Entenda como a biotecnologia pode ser uma grande aliada para atingir 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

E se alguém perguntar por que você escolheu a biotecnologia como profissão

É possível que sua resposta inclua propósito, sustentabilidade e o poder de mudar as coisas. Afinal, a biotecnologia é a solução para muitas dores do mundo.

As alternativas biotecnológicas podem ser grandes aliadas dos objetivos de desenvolvimento sustentável, os chamados ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nunca ouviu falar deles? Explicaremos o que são, como surgiram e os 10 ODS que tem a ver com a biotecnologia.

O que são e como surgiram os ODS?

O desenvolvimento sustentável é interdependente. Não adianta uma só pessoa ou um só país adotar medidas para erradicar os problemas do mundo, precisamos fazer isso juntos.

E foi isso que guiou os 193 países membros da ONU a criarem a Agenda 2030 em setembro de 2015. O plano de ação consiste em 17 objetivos contendo 169 metas transformadoras para atingir, até o ano de 2030, sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

O papel da biotecnologia em 10 ODS da ONU

Os objetivos de desenvolvimento sustentável pedem ações concretas para que todas as metas sejam cumpridas. Vamos conhecer 10 dos 17 ODS e quais soluções biotecnológicas podem ajudar a atingir cada um.

ODS 2 Fome zero e agricultura sustentável

ODS2 “Fome zero e agricultura sustentável” com desenho de tigela emanando vapor.
#pracegover: Imagem com fundo marrom alaranjado. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 2 “Fome zero e agricultura sustentável” com desenho de tigela emanando vapor. Ao lado direito, descrição do objetivo “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

Milhões de pessoas sofrem com a fome e má nutrição. Dentro das metas envolvidas no ODS 2, estão:

  • Até 2030, acabar com todas as formas de desnutrição (…).
  • Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas robustas (…).
  • Até 2020, manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas respectivas espécies selvagens (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 2?

A grande contribuição da pesquisa em biotecnologia vegetal é a criação de alimentos geneticamente modificados, sobretudo os transgênicos, resultando em plantas mais tolerantes a adversidades ambientais e com maior rendimento.

Além disso, a fermentação de alimentos é um processo biotecnológico capaz de aumentar o tempo de conservação do produto, ajudando a abastecer a população com alimentos saudáveis e seguros.

ODS 3 Saúde e bem-estar

ODS 3 “Saúde e bem-estar” com desenho de batimento cardíaco e coração.
#pracegover: Imagem com fundo verde. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 3 “Saúde e bem-estar” com desenho de batimento cardíaco e coração. Ao lado direito, descrição do objetivo “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

Assegurar que as pessoas tenham uma vida saudável é fundamental. Para atingir isso, duas das metas na ODS 3 são:

  • Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.
  • Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 3?

A pesquisa básica é capaz de entender como as doenças e os microrganismos que as causam funcionam, usando conhecimentos de microbiologia, biologia molecular, entre outras áreas diretamente ligadas à biotecnologia. Baseado nisso, é possível desenvolver testes, vacinas e medicamentos para inúmeras doenças.

ODS 6 Água potável e saneamento

ODS 6 “Água potável e saneamento”
#pracegover: Imagem com fundo azul vibrante. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 6 “Água potável e saneamento” com desenho de um recipiente com água saindo. Ao lado direito, descrição do objetivo “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

O saneamento básico ainda não é uma realidade para muitos. Para isso, uma das principais metas é:

  • Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 6?

A biotecnologia ambiental pode ajudar a despoluir a água por meio da biorremediação de materiais danosos e economia circular para reaproveitamento do recurso hídrico. Ou até com soluções simples como o AquaLuz, criado pela biotecnologista Ana Luísa Beserra, que desinfeta a água em regiões semiáridas com a ajuda dos raios solares, tecnologia que ganhou um prêmio da ONU Meio Ambiente.

ODS 7 Energia acessível e limpa

ODS 7 “Energia acessível e limpa”
#pracegover: Imagem com fundo amarelo. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 7 “Energia acessível e limpa” com desenho de um sol com botão de ligar e desligar no meio. Ao lado direito, descrição do objetivo “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

Todos precisamos de energia. Para assegurar que todos tenham acesso a energia limpa, uma das metas é:

  • Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 7?

A biotecnologia tem um papel essencial para obtenção de combustíveis sustentáveis e bioenergia, como o bioetanol, o biodiesel e o biogás, reaproveitando resíduos que seriam descartados, ou usando bactérias em painéis solares.

ODS 9 Indústria, inovação e infraestrutura

ODS 9 "Indústria, inovação e infraestrutura”
#pracegover: Imagem com fundo vermelho alaranjado. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 9 “Indústria, inovação e infraestrutura” com desenho de três cubos empilhados. Ao lado direito, descrição do objetivo “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

A indústria precisa ser inovada de maneira sustentável. Para isso, uma das metas é:

  • Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 9?

Biotecnologia e pesquisa científica andam juntas e são capazes de trazer soluções sustentáveis para o ambiente industrial. Não é por acaso que muitos países estão investindo na bioeconomia e em startups biotecnológicas.

ODS 11 Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 11 "Cidades e comunidades sustentáveis”
#pracegover: Imagem com fundo laranja. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 11 “Cidades e comunidades sustentáveis” com desenho de 4 casas e edifícios. Ao lado direito, descrição do objetivo “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

A sustentabilidade de uma cidade ou comunidade envolve o social, o econômico e o ambiental, como mostram essas duas metas:

  • Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades (…)
  • Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 11?

A biotecnologia pode ajudar a despoluir o ar com filtros biológicos e gestão de resíduos, além do uso do bioconcreto na construção civil. Além disso, existe a economia colaborativa, na qual iniciativas como a compostagem comunitária se tornaram frequentes.

ODS 12 Consumo e produção responsáveis

ODS 12 "Consumo e produção responsáveis”
#pracegover: Imagem com fundo marrom. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 12 “Consumo e produção responsáveis” com desenho de flecha formando o símbolo do infinito. Ao lado direito, descrição do objetivo “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

É responsabilidade do consumidor e da empresa produtora tomar decisões sustentáveis. Duas das metas que buscam atingir isso são:

  • Apoiar países em desenvolvimento para que fortaleçam suas capacidades científicas e tecnológicas rumo a padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
  • Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 12?

Um olhar sustentável sobre o ciclo de vida de um produto tem tudo a ver com a biotecnologia. Desde a produção, até o consumo e o descarte, pesquisando e desenvolvendo produtos que impactam menos o meio ambiente. O desenvolvimento de biomateriais que substituem embalagens plásticas, como o bagaço da cana-de-açúcar e o bambu, é um exemplo disso.

ODS 13 Ação contra a mudança global do clima

ODS 13 "Ação contra a mudança global do clima”
#pracegover: Imagem com fundo verde escuro. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 13 “Ação contra a mudança global do clima” com desenho de um olho com a íris representando o mundo. Ao lado direito, descrição do objetivo “Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

O combate ao aquecimento global é um dos objetivos da Agenda 2030. A principal meta é:

  • Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 13?

A substituição de recursos fósseis e sintéticos por soluções biotecnológicas pode ajudar no combate à mudança global do clima. Iniciativas biotecnológicas colaboram com a sensibilização da população quanto ao impacto das suas atividades no aquecimento global e ajudam a despertar o interesse por alternativas sustentáveis.

ODS 14 Vida na água

ODS 14 "Vida na água”
#pracegover: Imagem com fundo azul. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 14 “Vida na água” com desenho de um peixe sob ondas. Ao lado direito, descrição do objetivo “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

Preservar a biodiversidade marinha é fundamental para o meio ambiente. Duas metas desse objetivo são:

  • Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de pesquisa e transferir tecnologia marinha, (…).
  • Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos (…).

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 14?

A biotecnologia marinha é capaz de pesquisar organismos e prospectar seu potencial. Além disso, a biotecnologia ambiental tem seu papel para a redução da poluição marinha, como no caso do petróleo.

ODS 15 Vida terrestre

ODS 15 "Vida terrestre”
#pracegover: Imagem com fundo verde. À esquerda, símbolo do objetivo de desenvolvimento sustentável 15 “Vida terrestre” com desenho de uma árvore e pássaros sobre a terra. Ao lado direito, descrição do objetivo “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. Fonte: Imagem produzida pela autora.

Assim como a vida na água, os ecossistemas terrestres precisam ser protegidos. Uma das metas para isso é:

  • Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.

Como a biotecnologia pode colaborar com o ODS 15?

Para estudar a biodiversidade terrestre, técnicas de bioprospecção, sequenciamento genético e processamento de dados sobre essas espécies são essenciais para a manutenção e monitoramento do ecossistema.

De meta em meta, a biotecnologia muda o mundo

A contribuição da biotecnologia para as diferentes metas citadas pode ajudar e muito os países e indivíduos a atingirem os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O papel e as ações da biotecnologia são evidentes, e você como profissional da área pode ajudar a mudar o mundo, tornando-o mais sustentável.

Biografia Sofia Hohmann
Texto revisado por Tayná Costa e Bruna Lopes

Cite este artigo:
HOHMANN, S. 10 ODS nos quais a Biotecnologia pode ser uma grande aliada. Revista Blog do Profissão Biotec, v. 8, 2021. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/ods-biotecnologia-pode-ser-grande-aliada>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências
PLATAFORMA AGENDA 2030. A Integração dos ODS. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/os_ods/>. Acesso em: 1 de abril de 2021.

Fonte da imagem destacada: Imagem produzida pela autora.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X