A era do Ozempic: como medicamento para a diabetes vem sendo usado para o emagrecimento

O ozempic é um medicamento desenvolvido para o tratamento da diabetes do tipo II, mas vem sendo usado para o emagrecimento

A diabetes é uma doença metabólica derivada da autoimunidade, na qual as células do sistema imunológico matam as células produtoras de insulina (diabetes tipo I); ou adquirida com o tempo, na qual a produção de insulina é reduzida ou não consegue ser metabolizada corretamente pelas células (diabetes do tipo II). O medicamento Ozempic (Semaglutida) pode ser indicado como ferramenta terapêutica para o último caso, a diabetes do tipo II. Porém, muitas pessoas o vêm utilizando de forma off label (fora das recomendações da bula). O que você acha disso? Certo ou errado? Venha conferir um pouco mais sobre aqui!

O que é a Diabetes?

A diabetes mellitus é uma síndrome metabólica (parte das reações químicas que geram energia para as células, de forma a manter suas funções), que ocorre devido à falta de insulina. Esse hormônio é responsável pela entrada da glicose (a principal fonte de energia das nossas células) nas células, reduzindo a glicemia (nível de açúcar no sangue).

A obtenção de energia para os organismos começa a partir da ingestão de alimentos. Esses carboidratos, proteínas e gorduras são convertidos em glicose (os famosos açúcares!). Enquanto isso, no pâncreas, mais especificamente nas ilhotas de Langerhans, é produzida a insulina. Esse hormônio sinaliza às células que a glicose está a caminho, garantindo sua entrada a partir de proteínas na membrana celular. 

A insulina é secretada de forma basal (contínua) ou prandial (em picos, de acordo com os picos de glicemia). Quando este hormônio é sintetizado em níveis baixos ou é ausente, a glicose permanece na corrente sanguínea, gerando graves consequências como alterações cardíacas, visuais, renais e nervosas.

Tipos de Diabetes

A diabetes do tipo I acontece quando as células do sistema imunológico eliminam as células produtoras de insulina no pâncreas. Desta forma, a glicose permanece no sangue e não é utilizada pelas células. Este tipo de doença autoimune compreende de 5-10% dos casos de diabetes e normalmente começa durante a infância. 

A diabetes do tipo II ocorre quando a insulina é produzida, mas não consegue ser metabolizada ou sua produção é baixa. Acontece em cerca de 90% dos casos e, em geral, em adultos. Os fatores de risco para seu desenvolvimento são a obesidade, sedentarismo, hipertensão e histórico familiar.

A diabetes também pode ocorrer durante a gestação, devido às mudanças hormonais sofridas pela mulher. Isso porque durante a gestação, há uma redução na ação da insulina a fim de aumentar a disponibilidade de nutrientes para o feto. Com isso a gestante produz níveis maiores de insulina de forma a compensar e regular os níveis de glicose no sangue. Mas no caso da diabetes gestacional, essa regulação não ocorre, e mesmo com o aumento dos níveis de insulina a glicemia da gestante permanece alta, ocasionando a doença.

Tratamentos para a diabetes

Pessoa aplicando insulina
Fonte: Pixabay. A diabetes pode ser dividida em tipo I e II. Ambas requerem tratamento. #ParaTodosVerem: Pessoa aplica insulina, no formato de caneta, na barriga.

Os pacientes com a diabetes tipo 1 precisam administrar insulina diariamente, além de aferir sua glicose com regularidade através de equipamentos portáteis. Essa insulina comercial pode ser humana (de DNA recombinante) ou análogas. Já a diabetes do tipo II, em geral, possui três abordagens terapêuticas: 

  • Fármacos inibidores de glicosidase: impedem a absorção intestinal de açúcares; 
  • O uso das sulfonilureias ou das glinidas: estimulam a produção de insulina pelo pâncreas. 

Normalmente pacientes que apresentam essa doença também possuem outras comorbidades, como obesidade e hipertensão. O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de seis medicamentos gratuitos para o tratamento dessa condição, além de várias outras doenças associadas. Realizar um planejamento alimentar e atividades físicas também é essencial para o tratamento.

O que é o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento utilizado para tratar a diabetes do tipo II, através da segunda  via terapêutica (estímulo da produção de insulina). Ele possui como princípio ativo a Semaglutida, proteína sintética que mimetiza o hormônio GLP-1 (peptídeo 1 semelhante a glucagon), agonista (ou seja, que se liga no mesmo receptor) de uma pequena proteína similar ao glucagon no intestino. Em outras palavras, o medicamento é um “falso glucagon”, estimulando a produção de glicose pelo fígado, aumentando a captação de insulina para dentro das células, além de retardar a saída do alimento pelo estômago e impedir o fígado de liberar glicose. Portanto, esse medicamento tem como resultado a redução do apetite, tendo como consequência secundária a perda de peso.

Por ser uma proteína artificial, a Semaglutida conta com o auxílio de ferramentas biotecnológicas para a sua produção. O Ozempic é produzido com o auxílio de bactérias ou leveduras geneticamente modificadas. Pra isso, um vetor (fragmento de DNA contendo o gene de interesse) é inserido em uma célula (como a de Saccharomyces cerevisiae). Em seguida, esse peptídeo produzido é isolado e clonado (ou seja, multiplicado). Para a produção em massa dessa proteína, esses organismos são cultivados em biorreatores, através da fermentação e com condições de cultura (pH, temperatura e nutrientes) rigorosamente mantidas. Por fim, essas células são degradadas e o produto (a proteína de interesse) é separada da biomassa, através de filtração e cromatografia. 

Círculo define o passo a passo para a produção de produtos a partir de células
Fonte: Biorrender. Passo a passo para a produção de produtos naturais a partir de fábricas de células. #ParaTodosVerem: Círculo define o passo a passo para a produção de produtos a partir de células.

Por que é utilizado para o emagrecimento?

Pessoa mede a barriga com fita métrica
Fonte: Pixabay. O Ozempic tem sido utilizado fora das recomendações da bula para o emagrecimento. #ParaTodosVerem: Pessoa mede a barriga com fita métrica.

O uso off label (fora das indicações da bula) do Ozempic é permitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil, desde que possua indicação médica. Porém, a Nova Nordisk (fabricante do medicamento) emitiu uma nota condenando o seu uso fora das indicações para o tratamento. O uso indiscriminado do Ozempic para o emagrecimento tem causado a falta deste medicamento nas prateleiras para as pessoas que realmente sofrem com a diabetes. Já a Anvisa não aprova o Ozempic e, sim, seu similar, o Wegogy, que também contém a Semaglutida como princípio ativo e cujouso foi aprovado para a perda de peso. 

Por regular o apetite, além de dar maior saciedade e manter o alimento mais tempo no estômago, diversas celebridades (de forma declarada ou não) abordaram o uso do medicamento com a finalidade de emagrecer. Elon Musk, Amy Shumer e Jojo Todynho são alguns dos adeptos, além de suspeitar-se que as Kardashians também fizeram uso deste fármaco para a perda de peso. Nos Estados Unidos, a utilização para perda de peso é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), especialmente para o controle da obesidade, em casos extremos. Assim como no Brasil, o uso do Ozempic para perda de peso não é aprovado, apenas o uso do Wegovy. 

E quais as consequências do seu uso sem prescrição?

Como todo medicamento, o Ozempic possui efeitos colaterais. Dentre eles, náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, tontura, desnutrição, desidratação e até ideação suicida. Outro efeito negativo derivado do uso do Ozempic é o efeito rebote, ou seja, o peso perdido durante o tratamento retorna (às vezes em níveis maiores do que foi perdido) após o final do tratamento. Logo, para evitar esta consequência, a interrupção deve ser feita de forma gradual e acompanhada por mudanças na dieta e exercícios. Uma demonstração prática do uso indiscriminado do Ozempic foi uma jovem que, recentemente, foi internada por insuficiência hepática devido a utilização sem recomendação do medicamento.  

Infelizmente, o uso indiscriminado e estético leva a falta do medicamento para os diabéticos, esvaziando os estoques. Vale ressaltar que os valores do produto giram em torno de R$ 900-1100 cada caneta aplicadora, que contém até oito doses, dependendo do uso. Portanto, além de ser um tratamento caro, seu uso sem prescrição é utilizado por um grupo bem seleto de pessoas mais abastadas. 

O medicamento de mesmo princípio ativo, aprovado pela Anvisa,  para o emagrecimento em casos de obesidade, é o Wegovy, também produzido pela Nova Nordisk. Porém, precisa de indicação e acompanhamento médico. 

* O texto aborda os efeitos  da substância Semaglutida, vendido comercialmente como Ozempic, Wegovy ou Rybelsus. No texto, optamos pelo uso do termo Ozempic devido a sua maior popularidade.

Perfil de Bianca
Texto revisado por Natália Lopes e Ísis V. Biembengut

Cite este artigo:
FRADE, B. B. A era do Ozempic: como medicamento para a diabetes vem sendo usado para o emagrecimento. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 11, 2024. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/a-era-do-ozempic-como-medicamento-para-a-diabetes-vem-sendo-usado-para-o-emagrecimento>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências:

ABREU, F. C. P. Tecnologia do DNA recombinante: “A Fábula do Rei e seus servos”. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/tecnologia-dna-recombinante-fabula-rei-servos/>. Acesso em: 05/12/2023. 
AZEVEDO, Laura F. O. Ozempic®. Nova Nordisk. Disponível em: <https://www.novonordisk.com.br/content/dam/nncorp/br/pt/pdfs/bulas/patient/Ozempic_3mL_1mg_Paciente.pdf>. Acesso em 17/11/23.
BR, Gov. Pacientes com diabetes tipo 2 ganham mais uma alternativa de tratamento pelo SUS. Gov.br. Disponível em: <https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/noticias/2020/maio/pacientes-com-diabetes-tipo-2-ganham-mais-uma-alternativa-de-tratamento-pelo-sus>. Acesso em: 04/01/24.
BUCIS, Bruno. Fabricante condena uso off label do Ozempic para emagrecimento. Metrópolis. Disponível em: <https://www.metropoles.com/saude/fabricante-ozempic-nota-emagrecer>. Acesso em: 04/01/24.
CAETANO, Maryssa. CUIDADOS PARA DIABETES. Abbott. Disponível em: <https://www.abbottbrasil.com.br/corpnewsroom/diabetes-care/guia-basico-sobre-o-funcionamento-da-insulina-e-da-glicose-no-co.html>. Acesso em 17/11/23.
EINSTEIN, Hospital Israelita Albert. Ozempic: remédio de diabetes usado para emagrecer pode ter efeitos colaterais. Vida Saudável. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/ozempic-remedio-de-diabetes-usado-para-emagrecer-pode-ter-efeitos-colaterais/>. Acesso em 05/12/23.
HEALTH, Cultivating. Ozempic for weight loss: Does it work, and what do experts recommend? Cultivating Health. Disponível em: <https://health.ucdavis.edu/blog/cultivating-health/ozempic-for-weight-loss-does-it-work-and-what-do-experts-recommend/2023/07>. Acesso em: 04/01/24.
KHAN, Jeremy. FDA Approves New Drug Treatment for Chronic Weight Management, First Since 2014. U.S. Food and Drug Administration. Disponível em: <https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-new-drug-treatment-chronic-weight-management-first-2014>. Acesso em: 04/01/24.
MACHADO, Simone. A publicitária que foi para a UTI após usar Ozempic sem orientação médica. BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cped4v9w4eeo>. Acesso em 05/12/23.
MÉDICA, Prática. Semaglutida no combate à obesidade: por que esse medicamento desperta tanta polêmica? Sanar. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/semaglutida-no-combate-a-obesidade-por-que-esse-medicamento-desperta-tanta-polemica-posob>.  Acesso em 05/12/23.
MOURA, Sara Alves. Ozempic: como age? Quanto emagrece? Tem efeitos colaterais? Tire 13 dúvidas. Viva Bem Uol. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/04/27/tire-as-duvidas-sobre-o-ozempic-semaglutida.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 17/11/23.
SAÚDE, Ministério da. Tratamento. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes/tratamento>. Acesso em 17/11/23.
SESA. Diabetes (diabetes mellitus). Governo do Estado do Paraná. Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,(%20hiperglicemia)%20de%20forma%20permanente.:>. Acesso em 17/11/23.
TISSIANE, Rayanelle. O que é diabetes e quais as contribuições da biotecnologia para seu tratamento? Profissão Biotec. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/o-que-e-diabetes-e-quais-as-contribuicoes-da-biotecnologia-para-seu-tratamento/>  Acesso em 05/12/23.
VIEIRA, Suzana. Análogos de insulina para diabetes tipo 1. Dr. Suzana Vieira. Disponível em: <https://drasuzanavieira.med.br/2017/05/27/analogos-de-insulina-dm1/>. Acesso em 17/11/23.
ZAJVENDERG, Lenita. Tipos de Diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: <Tipos de Diabetes – Sociedade Brasileira de Diabetes>. Acesso em 17/11/23.
Fonte da imagem destacada: Pixabay.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Aaaaa
Aaaaa
9 meses atrás

Olá, muito bom texto! Bastante interessante, parabéns!

Eu fiquei com uma dúvida na explicação sobre o funcionamento do medicamento. Ele estimula a produção de glicose? Para aumentar a captação de insulina pelas células? Pelo o que estava entendendo, seria o contrário.

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

pafikabupatenbireuen.org pafikabupatenacehbaratdaya.org pafiagamkota.org pafikabupatenlembata.org pafikabupatenbenermeriah.org pafikabupatensumbabarat.org pafikabupatensolokselatan.org pafikabupatensolok.org pafikabupatenlimapuluhkota.org pafikabupatensimalungun.org pafikabupatenpidie.org pafikabupatenkarangasem.org pafikabupatenkepulauanmentawai.org pafikabupatenpesisirselatan.org pafikabupatenalor.org pafikabupatenflorestimur.org pafikabupatenende.org pafikabupatenbaritoselatan.org pafipemkabbadung.org pafikabupatennaganraya.org pafikabupatenbaritotimur.org pafikabupatenkupang.org pafikabupatendharmasraya.org pafikabupatenpadangpariaman.org pafikabupatendonggala.org pafipemkabbelu.org pafikabupatenlombokutara.org pafikabupatenlomboktimur.org pafikabupatenlomboktengah.org pafipemkabbangli.org pafikabupatentanahdatar.org pafikabupatenpasamanbarat.org pafikabupatenpasaman.org pafikabupatentapanuliselatan.org pafikabupatentapanuliutara.org pafikabupatensamosir.org pafikabupatenpakpakbharat.org pafikabupatenpadanglawas.org pafikabupatenniasutara.org pafikabupatenpidiejaya.org pafikabupatensaburaijua.org pafikabupatenrotendao.org pafikabupatenmanggaraibarat.org pafikabupatenmanggarai.org pafikabupatenlandak.org pafikabupatentimortengahselatan.org pafikabupatenmanggaraitimur.org pafikabupatensumbawabarat.org pafikabupatenlombokbarat.org pafipemkabbengkalis.org pafikabupatengayolues.org pafikabupatensintang.org pafikabupatenkayongutara.org pafipemkabdompu.org pafipemkabbima.org pafipemkabjembrana.org pafipemkabgianyar.org pafipemkabbuleleng.org pafikabupatensumbatimur.org pafikabupatensumbabaratdaya.org
toto slot situs togel slot mahjong data hk prediksi hk situs toto situs toto situs togel syair hk situs toto slot mahjong toto slot monperatoto toto slot toto slot toto slot situs togel situs togel resmi situs togel monperatoto monperatoto monperatoto slot mahjong situs togel situs toto pengeluaran macau situs toto situs toto toto slot https://adktla.com/public/ situs togel slot mahjong toto slot slot mahjong toto slot slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong slot gacor hari ini slot mahjong monperatoto situs slot toto slot bandar togel bandar togel toto togel slot mahjong toto slot situs toto situs togel resmi slot gacor hari ini https://blog.rumahberkat.com/meta/ toto slot situs gacor situs gacor https://www.rescue.gov.pk/jobs/ https://www.texcocoedomex.gob.mx/Documentos/ monperatoto toto slot slot mahjong situs togel data hk rtp slot prediksi hk data macau slot gacor situs togel situs toto slot mahjong toto slot situs toto slot gacor slot gacor syair hk