Certamente você já ouviu que a biotecnologia faz parte do nosso dia a dia. Mas engana-se quem pensa que ela está nas coisas mais complexas ou inacessíveis. A biotecnologia está inserida nos mais diversos produtos e serviços que utilizamos todos os dias, nos mais variados momentos. E se você ainda duvida disso, confira neste texto alguns exemplos que demonstram como a biotecnologia faz parte da sua vida, 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Começando o dia com café…e biotecnologia
Aquele cafezinho sagrado de todas as manhãs (ou que você toma várias vezes ao longo do dia) depende muito da biotecnologia. Técnicas de edição gênica são usadas para o melhoramento das plantações de café e suas variedades. O aprimoramento dessas técnicas permitiu a obtenção de plantas resistentes às pragas e às variações climáticas e de uma bebida com mais qualidade, o que também contribui para que o Brasil seja o maior produtor e exportador de café verde.
Além disso, o café também pode ser fermentado. Esse processo de degradação natural, realizado por microrganismos, agrega qualidade ao produto final, alterando o aroma e o sabor do café.
Ah e não se esqueça de que aquele pãozinho que acompanha seu café todos os dias também é produzido a partir de um processo biotecnológico, a fermentação.
Vai para algum lugar? A biotec te leva!
Se você vai sair de casa para o trabalho, faculdade ou qualquer lugar que seja, você também vai precisar da biotecnologia. Afinal, muitos veículos utilizam os biocombustíveis, como o bioetanol, o biodiesel e o biogás. Os biocombustíveis são opções biodegradáveis, menos poluentes (ou não poluentes), e uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis que tanto poluem o meio ambiente.
Os biocombustíveis como o biodiesel, bioetanol e o biogás são produzidos a partir de óleos vegetais ou gordura animal, dos resíduos agroindustriais (como o bagaço da cana-de-açúcar) ou decomposição anaeróbica da matéria orgânica, respectivamente. Dados recentes apontam que 20% do setor de transportes utiliza biocombustíveis, sendo o bioetanol e o biodiesel os principais biocombustíveis líquidos usados no país.
Atualmente o Brasil é o maior produtor de bioetanol, a partir da cana-de-açúcar, e recentemente ampliou em mais de 80% a produção desse biocombustível a partir do milho. E, considerando a diversidade brasileira, outros produtos (amendoim, soja, babaçu) também têm potencial para serem usados na produção do bioetanol.
Hora da refeição: a biotecnologia no seu prato!
A hora da refeição também tem biotecnologia. E um dos principais exemplos são os alimentos geneticamente modificados, também chamados de alimentos transgênicos. Produzidos a partir de técnicas de biologia molecular, esses alimentos podem apresentar maior teor de nutrientes e ser mais resistentes às doenças, o que contribui também para a redução do uso de agrotóxicos e aumento de produtividade.
Atualmente, boa parte da nossa produção de milho, soja e cana-de-açúcar são transgênicos. E muitos outros produtos são produzidos com ingredientes transgênicos: fubá, óleo de cozinha, cereais matinais, margarina, molho de tomate, chocolate, macarrão, biscoitos, queijo…certamente você consome algum deles durante o seu dia!
Cuidando do corpo com a biotec
A indústria da beleza é uma das que mais se beneficia dos recursos biotecnológicos. O sabonete, o shampoo, a maquiagem, o skincare… Muitos deles, principalmente os produtos sustentáveis, utilizam recursos naturais (como plantas e microrganismos), que contribuem para a qualidade e sustentabilidade do produto.
Além disso, a biotecnologia também é uma aliada para a prática esportiva. Já foram produzidos tecidos inteligentes que possuem dispositivos que reagem a alterações climáticas, térmicas, mecânicas ou químicas e tecidos nanotecnológicos que possuem estruturas, dispositivos, materiais ou sistemas em escala atômica/molecular. Além disso, essa tecnologia confere maior conforto, facilitando o controle da transpiração e respiração e aumentando a velocidade dos movimentos. Também são capazes de captar os dados corporais do atleta, contribuindo para a melhora do rendimento.
Aquela dor de cabeça no fim do dia?
Um dos exemplos mais simples da presença da biotecnologia no nosso dia a dia está nos medicamentos e vacinas que utilizamos. Tornou-se tão comum ir até a farmácia e comprar um analgésico ou ir até o posto de saúde e tomar uma vacina, que não percebemos a importância da biotecnologia para que isso aconteça.
No entanto, a biotecnologia também está presente na busca por novas moléculas naturais ou sintéticas, no desenvolvimento de novas terapias e no aprimoramento de tecnologias que irão se transformar em novos medicamentos e vacinas.
Esses avanços biotecnológicos foram fundamentais para que hoje a população tenha acesso aos tratamentos de doenças como a diabetes, hipertensão e câncer. E centenas de pesquisas estão em andamento para que novos tratamentos (ou até mesmo a cura de algumas doenças) sejam desenvolvidos.
Momento de relaxar com a biotec
Nos momentos de lazer, quando você opta por um bom vinho, queijos ou aquela cerveja no happy hour, lá está a biotecnologia para te fazer companhia. A produção de todos esses produtos depende de processos biotecnológicos: enquanto o vinho provém da fermentação alcoólica de uvas por leveduras, a fermentação da cerveja é produzida a partir do lúpulo e o queijo requer a utilização de enzimas.
E se você gosta de programas culturais, pode encontrar a biotecnologia também em museus e exposições. Nesses locais é possível se divertir e conhecer mais sobre a biotecnologia e a ciência! Também é possível encontrar a biotecnologia em séries, filmes e até em histórias em quadrinhos!
Estes são apenas alguns exemplos que ressaltam a importância da biotecnologia em nossas vidas, e reforçam a necessidade de valorizarmos e investirmos na biotecnologia e nos profissionais que se dedicam a ela, os biotecnologistas. Valorize a ciência e a biotecnologia que fazem parte da sua vida!
Cite este artigo:
LOPES, B. P. A biotecnologia nossa de cada dia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/a-biotecnologia-nossa-de-cada-dia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências:
Canal Agro. 4 alimentos transgênicos que estão na mesa dos brasileiros. Estadão, 2022.Disponível em < https://summitagro.estadao.com.br/tendencias-e-tecnologia/4-alimentos-transgenicos-que-estao-na-mesa-dos-brasileiros/ > Acesso em 07 de maio de 2022.
Morais, TP & Melo, B. Biotecnologia aplicada ao melhoramento genético do cafeeiro. Ciência Rural, 2011.
Syngenta. Alimentos transgênicos fazem mal à saúde? Syngenta Brasil. Disponível em < https://www.syngenta.com.br/alimentos-transgenicos-fazem-mal-saude#:~:text=No%20Brasil%2C%20os%20principais%20alimentos,eucalipto%20transg%C3%AAnicos%20em%20solo%20brasileiro.> Acesso em 07 de maio de 2022.
Vargas, BD et al. Biotecnologia e Alimentos Geneticamente Modificados: Uma Revisão. Revista Contexto & Saúde, 2018. Disponível em < http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.19-26> Acesso em 07 de maio de 2022.
Fonte da imagem destacada: Freepik.