Quer saber quais foram os textos de biotecnologia publicados em 2019 mais lidos de cada mês? Se liga na nossa lista!
Janeiro : Quantos institutos brasileiros de pesquisa em biotecnologia você conhece?
Você já deve ter ouvido que é difícil fazer ciência no Brasil, ainda mais agora com os recentes cortes de verbas para pesquisa. Você pode estar pensando que não tem quase nenhum instituto de pesquisa no país, ou talvez consiga contar nos dedos da mão alguns centros de pesquisa: EMBRAPA, Fiocruz, Butantan… Mas será que só tem esses? O Profissão Biotec decidiu listar, então, os institutos de pesquisa em biotecnologia do Brasil, para deixar todos os biotecnologistas e amantes da ciência atualizados! Conheça os institutos de pesquisa neste texto!
Fevereiro: Produtos biotecnológicos sintetizados a partir da microbiota intestinal
Parece estranho, mas a maior parte do nosso corpo não é humana! Segundo matéria da BBC, mais de metade do que compõe nossos organismos são microrganismos que, ao invés da crença popular de nos trazerem apenas infecções e doenças, desempenham importantes papéis em nossos organismos, como proteção contra hospedeiros, auxílio na digestão e diversos outros benefícios. Saiba mais sobre o papel da microbiota intestinal neste texto.
Março: Sistema CRISPR/Cas – Da bactéria à terapia gênica
Como um sistema de defesa de bactérias tornou-se um elemento chave da biotecnologia, a fim de revolucionar ciência, agricultura e medicina? Este texto vai te introduzir à origem, ao funcionamento molecular e às aplicações do sistema CRISPR/Cas9, assim como suas implicações bioéticas!
Abril: Métodos alternativos ao uso de animais de experimentação
Você é contra ou conhece alguém que seja contra o uso de animais em experimentos científicos? Então pode se animar, pois apresentaremos neste texto métodos alternativos capazes de reduzir a utilização dos animais ou até mesmo substituí-los na experimentação científica!
Maio: Os micro-organismos serão os fertilizantes do futuro?
A Revolução Verde mudou a agricultura em meados do século XX: a partir dessa revolução, o maquinário agrícola foi introduzido no cultivo e principalmente os defensivos e fertilizantes químicos começaram a ser usados na produção de larga escala. A maior parte dos fertilizantes atuais
são nitrogenados feitos por um processo industrial que requer alta pressão e temperatura, de modo que as fábricas de fertilizantes queimam muito combustível fóssil, liberando dióxido de carbono imediatamente. Será que os micro-organismos no futuro substiuirão os fertilizantes industriais? Saiba mais neste link.
Junho: Como explicar definitivamente para sua tia o que é biotecnologia
Não há como negar que muita gente tem dúvidas sobre o que é biotecnologia. Posso afirmar com precisão estatística que praticamente todos os estudantes de biotec já se depararam com a expressão de espanto e dúvida de alguém que diz: Biotec….. o quê? Mas afinal, como explicar para nossas tias o que é biotecnologia? Calma, é muito fácil! Neste texto damos algumas dicas valiosas.
Julho: Epigenética: quando a alimentação influencia o genoma
Certas vezes, escuto as pessoas dizerem: “Eu tenho genética ruim, se eu beber um copo de água, engordo 10 kg” ou “Esse cara tem genética boa, não engorda de ruim”. Com essas falas, podemos deduzir que a genética pode ter uma influência sobre o nosso metabolismo, por termos uma “genética boa” ou uma “genética ruim”. Já parou para pensar que a alimentação pode também ter um efeito sobre a nossa “genética”? Saiba mais neste texto.
Agosto: Trajetória dos profissionais de biofarmacêuticas
Você já teve a curiosidade de saber a formação dos profissionais que atuam nas biofarmacêuticas brasileiras? Em que eles se graduaram, se tinham pós-graduação ou MBA… Fizemos um levantamento baseado no perfil de LinkedIn de profissionais das biofarmacêuticas Biolab, Eurofarma, Cristália, Aché, Libbs e Bionovis. Confira no link!
Setembro: 8 contribuições dos microrganismos que você nem imaginava – Parte 1
Os microrganismos são formas de vida microscópicas e unicelulares, encontrados na natureza como células isoladas ou agregados celulares. Eles abrangem diferentes grupos taxonômicos, como o das bactérias, dos fungos e das microalgas. Listamos 8 áreas em que há contribuições dos microrganismos e você nem imaginava (parte I e parte II).
Outubro: A bioquímica por trás do Kombucha (e dos alimentos)
Ilustramos com o exemplo do Kombucha (chá fermentado) quais são as moléculas frequentemente presentes nos alimentos e qual seu papel no metabolismo. Confira neste texto.
Novembro: Biorrefinaria de insetos: uma alternativa para a produção de compostos de interesse industrial
Uma pessoa que tenha crescido na cultura ocidental provavelmente não terá uma reação muito positiva à menção de insetos: a primeira coisa que viria à sua cabeça seria o inconveniente zumbido de um mosquito, que parece saber exatamente quando será aquela prova importante que requer uma boa noite de sono, ou as temíveis baratas, que, bom… dispensam explicações. Porém, muito mais que meras inconveniências cotidianas (ou erros da natureza, como pensam os mais extremistas), os insetos são, na verdade, fontes bastante promissoras de diversos compostos de interesse, que já estão sendo aplicados no mercado de alimentos (e com um potencial incrível em vários outros). Saiba mais neste texto.
Dezembro: Você sabe o que são biofilmes?
Você já ouviu falar sobre biofilmes? Caso não conheça esse termo, saiba que os biofilmes estão mais perto de você do que pode imaginar. Eles existem, inclusive, em muitas partes do seu corpo. A tão famosa – mas não querida – placa bacteriana, nada mais é do que um biofilme que se forma sobre os dentes a partir das bactérias presentes na boca. Os biofilmes favorecem não apenas os microrganismos, mas também impactam nossas vidas e possuem potencial para serem explorados biotecnologicamente. Vamos entender um pouco mais sobre esse micro-universo que são os biofilmes neste texto.
Bom, agora que você já sabe quais foram nossos textos de biotecnologia de 2019 mais lidos de cada mês, continue acompanhando nossas redes sociais e nosso blog para ficar por dentro do mundo da biotecnologia!