Xenotransplante: Primeiro transplante de rim de porco para humano é realizado por médico brasileiro

Na última semana, um feito inédito da ciência foi realizado com a participação de um brasileiro! O médico e professor associado da Harvard Medical School, Leonardo Riella, comandou o primeiro transplante de rim de um porco para um paciente humano.

Pela primeira vez, um rim de um porco geneticamente modificado foi transplantado para um paciente humano vivo. A modificação genética permitiu a substituição  de genes suínos, que poderiam causar rejeição, por genes humanos, melhorando a compatibilidade e reduzindo a possibilidade de infecção. O procedimento ocorreu no Massachussets General Hospital, nos Estados Unidos, e foi realizado em um paciente com 62 anos e doença renal em estágio avançado. Segundo a equipe médica, o paciente se recupera bem.

O médico brasileiro Leonardo Riella afirma que esse avanço da medicina representa uma nova chance, reduzindo o tempo de espera para milhares de pacientes que aguardam por um transplante de rim e dependem de diálise, por exemplo.

A cirurgia de xenotransplante teve a aprovação da técnica pelo Food and Drug Administration (FDA), durou cerca de 3 horas e a recuperação do paciente nas próximas semanas será decisiva para definir o futuro dessa terapia tão promissora!

Fonte: G1

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X