Não há como negar que muita gente tem dúvidas sobre o que é biotecnologia. Posso afirmar com precisão estatística que praticamente todos os estudantes de biotec já se depararam com a expressão de espanto e dúvida de alguém que diz: Biotec….. o quê?
Essa dúvida também está presente nas famílias dos estudantes:
O conceito de biotecnologia é muito particular e bastante criativo! Para os meus avós, é uma ciência maluca que faz alterações genéticas em tudo, meus pais acham que “crio” insetos modificados no laboratório, meus amigos acham que é uma faculdade que estuda coisas para a NASA e minhas tias acham que invento fórmulas para as plantas produzirem mais e ficarem maiores.
Particularmente não sei o motivo pelo qual as pessoas têm ideias tão bizarras sobre biotec…
Mas o que é, de uma vez por todas?
Agora, sem mais delongas vamos à descrição: a palavra biotecnologia tem origem grega, em que bio significa vida, tecnos que tem um significado mais relacionado a arte ou “pôr em prática” e logos, que refere-se ao conhecimento. Já pelo nome dá pra desvendar a charada: pôr em prática o conhecimento sobre a vida, ou, em outras palavras: usar a vida para gerar um produto ou serviço!!! Mas essa tal biotecnologia ainda passou (e passa!) por duas diferentes fases: a clássica e a moderna.
O conceito de biotecnologia clássica refere-se ao uso de microrganismos, utilizados para fazer produtos fermentados, e biotecnologia moderna quando nos referimos aos organismos geneticamente modificados como por exemplo as plantas transgênicas (biotecnologia verde), além de diversas outras áreas, divididas em cores. Quer saber saber quais são as cores da biotecnologia? Confira neste vídeo aqui:
Muitas pessoas, inclusive estudantes, têm dúvidas sobre quais áreas a biotecnologia pode ser aplicada. Várias! O Profissão Biotec já provou que biotec está em praticamente todas as áreas do conhecimento científico: podemos aplicar biotecnologia na agricultura, na área da saúde, para obtenção de energia, na área química (produção de enzimas animais e vegetais), alimentos biofortificados, biotecnologia industrial, ambiental, farmacêutica, cosmética, biotecnologia animal, biotecnologia marinha, nos alimentos do dia-a-dia e pasmem: no espaço! Isso mesmo, biotecnologia também estuda coisas para a NASA, como dizem meus amigos.
Mas afinal como explicar para sua tia, e pessoas leigas o que é biotecnologia? Calma, é muito fácil! Darei algumas dicas valiosas:
1º: A primeira dica e mais importante é acompanhar nossas publicações. O objetivo principal do PB é divulgar ciência de maneira simples e descomplicada, de forma que qualquer indivíduo consiga entender. Você pode seguir, comentar e marcar pessoas nas nossas páginas: Facebook / LinkedIn / YouTube / Instagram e sempre enviar dúvidas e/ou sugestões de temas de textos e vídeos. Assim você se tornará um expert em biotecnologia, além de contribuir com a divulgação do conhecimento.
2º: Quando alguém o questionar sobre o que é biotecnologia, tente olhar para a pessoa e dar exemplos simples e criativos em função do que ela mesma está vestindo ou comendo. Por exemplo, olhe para a roupa da pessoa e diga: Você sabia que existe biotecnologia para confecção de tecidos e na cor da roupa? Ou no processo produtivo desse chocolate que você está comendo? Tente envolvê-la em assuntos triviais e conforme ela for se interessando vá aprofundando na dificuldade científica. Se for preciso, convide-a para tomar uma cervejinha gelada ou uma taça de vinho e explique como a biotec também é fundamental na fabricação delas. Mostre que biotecnologia está em toda parte!
3º: Particularmente, sei o quanto é desagradável receber aquelas notícias nada científicas que as tias enviam nos grupos do whatsapp, mas como biotecnologista tenho a obrigação de defender a ciência. Assim, sempre que necessário, envio este vídeo bem curtinho para explicar o que é biotecnologia. Você também pode utilizá-lo e enviar para sua tia; se ainda assim ela tiver dúvidas, o Dagon Ribeiro explicará definitivamente.
4º: Nada melhor do que ler um bom livro ou assistir a um filme legal com uma pipoca quentinha, não é mesmo? O PB tem algumas sugestões bacanas de livros, filmes e séries sobre biotecnologia: assim fica muito divertido!
Espero que tenham gostado do texto. O PB está sempre a disposição para sanar dúvidas biotecnológicas!