A indústria de alimentos deve estar atenta ao mercado para elevar o sucesso no lançamento de produtos.

Dois dos objetivos da produção de alimentos são: satisfazer as necessidades fisiológicas e também os desejos do consumidor. A partir disso, um estudo publicado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) traz como destaque para o setor alimentício a preferência do público por alimentos focados no bem-estar, praticidade, qualidade, sustentabilidade e ética. É nesse momento que você, biotecnologista ou cientista de alimentos, que está lendo este texto pode ligar um alerta para desenvolver projetos que atendam essas tendências do mercado.

O céu é o limite quando falamos sobre a aplicação da biotecnologia para a produção de alimentos

É só dar uma volta rápida pelos corredores do supermercado que encontramos uma variedade de produtos, desde aqueles sem lactose ou glúten, ricos em proteínas, veganos, orgânicos, com baixa caloria, prontos para o consumo… todas essas opções estão relacionadas aos novos padrões de vida e podem ser produzidas a partir de aplicações biotecnológicas, como pães, derivados lácteos, bebidas alcoólicas e inúmeros ingredientes obtidos do metabolismo de microrganismos, como corantes, espessantes e vitaminas.  

Inovação e o desenvolvimento de alimentos

Quando pensamos em inovação, logo vem a nossa mente ideias mirabolantes ou inéditas. Mas, na verdade, a definição de inovação vai muito além da invenção de algo nunca visto!

Inovação é um processo multidisciplinar que engloba setores como pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção, vendas e marketing para a formulação e implementação de ideias. De forma simples, podemos encontrar no desenvolvimento de produtos a inovação incremental (melhorias/alterações em produtos já existentes) ou a inovação disruptiva (desenvolvimento de conhecimentos e produtos novos). 

Logo, o setor de alimentos é altamente competitivo. São inúmeras empresas investindo todo ano em inovação para atrair cada vez mais o consumidor. Para você compreender a imensidão desse mercado, segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) em 2020 as indústrias de alimentos localizadas no Brasil totalizaram 10,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, número que explica o título do nosso país como segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo! 

Mas como se destacar sabendo que em 2015 o Brasil apresentava mais de 34 mil indústrias formais de alimentos e bebidas? É preciso ter muita estratégia e pesquisa para ser assertivo nos lançamentos. A inovação pode representar sucesso para a empresa ou prejuízos, sendo o aceite do consumidor um dos fatores mais importantes para a obtenção de bons resultados. 

Geração de ideias.
Geração de ideias. #ParaTodosVerem: a fotografia mostra uma mulher com a mão no queixo em segundo plano, essa mulher está observando postites coloridos que estão colados em um vidro à sua frente. Fonte: Freepik.

Marketing no lançamento de novos produtos alimentícios

A fim atender as demandas citadas acima, indústrias de alimentos realizam as seguintes etapas para o desenvolvimento de produtos: 

  • Geração de ideias;
  • Seleção de ideias;
  • Análise de mercado;
  • Protótipo do produto;
  • Teste em planta piloto;
  • Teste em planta industrial;
  • Validação e teste de mercado.  

Assim, as ferramentas de marketing são empregadas na geração de ideias, seleção de ideias, análise de mercado e teste de mercado. Para obter insights e traduzir dados sobre os consumidores e a concorrência, são utilizados: brainstorming; listagem de atributos; voz do cliente; análise PEST; análise SWOT; design thinking; benchmarking; grupo focal; análise conjunta, entre outros. 

Além disso, um conceito essencial para compreender a relevância do marketing para o desenvolvimento de novos produtos ou melhoria de produtos já existentes é o Mix de Marketing, mais conhecido como os “quatro P’s do Marketing” (produto, preço, promoção e praça). Produto diz respeito a como o produto que será desenvolvido resolve um problema ou atende a uma necessidade de um conjunto de pessoas; o preço estuda por qual preço o produto será vendido, sendo extremamente importante, pois esse é um dos principais fatores de comparação usados pelos consumidores no momento da compra; a promoção define como será a divulgação sobre o produto; e a praça estabelece como e onde o produto será vendido. 

Assim, conhecer os desejos do consumidor e acompanhar a concorrência são estratégias necessárias para que um produto obtenha êxito no mercado de alimentos. O investimento em pesquisas antes de um lançamento se faz muito necessário quando, por exemplo, tomamos conhecimento que nos Estados Unidos da América, em média, a cada 3 produtos lançados no mercado, 2 falham, mostrando que lançar um produto representa para a indústria um alto risco de perder tempo e dinheiro.

Outros textos do nosso blog já abordaram a importância do profissional de biotecnologia desenvolver habilidades além da bancada. Conhecimentos sobre marketing e mercado podem auxiliar desde o desenvolvimento de novas lacunas para pesquisas acadêmicas na área de alimentos, até o profissional que trabalha na indústria em pesquisa e desenvolvimento adquirir uma visão global de processos para unir biotecnologia e inovação a partir dos desejos do consumidor. Se você curtiu este conteúdo e gostaria de mais textos explorando esse assunto, deixe um comentário em nossa página do Instagram (@profissaobiotec). 

Texto revisado por Jennifer Medrades e Fabiano Abreu

Cite este artigo:
LACERDA, S. Como o marketing e a inovação impactam o sucesso de novos produtos alimentícios. Revista Blog do Profissão Biotec. V. 11, 2024. Disponível em: <>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS (Brasil). Números do Setor de Alimentos. 2020. Disponível em: https://www.abia.org.br/numeros-setor. Acesso em: 26 set. 2023.
BATTAGIN, H. V.; ZUIN, L. F. S.; ZUIN, P. B. Estudo Do Processo De Desenvolvimento De Novos Produtos Em Vinícolas Paulistas. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-21, fev. 2012. Bimestral. Disponível em: http://faculdadedourado.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/empreendedorismo/volume1/l uis-fernando-soares-zuin-et-al..pdf. Acesso em: 28 set. 2023. 
FULLER, G. W. New food product development: from concept to marketplace. Flórida: CRC Press LLC, v. 5, n. 6, p. 178-191, 1994. 
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ITAL) (Brasil). A Indústria De Alimentos E Bebidas Na Sociedade Brasileira Atual. 2015. Disponível em: https://alimentosprocessados.com.br/industria-na-sociedade-brasileira.php#:~:text=As%20e mpresas%20que%20produzem%20alimentos,(sem%20contar%20as%20padarias. Acesso em: 25 set. 2023. 
SILVA, L. .. Como Uma Empresa Utiliza As Estratégias De Marketing Para Um Novo Produto: Uma Análise Das Vendas. 2012. 74 f. Monografia (Especialização) – Curso de Administração, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30054/1/2012_tcc_lmsilva.pdf. Acesso em: 23 set 2023. 
SITTA, M. A. Marketing No Desenvolvimento De Novos Produtos. Revista Gestão em Foco, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 29-35, 2017. Anual. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/005_artigo_mu rilo_alfredo_sitta.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
WILLE, G. M. F. C. et al. Práticas de desenvolvimento de novos produtos alimentícios na indústria paranaense. Revista da Fae, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 33-45, jul. 2004. Semestral.
Fonte da imagem destacada: Freepik.

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