É estudante ou formado em biotecnologia, engenharia de bioprocessos ou cursos correlatos? Está buscando uma carreira em Biotecnologia, mas está meio perdido e não sabe por onde começar? Então esse conteúdo é para você!
Nós do Profissão Biotec compilamos todos os nossos conteúdos sobre carreira em um só lugar. Venha com a gente rumo a uma #CarreiraBiotec!
Lembrando: esse texto será atualizado à medida que forem produzidos novos conteúdos, então salve este link no seu navegador para acessar sempre que precisar!
1 – Dicas para Graduandos
Se você está cursando a faculdade, ainda tem tempo de explorar ao máximo o que seu curso de graduação e sua universidade oferecem! Além das matérias da grade curricular básica, existem muitas outras atividades extracurriculares que podem te ajudar a crescer pessoal e profissionalmente. Essas experiências também vão deixar o seu currículo mais robusto e te ajudar a escolher qual dos caminhos de uma carreira em Biotecnologia você deseja seguir.
A universidade é o melhor momento para você experimentar – por meio de iniciações científicas, estágios, monitorias, empresas juniores, voluntariado, etc. – as diversas áreas de atuação da Biotecnologia. Não tenha medo de tentar e de mudar de rota se necessário!
Confira abaixo os conteúdos específicos do Profissão Biotec para quem ainda está na graduação:
- Conselhos para um estudante de biotecnologia que está começando a faculdade
- Dicas de carreira para futuros biotecnologistas
- Empresas Juniores de biotecnologia: onde estão os futuros biotecnologistas do Brasil
- Empresa júnior: o que significa e quais as vantagens de participar?
- Academia: o centro de formação dos biotecnologistas
Se você tem dúvidas sobre qual graduação é melhor para uma carreira em biotecnologia… Surpresa! Não tem resposta certa, tem a melhor opção para você e falamos sobre a escolha da graduação neste texto!
2 – Escolhendo a área de atuação
Você já sabe em qual área seguir? Gosta de trabalhar com mililitros e escala nano em microtubos ou fazer reações em biorreatores de milhares de litros? É ratinho de laboratório, prefere trabalhar atrás de um computador ou lidando com o público?
Além de ser multidisciplinar, a Biotecnologia também é multiatuação. Um profissional da Biotec pode atuar na área de alimentos, agricultura, saúde humana, saúde animal, meio ambiente, bioprocessos… Alguns classificam a biotecnologia em cores, porque não é fácil mesmo listar todas as áreas de atuação.
Mas não se preocupe! O Profissão Biotec produziu diversos conteúdos sobre as diferentes possibilidades de carreira, trazendo não só exemplos de áreas de atuação, mas também depoimentos de biotecnologistas que já atuam no mercado de trabalho.
- 9 possibilidades de carreira para um biotecnologista
- E se… Biotecnologista trabalhasse fora da bancada?
- A importância das competências técnicas em biotecnologia (mesmo para quem deseja trabalhar fora da bancada) e como adquirir experiência
- Quais as vagas mais frequentes e seus requisitos?
- As multifacetas do bioinformata: o perfil de um profissional interdisciplinar
- O Profissional de biotecnologia
- Depoimentos #soubiotecnologista
- Prós e contras de fazer mestrado: dicas práticas
- Trajetória dos profissionais de biofarmacêuticas
3 – Processos Seletivos: currículo, LinkedIn e entrevistas
Independentemente do seu objetivo e momento profissional, você precisará passar por processos seletivos, que constituem a fase mais assustadora para muitas pessoas. Pensando em preparar você para esses momentos, separamos aqui alguns conteúdos muito úteis sobre currículo, LinkedIn e entrevistas que podem fazer com que você se destaque:
- Como destacar seu currículo para uma carreira em biotecnologia
- Como um profissional diferenciado se apresenta, da carta de apresentação ao LinkedIn
- 6 Dicas para os biotecnologistas arrasarem nas entrevistas
- É o fim do CV na era do LinkedIn?
- As 5 dúvidas mais comuns sobre networking no LinkedIn
- Como funcionam os processos seletivos?
4 – Como e onde procurar as vagas
Depois de escolher uma área de atuação e de preparar seu currículo, chegou a hora de procurar as tão desejadas vagas. Não sabe por onde começar? Essa sessão é para você que deseja saber como e onde buscar vagas relevantes – independentemente do seu objetivo profissional!
- Lista semanal de “Oportunidades” do Profissão Biotec
- Como e onde buscar as vagas de Biotecnologia
- Me formei em Biotecnologia, e agora?
5 – Desenvolvimento Profissional e soft skills
Um bom profissional é aquele que está constantemente aprimorando suas soft e hard skills, ou seja, suas competências comportamentais e técnicas. Separamos alguns conteúdos para você que busca seu desenvolvimento e crescimento profissional.
- Como não ser um biotecnologista obsoleto [Kit de ferramentas!]
- Soft skills: habilidades que diferenciam
- O mindset como uma ferramenta de crescimento profissional
- 5 cursos gratuitos que todo biotecnologista deveria fazer!
- Gestão de projetos, aplicativos e um pouco mais…
- 5 hábitos de desenvolvimento que vão mudar a sua rotina (para melhor!)
6 – Autoconhecimento
Autoconhecimento é essencial para descobrir o que você gosta e o que você não gosta, quais são seus valores e objetivos pessoais e profissionais. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesse caminho em busca do autoconhecimento. Separamos algumas delas para você:
- Autoconhecimento e desenvolvimento de carreira: primeiros passos
- AutoBioteConhecimento: 8 ferramentas para potencializar seu desenvolvimento
- Série de vídeos sobre autoconhecimento
7 – Empresas de biotecnologia no Brasil
Existem empresas de biotecnologia no Brasil? Onde elas estão localizadas? Essas são algumas das dúvidas que recebemos com maior frequência. E para ajudar a saná-las, em 2021 lançamos o Mapa Biotec – uma plataforma interativa e dinâmica que lista mais de 500 empresas de biotecnologia no país.
Por meio dessa plataforma, é possível fazer uma pesquisa de empresas de acordo com a área de atuação e localidade desejadas. Aproveite!
8 – O que fazem e quanto ganham os profissionais de biotecnologia no Brasil
Falar das inúmeras possibilidades de atuação de um profissional de biotecnologia é fácil, mas você quer saber mesmo o que estão fazendo os egressos dos cursos de biotecnologia e quanto estão ganhando? Pois o Profissão Biotec também já se perguntou isso e fez não um, mas três levantamentos bianuais para saber quais caminhos seguiram os egressos em biotecnologia!
- Onde trabalha e quanto ganha um profissional de Biotecnologia?
- Levantamento cenário pós diplomação (2021) – versão dashboard interativo
- Levantamento cenário pós-diplomação (2019)
- Levantamento cenário pós-diplomação (2017)
- Levantamento de salários (2018)
Os egressos de biotecnologia podem estar nos laboratórios ou outras posições nas empresas. Fonte: Pixabay, jarmoluk. #ParaTodosVerem: fotografia de uma mulher, de costas, vestida com um jaleco e trabalhando em um laboratório
BÔNUS: Você achava que o Profissão Biotec não poderia ser mais completo, e ele te surpreende mais uma vez! Neste ano, vai acontecer o PRIMEIRO PROGRAMA DE MENTORIA DO PROFISSÃO BIOTEC! O TAQ – Programa de Mentoria é um programa gratuito para estudantes de biotecnologia do Brasil que estão em busca de um estágio na indústria! Acesse o link e saiba mais informações!
Gostou do nosso compilado de conteúdos com dicas para uma #CarreiraBiotec? Salve este link nos seus favoritos para ficar sempre à mão. Também compartilhe esse texto com seus professores e colegas para que mais pessoas alcancem seu objetivo profissional!
Cite este artigo:
SANTOS, G. L., VIDEIRA, N. Tudo que você precisa saber sobre carreira em Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em:<https://profissaobiotec.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-carreira-biotecnologia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências:
Imagem destacada: Unsplash.