Se olharmos por um ponto de vista microscópico, nós nunca estamos sozinhos. Isso porque microrganismos colonizam a nossa microbiota intestinal, oral, nossa pele e estão presentes no ar e em todas as superfícies dos locais que frequentamos.
Muitas pessoas podem se sentir incomodadas ao pensar que estamos cercados por esses seres microscópicos, pois acreditam que os microrganismos são apenas causadores de enfermidades. De fato, muitas doenças são induzidas por vírus, fungos, protozoários ou bactérias, mas a verdade é que a maioria dos microrganismos não são patogênicos.
Assim, para acabar de uma vez por todas com as más impressões sobre os microrganismos, o Profissão Biotec apresenta abaixo quatro aplicações que demonstram a importância desses seres para o homem e para a natureza.
1. Agricultura
Muitos microrganismos possuem naturalmente uma relação importante com as plantas, pois são responsáveis por reciclar nutrientes orgânicos, a partir da decomposição, e participar de ciclos, como o do nitrogênio, fornecendo condições favoráveis para o crescimento de vegetais. A partir disso, cientistas elaboram fertilizantes que apresentam microrganismos benéficos para a manutenção do solo, elevando a qualidade da produção agrícola sem depender de agentes químicos nocivos ao meio ambiente.
A biotecnologia também estuda a aplicação de microrganismos para o controle biológico de pragas em plantações. Cientistas desenvolvem biopesticidas microbianos, alternativos aos agrotóxicos, a partir de microrganismos capazes de infectar insetos que prejudicam a produtividade no campo. Não conhecia o controle biológico? Aposto que sim! O jogo e a série The Last of Us apresentam um fungo do gênero Cordyceps como o agente causador de um apocalipse zumbi em uma realidade distópica, mas na vida real esse fungo é um parasita exclusivo de insetos.
2. Alimentos
A fabricação de alimentos fermentados é um dos processos biotecnológicos mais antigos do mundo, há mais de 6 mil anos o homem já produzia cerveja e pão. Mas além de protagonistas na fabricação de bebidas e alimentos que consumimos desde as civilizações antigas, os microrganismos também fazem parte de descobertas modernas na área de ciência de alimentos, como os microrganismos probióticos, comumente associados a produtos lácteos, que fornecem benefícios diretos à saúde humana, desde a promoção da saúde intestinal até o estímulo do sistema imunológico.
3. Saúde
Um erro revolucionou a área da biotecnologia médica em 1928. O médico inglês Alexander Fleming estudava a bactéria Staphylococcus aureus, um dos principais agentes infecciosos em soldados feridos na Primeira Guerra Mundial, quando acidentalmente observou a contaminação de uma cultura da bactéria por um bolor presente no ar. Prestes a jogar o cultivo fora, o médico notou que próximo ao fungo não haviam colônias de S. aureus e suspeitou que esse estava de alguma forma impedindo o crescimento da bactéria. Assim, Flemming descobriu a Penicilina, o primeiro antibiótico da história.
Foi a descoberta da Penicilina que alavancou o desenvolvimento de tecnologias industriais para o cultivo de microrganismos, permitindo a obtenção de muitos produtos de interesse farmacêutico além dos antibióticos. Atualmente, podemos até mesmo utilizar técnicas de engenharia genética para realizar a produção de insulina por microrganismos, tornando esses seres tão pequenos nossos aliados no tratamento de muitas doenças.
4. Meio ambiente e energia
Dentre tantas aplicações dos microrganismos nas áreas de meio ambiente e bioenergia, fica difícil escolher um só exemplo. Alguns microrganismos possuem a capacidade de recuperar áreas contaminadas degradando agentes tóxicos, como o petróleo e solventes, a partir do seu metabolismo, esse processo é chamado de biorremediação. As leveduras podem nos ajudar a diminuir nossa pegada de carbono se optarmos por utilizar como fonte de energia o Etanol, biocombustível produzido a partir da fermentação.
Outra aplicação importante é a utilização de enzimas de interesse industrial produzidas por fungos filamentosos, como o cultivo das espécies Aspergillus niger e Aspergillus oryzae, para obtenção lipases, enzimas que hidrolisam gorduras, substituindo agentes corrosivos de detergentes e diminuindo os seus impactos ao meio ambiente.
E aí, você sabia todas essas possibilidades de aplicação dos microrganismos? Sem eles, não teríamos a vida na Terra como conhecemos hoje e muitos produtos na área de alimentos, bioenergia e saúde não existiriam para facilitar nossa vida. Compartilhe este texto para que mais pessoas entendam a importância dos microrganismos para além daqueles causadores de doenças.
Cite este artigo:
LACERDA, S. 4 MOTIVOS que explicam porque os microrganismos são essenciais na sua vida. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 10, 2023. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/4-motivos-que-explicam-porque-microrganismos-sao-essenciais-sua-vida/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências
MADIGAN, M.T. MARTINKO, J.M. Brock Biology of Microorganisms. Prentice Hall Int., London, 2018, 15th Ed 2014, 13th. Ed., 1019p.
MELINI, F.; et al. Health-Promoting Components in Fermented Foods: An Up-to-Date Systematic Review. Nutrients. v. 11, n.5, 2019. doi: 10.3390/nu11051189.
RODRIGUES, A. R. S. P.; ZACARIAS, L. H.; VIEIRA, L. Biorremediação de solos contaminados por pesticidas – Uma revisão integrativa da literatura. Conexão Com Ciência, v. 1, n. 3, 2021.
TANYA, M. M.; LEIVA-MORA, M. Microorganismos eficientes, propiedades funcionales y aplicaciones agrícolas. Centro agrícola, v. 46, n. 2, p. 93-103, 2019.
Fonte da imagem de destaque: Pixabay.