Nesta quarta (12/7) o Governo Federal anunciou a volta do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), um órgão de assessoramento da Presidência da República que promove o debate entre a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre assuntos relacionados a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. A última reunião do CCT ocorreu em 2018 e agora com a retomada espera-se uma participação mais ativa da sociedade nas decisões políticas sobre ciência e tecnologia.
Na mesma cerimônia, foram entregues também medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico, um reconhecimento a pesquisadores de grande destaque nacional. A entrega das medalhas foi considerada como um gesto de reparação histórica visto que na gestão anterior a médica sanitarista Adele Benzaken (responsável por incluir a diversidade em campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis) e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda ( responsável pelo estudo que apontava a ineficácia da cloroquina para a Covid-19) tiveram suas premiações revogadas, o que fez com que todos os outros cientistas, que também receberiam a premiação, renunciassem as suas medalhas. Na cerimônia de hoje, além da Dra. Adele e do Dr. Marcus Vinícius, foram premiados também cientistas como Steven Rehen, Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, Ricardo Galvão, dentre outros.
O Profissão Biotec já entrevistou alguns dos pesquisadores premiados hoje! Confira as entrevistas com Dr. Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Dr. Steven Rehen.
Também foi anunciada durante o evento a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, um encontro nacional que visa contribuir para as políticas de ciência e tecnologia, reunindo representantes de todas as regiões do país. O evento não acontecia desde 2010, e agora está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Boas notícias para ciência brasileira!
Fonte: Governo Federal – site e canal YouTube