.mx/Documentos/