Está buscando oportunidades no mercado de Biotecnologia?
Antes de qualquer busca, é necessário entender o seu momento profissional.
Se encontra no início da graduação? Está prestes a se formar? Realiza um mestrado atualmente? Esses são alguns exemplos de questionamentos que você deve se fazer antes de estabelecer sua próxima meta.
O mais importante aqui é ter consciência do espaço que nós Biotecnologistas temos atualmente. Mas como encontramos essas vagas? Onde buscá-las? É o que vamos falar aqui neste texto!
Como buscar as vagas
Antes mesmo de iniciar as buscas por vagas, é preciso que você mapeie as suas possíveis áreas de atuação, os tipos de vagas que você gostaria e também sobre a busca assertiva por essas – feita através de palavras-chave.
1- Conhecendo suas possibilidades e estabelecendo suas metas.
O primeiro passo é saber o seu objetivo profissional, as áreas que você quer trabalhar. A Biotecnologia é uma área multidisciplinar, e os profissionais possuem uma gama de oportunidades para seguirem em suas carreiras – você pode ler mais sobre em Vagas de emprego em Biotecnologia: um monitoramento de 3 meses.
Caso você esteja na faculdade, algumas opções são: estágio em empresas, iniciação científica em laboratórios da universidade, participação em organizações acadêmicas (atlética, empresa jr. e Centro Acadêmico) e também grupos de estudos.
Caso já seja formado, você pode optar por vários caminhos, por exemplo: vaga efetiva em empresas, bolsas (Treinamento Técnico da Fapesp, e Bolsa Inova Talentos, por exemplo), Trainees (geralmente oferecido para candidatos com até 2 anos de formação de diversos cursos de graduação) e também há a possibilidade de seguir na área acadêmica (mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Esses são apenas alguns exemplos de onde nós nos encaixamos no mercado de trabalho. É importante dar ênfase para o fato de que os Biotecnologistas possuem diversas possibilidades de carreira profissional.
2- Determinando as palavras-chave
É importante entender que a maioria das vagas em que você pode atuar não possuirão o termo “Biotecnologia” na descrição. Sendo assim, é necessário fazer um mapeamento das palavras-chave utilizadas na área em que você se encaixa – para isso, leve em consideração os ramos que você tem experiência, conhecimento ou deseja atuar.
Caso tenha se formado recentemente, você pode conferir algumas dicas aqui.
Aqui vão alguns exemplos de termos que você pode utilizar, de acordo com sua área de atuação: biologia molecular, bioquímica, biorreatores, PCR, cultivo de células, preparo de meios de cultura, engenharia genética, microbiologia, e por aí vai uma infinidade de termos.
Também é possível utilizar os nomes dos cargos na busca, como por exemplo: analista de laboratório, analista de projetos, pesquisador, técnico de laboratório, analista de P&D, e outros – a escolha vai depender do cargo em que você pretende atuar.
Como não existe um conjunto de termos genéricos para fazer essa busca, é preciso que seja feito um mapeamento prévio. Teste as palavras-chave que você descobriu. Verifique o quão aderente os resultados da sua busca estão com as vagas que você almeja. Após isso, o recomendado é que se faça um acompanhamento das vagas de acordo com esses filtros estabelecidos.
Onde buscar as vagas
Entendido o seu momento profissional, suas possibilidades e as palavras-chave da sua área de atuação, é o momento de iniciar as buscas por vagas. E aqui vão algumas das possibilidade de onde você pode encontrá-las:
1- Google
Muitas pessoas têm a crença de que não é possível encontrar vagas por uma pesquisa simples no Google. Isso não é verdade!
O Google apresenta uma plataforma chamada “Empregos” onde é possível encontrar diversas vagas de acordo com as palavras-chave utilizadas na sua busca. Neste, também há a possibilidade consultar outras informações sobre essas oportunidades: local, tipo de vaga, data de publicação, descrição, pré requisitos e contratante (quando este não for anônimo).
Dica: vá na página do Google e digite “vaga Bioprocessos” na busca! – lembre que você pode utilizar outras palavras-chave de acordo com seu ramo de atuação.
2- LinkedIn
Muitas vagas são lançadas oficialmente no LinkedIn. E aqui vem uma informação que muitos desconhecem: existe mais de uma forma de procurar essas oportunidades nessa plataforma.
A primeira delas, e também a mais conhecida entre os usuários, é da seguinte forma: na barra de busca, digite as palavras-chave e então selecione a aba “Vagas”. Você pode utilizar vários filtros nessa operação, como: data do anúncio, nível de experiência, empresa e tipo de vaga.
Essa é a forma clássica de procura no LinkedIn. E aqui trago um insight para você: muitas oportunidades não são lançadas na aba Vagas da plataforma. Muitas delas são divulgadas através de publicações de usuários.
E assim vem a outra forma – menos utilizada, porém muito eficiente: digite as palavras-chave e então selecione a aba “Publicações”. Nesta opção, é preciso inserir a palavra “vaga” antes das outras utilizadas como filtro. Por exemplo, faça um teste com “vaga Biologia Molecular” neste tipo de procura, e veja os resultados.
3- Sites de publicação de vagas
Para este tipo de pesquisa, é preciso estar muito atento. Existem diversos sites de vagas disponíveis atualmente. Porém, nem todos eles são confiáveis. Muitos usuários reportam que existem vagas já finalizadas ainda sendo ofertadas nesses sites. Muitos deles pedem diversos dados pessoais no cadastro, como número de CPF e RG, por exemplo. Além disso, alguns cobram mensalidades para uso.
Para a busca de vagas em empresas, você pode utilizar o Vagas, Connekt ou o Gupy, por exemplo. Já para a busca de estágios, existem outros portais mais específicos como a Cia de Talentos e o CIEE.
Dica: antes de utilizar ou colocar suas informações pessoais em portais, procure saber sobre a confiabilidade do site.
4- Sites das próprias empresas
Algumas oportunidades são ofertadas no próprio site das empresas. Para isso, é preciso acompanhar essas instituições para ficar atualizado com relação a essas aberturas – geralmente são inseridas em “Trabalhe Conosco”.
Além disso, também é possível enviar o currículo para que este seja inserido no banco de dados dessas empresas. Confira o nosso texto Mapa Biotec: o novo levantamento de empresas de biotecnologia do Brasil.
5- Lista semanal de vagas do Profissão Biotec!
E aqui vai uma grande oportunidade para você que está buscando um espaço no mercado de trabalho: você pode acompanhar o Profissão Biotec para verificar as novas vagas!
Toda segunda-feira são postadas as vagas encontradas para Biotecnologistas. Você pode encontrar essas informações nos posts com o título “Oportunidades”.
Essas são algumas das opções de busca de vagas que temos atualmente. É muito importante reforçar que, independentemente da forma que a vaga for encontrada, é necessário que o currículo seja sempre atualizado e devidamente revisado – confira aqui as dicas do Profissão Biotec. Leve em consideração que esse documento pode ser mantido no banco de dados e consultado no futuro!
Outra coisa importante é que você avise as pessoas próximas a você ou com quem você trabalhou de que está procurando. Muitas oportunidades surgem sem mesmo que as procuremos!
Além disso, não se esqueça: é preciso estar atento com relação às candidaturas e buscar saber a veracidade daquilo que encontramos em nossa busca!
Cite este artigo:
SANTOS, G. L. Como e onde buscar as vagas de Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.8, 2021. Disponível:<https://profissaobiotec.com.br/como-e-onde-buscar-vagas-de-biotecnologia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Fonte da imagem destacada: Pixabay.