Ei, você, biotecnologista: você sabe se relacionar no LinkedIn? Atualmente, muitos profissionais não sabem fazer networking nessa rede. E isso pode acabar comprometendo a imagem desses profissionais no mercado de trabalho – excluindo, por exemplo, futuras oportunidades. Dessa forma, reunimos neste texto as 5 dúvidas mais comuns sobre networking no LinkedIn. Confira!
1 – Posso pedir indicação para desconhecidos?
Essa é uma prática muito comum no LinkedIn. Alguém identifica que uma empresa está com oportunidades abertas e entra em contato com colaboradores dessa empresa para pedir uma indicação. Mas será que essa é uma ação estratégica no mercado de trabalho?
Vamos imaginar aqui o seguinte cenário: você, colaborador de uma determinada empresa, recebe mensagem de um usuário no LinkedIn pedindo uma indicação para uma vaga. Você resolve ajudar a pessoa e a indica para o setor de Recursos Humanos. Essa pessoa acaba sendo contratada, mas não se adequa à empresa. Descobrem que, na verdade, a pessoa não tinha os conhecimentos técnicos que alegava possuir. E aí, como você, que indicou o profissional, fica nessa situação? Como fica a sua credibilidade na empresa?
Vemos, por esse exemplo, como é delicada a situação de uma indicação. Quando se indica alguém, o colaborador acaba se comprometendo e colocando sua credibilidade em risco. Indicar profissionais para vagas exige muita confiança. E é por isso que não é recomendado pedir indicações para profissionais que você não conhece. Pode ser que seu pedido seja aceito, mas as chances são pequenas. Além disso, essa prática não é bem vista no mercado de trabalho.
2 – Postar o meu currículo e marcar as empresas em que desejo trabalhar vai me ajudar a conseguir uma oportunidade?
Poder postar, você pode! Mas será que essa é uma ação estratégica, que vai te impulsionar no alcance do seu objetivo?
Existem diversos profissionais na mesma situação que a sua: qualificados e em busca de uma oportunidade. Por outro lado, o número de vagas não comporta todas essas pessoas. E essas vagas serão preenchidas por meio de processos seletivos. E quem será selecionado? Os profissionais mais bem preparados e com perfil mais alinhado à vaga. A seleção não é feita levando em consideração os profissionais que marcam as empresas em publicações – o que pode, inclusive, comprometer a imagem de quem faz isso.
Ou seja, são aplicados diversos filtros para selecionar os profissionais mais capacitados para as oportunidades. Assim, aproveite a sua rede para mostrar o seu potencial. Dê preferência para postar sobre seus conhecimentos, suas conquistas profissionais, os cursos que realizou, curiosidades técnicas e tudo mais que for agregar à busca por uma vaga. Usar esse espaço para postar seu currículo e marcar as empresas dificilmente trará resultados.
3- Posso adicionar pessoas que não conheço?
Em outras redes sociais, é cultural que se adicione somente as pessoas que você conhece pessoalmente. Receber convites de desconhecidos é até visto como inadequado. Porém, o LinkedIn não funciona dessa forma.
No LinkedIn, encontramos profissionais de diversos países, empresas e cargos. Existe uma gama de aprendizados nessa rede. Por exemplo, imagine que você gostaria de se tornar um Coordenador de Laboratório no futuro, mas não sabe quais skills – tanto as técnicas quanto as comportamentais – podem ser adquiridas para se chegar nesse objetivo. Você poderia adicionar pessoas que se encontram nesse cargo, olhar seus perfis e pedir dicas. Esse é só um exemplo, pois as possibilidades são diversas.
Então aqui vai uma recomendação: adicione pessoas no LinkedIn! Adicione pessoas do mesmo cargo que o seu, dos que estão acima e abaixo na hierarquia, os profissionais do RH da empresa que você gostaria de trabalhar e todas as outras que forem agregar de alguma forma em sua rede. Aproveite essas oportunidades!
4- Posso sair enviando meu currículo em mensagens privadas?
Como você se sente quando uma pessoa só te pede favores, mas não te ajuda?
Embora essa prática seja muito comum no LinkedIn, ela não é recomendada.
O networking é uma via de mão dupla. E o que isso significa? Significa que, nessas relações profissionais, não se deve apenas pedir favores para os seus colegas. É preciso, também, oferecer ajuda. Como em todas as outras relações da vida, essas também devem ser verdadeiras e sinceras. Caso contrário, ao invés de aproximar pessoas, você estará afastando-as junto com possíveis oportunidades.
Ou seja: relacione-se verdadeiramente! Ofereça ajuda para aqueles que não têm o mesmo conhecimento que você, dê dicas para profissionais mais jovens, compartilhe sua trajetória com outros, etc. Use esse espaço para aprender e ensinar.
5- Posso adicionar pessoas de cargos altos nas empresas?
Um spoiler já foi dado acima! E a resposta para essa pergunta é: sim, com certeza.
Adicionar e conhecer profissionais mais maduros pode trazer outras perspectivas sobre a sua carreira. Portanto, essa prática é altamente recomendada! É claro que, independentemente do profissional para o qual você mandar convite para adicionar em sua rede, fica a critério dele aceitar ou não. É sempre bom ter em mente que o “não” você já tem. O que vier além disso, será lucro!
Deu pra ver que o networking pode abrir muitas portas na sua carreira, não é mesmo? Coloque essas dicas em prática e deixe de aplicar as estratégias que não funcionam!
Cite este artigo:
SANTOS, G. L. As 5 dúvidas mais comuns sobre networking no LinkedIn. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/as-5-duvidas-mais-comuns-sobre-networking-no-linkedin/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.